COLAGENS DA CRIS


 Isolamento, arte e a saúde mental 


Por muito tempo defendeu-se o isolamento daqueles indivíduos em sofrimento mental. Há ainda quem defenda essa prática. Isolamento quase que total. Sem acesso a internet ou contato com o mundo exterior. Apenas convívio com os profissionais da saúde e outros pacientes. Talvez, antes da pandemia, sua opinião sobre o assunto fosse uma. Mas e agora, que estamos vivenciando na pele o distanciamento social, podemos responder a pergunta: é bom ou não para a saúde mental? 

Vejo, por exemplo, muitos alegando aglomerações “pelo bem da saúde mental”. Claro, estar com pessoas que queremos bem é um alívio para a mente e para a alma, principalmente em tempos difíceis. Então, se esta é a lógica, porque isolar uma pessoa depressiva, alcoólatra ou esquizofrênica em uma instituição psiquiátrica? 

Muito já foi avançado no Brasil e no mundo neste quesito. Mas as instituições no modelo manicomial ainda persistem. Inclusive, há um plano de governo para revogar 100 portarias referentes a saúde mental do SUS, que afeta o funcionamento dos CAPES e outras instituições e programas que buscam humanizar o tratamento e ressocialização daqueles em sofrimento mental. 

Mas porque falar disso, o que isso tem a ver com arte? Pois vos digo: tem tudo a ver. Além dos artistas, costumeiramente, sofrerem muito dos mais variados transtornos psiquiátricos (mesmo que em segredo) a arte também pode ser a salvação para muitos. 

Da escrita de diários a belos quadros a óleo. A arte é uma válvula de escape para a insanidade da nossa mente e para as dores do coração. 

São inúmeros os artistas que sofreram de males psiquiátricos. De Sylvia Plath a Lima Barreto, citando apenas os da minha área, a escrita. 

Mas Cris, o que você quer exatamente dizer com tudo isso? 

Quero dizer que: a partir da sua experiência com o isolamento social você acredita que isolar é bom ou ruim para a saúde mental? 



Obs: se você acredita estar em sofrimento mental, depressão ou qualquer outro problema psicológico ou psiquiátrico, busque ajuda! Não há vergonha alguma nisso. E lembre-se, a arte é uma ótima aliada no tratamento. 



Cris Bastienello é escritora, historiadora e artista visual. Além de de ser uma artista engajada, é apresentadora dos Saraus do ColetiveArts Também apresenta o programa de entrevistas Colagens da Cris no instagram do Coletive:https://www.instagram.com/coletivemovimento/

E hoje tem Colagens da Cris - Live com Cris Bastianello entrevistando o ator e escritor  Jackson Reis começando a segunda temporada do Colagens da Cris - Live, no insta do Coletive.



Acompanhem a multi artista Cris Bastianello:

 Cris Bastianello




Postar um comentário

1 Comentários

  1. Arrasou no texto amiga, é uma ótima reflexão. Hoje mesmo estava falando na síndrome do palhaço triste, a grande maioria dos humoristas sofre de depressão suicida.

    ResponderExcluir