Trilhas de Seriados e Desenhos Antigos
Television's Greatest Hits- Volume II:
65 More TV Themes From The 50s & 60s
A coletânea Television's Greatest Hits- Volume II: 65 More TV Themes From The 50s &
60s, foi lançada em 1986 pela gravadora TVT Records. Mas antes de ser perguntado do
por quê deste artigo ser a respeito de uma continuação de tal coleção, já falei do Volume 1 anteriormente e pode-se conferir em:
https://rotasonoraandf.blogspot.com/2012/01/especial-de-aniver-2.html.
Muitas dessas músicas eu já escutei em anúncios ou programas de rádio, como o Cena de Cinema (do Renato Martins, na extinta Ipanema FM). Acompanhem a mega lista de faixas deste álbum com seus respectivos autores (quando indicados) e minhas “impressões” a respeito de cada série:
1.The Three Stooges - Vários artistas. Os 3 Patetas (1922 a 1970). Eu assistia nas tardes e noites da extinta TV2 Guaíba e adorava quando era criança. Prefiro os episódios com o Curly (Niac-niac-niac!!).
2.Merrie Melodies ("Merrily We Roll Along")- Murray Mencher. Música dos Looney Tunes, a turma do Pernalonga, a qual sempre assistia tanto no SBT quanto na Globo.
3.The Rocky and Bullwinkle Show- Jay Ward. No Brasil, essa dupla criada por Jay Ward
em 1959 já foi chamada de Alceu & Dentinho. Teve um filme com desenhos e atores bem fracote, em 2000. Confesso que só vi o desenho deles na Globo (possivelmente,
redublado) já adulto e achei... muito bobo.
5.Mighty Mouse Playhouse- Marshall Barer. Super Mouse, o Superman camundongo que surgiu no cinema pela Terrytoons (em 1942) e que migrou pra TV, ganhando 2 séries em épocas diferentes.
Arte: Jorginho |
6.Courageous Cat and Minute Mouse- Gato Corajoso & Rato Minuto (1960), passou no
SBT e combatiam criminosos. Uma dupla de vigilantes criada por quem? Bob “Batman” Kane!!
7.The Pink Panther Show- Henry Mancini. Pantera Cor-de-Rosa (que é macho e não
fêmea) pode ter surgido como mascote nos filmes com o Inspetor Clouseau (Peter Sellers), em 1964, mas conheci bem antes pelos desenhos da DePattie-Freleng (lançados a partir de 1969) que a TVS (SBT) exibia a qualquer hora do dia. Até mesmo em horário nobre!
8.The Road Runner Show- Papa Léguas (1949) nunca era capturado pelo Coiote e suas
traquitanas. Mesmo assim, eu gostava e não me cansava de ver. Um tio meu detestava
muito!
muito!
9.George of the Jungle- Stanley Worth. George- O Rei da Floresta (1967) é outra criação
abobalhada de Jay Ward mais Bill Scott e é paródia debiloide do Tarzan que nunca assisti quando era jovem. Teve um filme até divertido lançado pela Disney em 1997 (que já assisti) e uma continuação (que não precisava!). Além de um desenho mais recente.
10.Jonny Quest- Hoyt Curtin. O 1º desenho juvenil da Hanna-Barbera (de 1964) com
personagens que não eram pessoas cartunizadas ou animais falantes. Com direito a
pancadaria, tiroteios, perseguições e até... mortes!
11.Spider-Man- Stu Phillips. A 1ª série animada de um herói da Marvel (que saiu em 1967) que não era praticamente “decalcada” das páginas, mesmo com limitações de
movimentos. A música-tema foi regravada pelos Ramones.
12.Underdog- W.Watts Biggers, Chet Stover, Joe Harris & Treadwell Covington. Outra
criação do Ward (que saiu em 1964)! É um cão engraxate gamado na cachorra repórter
(sua Lois Lane) e que pra virar o herói Vira-Lata, tomava um comprimido (hein?) escondido num anel (quêê?!). Também passou no SBT, sumiu e voltou redublado na mesma emissora. Mas quando reassisti, não achei mais graça. Teve uma adaptação com atores e efeitos digitais pela Disney (2007), levemente inspirada no desenho, mas até que vale como passatempo. Ou não?!
