Arremesso Final
The Last Dance
2020
Scott Frank e Allan Scott
Mini série com 10 eps de 50 min
2020
Scott Frank e Allan Scott
Mini série com 10 eps de 50 min
The last dance (sim, usarei o título final, já explico), foi um dos documentários mais vistos e mais comentados da história do Netflix. Não por menos. Narra a trajetória de Michael Jordan e seu time, o Chicago Bulls, durante a conquista de 6 títulos da NBA na década de 90. Focando claro, na última dança. No último ano que aquele time de “idosos” poderia jogar novamente, 1998. Ou seja, vejamos como foi a última dança do melhor time da história.
Ao longo dos dez episódios, conhecemos a trajetória daquele novato, vindo da faculdade da Carolina do Norte em 1984. O terceiro escolhido por um dos times mais fracos da liga. Desde então foi se formando um time para ganhar tudo. A ideia dos executivos era essa e a de Michael também. Então em 1991 esse time estava pronto. É mais ou menos aí que começa essa história. Para quem não lembra, mesmo ganhando tudo, 3 títulos consecutivos, o já eleito maior de todos os tempos resolve jogar baseball. Um sonho do seu recém falecido pai.
Tudo isso é retratado com precisão no documentário. Afinal, esse material foi gravado por iniciativa do próprio Chicago Bulls. Ou seja, são imagens sem limites de bastidores. Todas as brigas, xingamentos, intrigas. Tudo, absolutamente tudo registrado sem filtro na frente da câmera. Claro, fazendo contraponto com entrevistas feitas hoje em dia com os envolvidos.
Só de contar já se pode perceber a riqueza do material. Ainda mais quando vira uma mini série documental de 8 horas narrando o último e programado triunfo de um dos melhores times que o esporte já viu. Ainda que você não goste de basquete, é impossível não se abalar com as histórias de sucesso e derrota desses caras que ganharam absolutamente tudo que foi possível.
Nota: 10 ...8 horas do mais puro basquete. Do mais puro e real espírito vencedor. Não guiado pela qualidade, mas sim, pelos defeitos.
André Moraes é Cineasta, Escritor e criador do Wasd Space, também é responsável pela coluna O Simióide, toda a segunda aqui no ColetiveArts .A Wasd Space está com uma linha de camisetas com ilustrações autorais muito show, entrem em contato com ele.
2 Comentários
Adorei a dica
ResponderExcluirA questão do Michael Jordan desistir do basquete pra jogar baseball também foi abordado em Space Jam (1996). Adoro aquele filme, embora tenha uma pegada muito comercial e oportunista por parte da Warner e de outros, após ele ter feito comerciais com o Pernalonga
ResponderExcluir