NAVALHAS AO VENTO


Dedicado a Laís Ramos e todas as mulheres que sofreram ou sofrem assédio ou abuso sexual. NÂO É NÃO! 

MEXEU COM UMA, MEXEU 

COM TODAS

“Segura tuas cabritas porque meus bodes estão soltos.” Muitas foram as vezes em que ouvi   essa frase. Hoje sou mãe de dois homens e sempre disse: “Pode soltar tuas cabritas porque eu criei dois homens e não dois animais irracionais.”

O ser humano, dotado de cérebro e de impulsos controláveis deveria se envergonhar de passar por animal irracional. Sim, porque um ser pensante não deveria deixar seus instintos sexuais aflorarem porque uma mulher está usando um cropped ou uma mini-saia. Se fosse assim quando uma mulher vê um homem sem camisa ela poderia atacá-lo? E se assim fosse, o que será que o corpo de uma criança pode ter de tão irresistível a ponto de ser tocado por um adulto? E vou além, um ginecologista teria total liberdade com suas pacientes, afinal é quando a mulher fica mais vulnerável perante um desconhecido.

Conhecido ou desconhecido o fato é que o corpo de uma mulher não é corrimão para qualquer um passar a mão. E a maioria das vezes o crime vem de um conhecido, um familiar, um amigo, uma pessoa que outrora a mulher até admirava por sua arte ou por sua história, mas que deixa de ser homem para ser rato num simples ato. Só de imaginar mãos sujas, mesmo que sejam mãos sujas de tinta, tocando sem permissão no meu corpo, já me causa repulsa. Mãos que fazem arte nunca deveria pertencer a escrotos machistas.

Toda mulher simpática, decidida, que desenvolve um diálogo ou até mesmo que abre sorriso com facilidade é confundida com mulher fácil. Não é porque a mulher está sorrindo que esta te dando mole, otário. Ela pode estar apenas rindo das tuas babaquices machistas. Eu mesma já passei por várias situações constrangedoras, ainda bem que sou fiasquenta e cada vez que  isso aconteceu eu gritei, fiz um escândalo, mesmo que isso me transformasse na vilã. Isso mesmo, quando a mulher sofre assédio, pasmem, a culpada passa a ser a vítima e os comentários são: com aquelas roupas, bebendo num bar, indo em festas sozinha... Caralho, a  mulher tem que ficar presa em casa enquanto os escrotos podem se divertir? Em pleno século XXI ainda é assim que pensam? Será que se eu meter a mão nas partes íntimas de um homem ele será culpado pelo meu ato? Afinal ele estava sem camisa e com uma bermuda curta, devia ser um vagabundo, dando mole, louco para ser comido por uma mulher que não pode conter seus instintos?

Eu tenho amigos homens, sim. Amigos. Pessoas a quem eu confio minha vida. Homens que me  respeitam e que ao me respeitarem estão respeitando suas mães, irmãs, esposas e filhas,  enfim, respeitam todas as mulheres. Estes, na verdade, são os homens que o mundo também respeitará. Meus amigos seriam incapazes de meter as patas no corpo de qualquer mulher sem a permissão dela. E quando um deles decide ir pelo caminho inverso, a decepção é grande. Não posso mais chamar de amigo alguém que desrespeitou uma mulher, não posso mais respeitar alguém que não merece respeito. Mexeu com uma, mexeu com todas. Porque quando ele meteu suas mãos sujas dentro da roupa de uma mulher, todas as mulheres sentiram o asco, inclusive a mãe dele sofreu a violação ou ele nasceu de chocadeira?

Engana-se o homem que pensa que mulher gosta de ser apalpada. Não somos mercadorias numa prateleira de mercado que tu aperta para escolher qual seria melhor para ser comida. Mulher escolhe seus pares pelo cérebro, pela educação, pelo diálogo. Mulher pode escolher quem ela quiser e escolhe seus parceiros sexuais pela afinidade, não por ele ser escroto. Desconheço mulher que tenha sentido atração por uma atitude de violação ao seu corpo. Até mesmo as prostitutas sentem asco por este tipinho, ao contrário do que muitos pensam, elas merecem respeito tanto quanto qualquer outra mulher.

Meu desabafo é a forma de carinho que encontrei para uma amiga que passou por uma situação de desrespeito. Naquela noite, em plena festa, todas as mulheres foram violadas,  todas nós sentimos vontade de vomitar, inclusive a mãe do abusador.

Quando será que o homem vai entender e respeitar o buraco de onde saiu...? O buraco da mulher.

Isab-El Cristina Soares
Isab-El Cristina Soares é poeta, membro do Clube Literário de Gravataí, autora de 6 livros.  Graduada em Letras/ Literaturas, pós-graduada em Libras.

Escute o episódio do podcast Coletive Som gravado com Isab-El , clicando Aqui.

DIA 21/05, CINCO ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!
O Coletive repudia toda e qualquer
forma de assédio ou abuso sexual!
NÃO É NÃO!

Postar um comentário

1 Comentários