Arte: Jorginho |
13.Looney Tunes ("The Merry-Go-Round Broke Down")- Cliff Friend. Mais turma do
Pernalonga, mas por enquanto ainda não acabou, pe-pessoal!!
Arte: Jorginho |
14.Peanuts ("Linus and Lucy")- Vince Guaraldi. Antes das tiras ( também chamadas de
Minduim), conheci a turma do Charlie Brown (e do Snoopy) com algumas das mesmas
vozes do Chaves e Chapolin. Também assisti com a redublagem da Herbert Richers e
sempre tive pena do careca, que era sempre aporrinhado pela Lucy. Guria chata pra K-7!!
assisti a este seriado de caráter educacional que saiu em 1968.
16.The Odd Couple- Sammy Cahn. Baseado numa peça de teatro, era um seriado de 1970 que nunca passou por aqui) sobre 2 caras divorciados que resolvem morar juntos e que viviam em atrito porque um era caprichoso e o outro, um relaxado. Teve filme e novas versões pra TV, inclusive inspirou um desenho antigo muito difícil de se achar
(principalmente, dublado) da DePattie-Freleng (de Pantera Cor-de-Rosa e outros)
chamado The Oddball Couple, que segundo diz o blog “Ranger Sombra”, era conhecido por “Beleza & Dureza” e tinha como protagonistas um gato de terno e um cachorro de que eram jornalistas freelancer. Esse também nunca assisti, mas já achei no YouTube.
17.The Courtship of Eddie's Father ("My Best Friend")- Harry Nilsson. Outra sitcom (1969) baseada num filme que foi baseado num livro, sobre um viúvo editor de revistas que precisa criar seu filho único (o Eddie do título). E esse guri faz de tudo pra que seu pai case de novo. Também nunca vi, mas descobri que era estrelado por... Bill Bixby (que viria a ser o David Banner da série do Hulk!).
18.The Mary Tyler Moore Show ("Love Is All Around")- Sonny Curtis. Seriado de 1970
sobre uma produtora solteira associada de um noticiário, que gerou 3 séries derivadas e especiais pra TV. É mencionada na música Buddy Holly, do Weezer e que foi adaptada pela Bidê ou Balde.
19.Gidget- Jack Keller. Mais uma sitcom (1965), baseada em livro que virou filme. Desta
vez, falando de uma adolescente e era estrelada por Sally Field, que entre tantos papéis, também já foi Tia May em O Espetacular Homem-Aranha 1 e 2.
20.That Girl- Samuel Denoff. Olha aí... outra sitcom (1966), que mostrava uma aspirante a atriz que se muda pra Nova York, mas que se virava em trabalhos temporários. Nunca vi.
21.Bewitched- Jack Keller. A Feiticeira (1964). Fez sucesso no Brasil e foi exibido em
diversas emissoras, como na Band e em outras até de forma “não -oficial”. Foi produzida em preto & branco, depois, a cores. Teve até um filme (de 2005, com Nicole Kidman) meio nada a ver. Nunca fui muito fã e hoje, acho dispensável. Precisa dizer mais?
22..Love, American Style- Charles Fox. Criado em 1969 e pelo que pude constatar
pesquisando, já que nunca vi, devia ser um tipo de Além da Imaginação ou 5ª Dimensão,mas voltado pra comédias românticas. Porém, cada episódio era dividido em 3 segmene um deles funcionou como piloto do desenho Papai Sabe Nada (1972), da HannaBarbera.
