CINEÓIDE


 WandaVision

WandaVision
2021
Jac Schaeffer
Eps de 30 min, EP final de 50 min



Essa mini análise se tornou um tanto difícil depois desse último EP. Foi ao ar dia cinco de março de 2021, dia da postagem original. Impossível não revelar alguns spoilers então, deixo avisado que me esforçarei ao máximo para não revelar nada vital.

WandaVision começa, digo a ideia, os trailers, tudo que foi divulgado, com Wanda Maximoff e seu marido sintozóide vivendo uma vida de casados em um ambiente da década de 50. Basicamente a série homenageia sitcons de cada década até chegar no presente. Tudo tem um contexto mágico dentro da realidade criada pela Wanda. E mesmo essa homenagem estética, é inserida no contexto da narrativa e para mim, a explicação foi satisfatória.

A série perde a mão sob o planejamento mercadológico da Disney. Uma vez que nos
prometeram um início do multiverso e relações significativas com os filmes do MCU. Nada disso acontece. A melhor novidade é o antagonista. Uma personagem lado C da DC muito interessante. O único elemento que causa conflito de fato dentro de toda a série. Ok, a séria tenta nos mostrar um outro olhar sobre os heróis. Temas como luto, loucura e até maternidade são explorados tentando humanizar superseres vestindo roupas esquisitas. Acho louvável esse tipo de coisa por exaltar o mito em cima de cada herói. A proximidade com a realidade sempre extrapola questões humanas, do mundo real.

Então por que jogar tudo isso no lixo em prol de pequenas “piadas” com o coração dos fãs? Por que prometer algo que não chegou nem perto de ser cumprido? Por que usar elementos fortes da mitologia da Marvel que pouco avançam o MCU?



Nota: 5… não pela série em si que é muito bem feita. Mas por essa decisão da Marvel de usar as séries para potencializar as bilheterias dos filmes. Queimar personagens, histórias inteiras, o tempo das pessoas com histórias de apoio. Ou seja, não priorizar o real potencial daquela narrativa, creio ser um baita de um erro. Afinal, virão mais séries. O caro leitor acha mesmo que vão evoluir o MCU e multiverso ou será só mais uma história vazia para vender Disney+?


André  Moraes é Cineasta, Escritor e criador do Wasd Space, também é responsável pela coluna O Simióide, toda a segunda aqui no ColetiveArts .A Wasd Space está com uma linha de camisetas com ilustrações autorais muito show, entrem em contato com ele.



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Gostei da série, mas por mim, o final seria um tanto diferente e menos corrido

    ResponderExcluir