23.The Honeymooners ("You're My Greatest Love")- Jackie Gleeson. Mais uma sitcom
(1955) que também nunca vi. Mas esta se utilizava tanto de um cenário fixo que era um
apartamento onde os personagens interagiam quanto de tomadas externas ou outros
cenários. Devia ser tipo Família Trapo, Bronco ou Sai de Baixo!, sendo que este último, já assisti bem mais do que o Bronco (que eu achava chato!).
24.I Married Joan- Richard Mack. E toma aí outra sitcom que nunca ouvi falar ou li! Só que mais antiga que a anterior (saiu em1952), é sobre a tal Joan, uma doida que é casada com um juiz educado. O slogan da emissora que a exibia era: "o programa de comédia favorito da América, estrelado pela rainha da comédia da América, Joan Davis, como a Sra. Joan Stevens".
25.(Theme From) The Monkees- The Monkees. A banda que surgiu como resposta ou
contraparte americana dos Beatles, fez sucesso, tinha identidade própria e também gosto de seu som espontâneo. Mas nunca vi o seriado (de 1966), ao contrário de um notório ilustrador/quadrinista chamado... Alex “Marvels/O Reino do Amanhã” Ross!
26.The Brady Bunch- Sherwood Schwartz. A Família Brady (1969) foi a última no formato das antigas sitcoms de família, abordando sobre um casal com 6 filhos. Mesmo não fazendo sucesso na 1ª exibição, teve séries derivadas, uma animação focada só nos filhos (The Brady Kids) pela Filmation (He-Man,etc) e até filmes.
27.The Partridge Family ("Come On Get Happy")- Chamada no Brasil de Família Dó-Ré-Mi (1970), era mais uma sitcom de caráter musical tratando sobre uma viúva com 5 filhos e inspirada na banda The Cowsils (da música The Rain, The Park & Other Things). Chegou a ter versão em hqs, discos, especiais de TV e uma série derivada em animação pela Hanna-Barbera, de temática futurista que nem Os Jetsons (The Partridge Family in 2200 DC, 1974)
28.My Mother the Car- Paul Hampton. Sitcom fantasiosa de 1965, sobre um advogado que compra um carro “vivo”. Digo, com a alma de sua recém-falecida mãe que se fala com ele através do rádio. Teve curta duração e nunca vi, mas foi parodiada num episódio de Os Simpsons.
29.Car 54, Where Are You?- John Strauss. Sitcom policial de 1961, cuja trama acompanha uma dupla de policiais (dããã...) trapalhões de um distrito do Bronx. Nunca vi, mas no elenco teve atores que seriam protagonistas do seriado Os Monstros (concorrentes d’A Família Addams) que já foi até exibido na TVS/SBT: Fred Gwynne (o “Frankstein” Herman) e Al Lewis (seu sogro, o Vovô Drácula).
30.It's About Time- Sherwood Schwartz. Sitcom de fantasia e ficção científica (de 1966)
que também teve poucos episódios. É sobre 2 astronautas que ultrapassam a velocidade da luz, vão parar na Pré-História e passam a viver com uma família de trogloditas.Também nunca vi. O diretor do 1º episódio da série foi Richard Donner (Superman- O Filme, quadrilogia Máquina Mortífera...).
31.My Favorite Martian- George Greeley. Meu Marciano Favorito (1963) é outra sitcom
mostrando um repórter (Bill “David Banner” Bixby) presenciando a queda de um óvni,
tendo que ocultar e hospedar um marciano humanoide e inteligente com antenas retráteis que passa a fingir ser seu “Tio Martin”. Parte dos episódios foram em preto e branco, depois a cores.Teve uma continuação em desenho pela Filmation em 1974 (My Favorite Martians), mas que no Brasil levou o mesmo nome da série no singular, com um sobrinho de Martin, chamado Andy/André (Andrômeda) que tinha uma antena só e apareceu num episódio do seriado, enquanto que Martin teve a voz de Jonathan Harris (o Dr. Smith, de Perdidos no Espaço). Sem falar numa comédia/revival (1999) da Disney, com Jeff Daniels e Christopher Lloyd.
recebiam dicas de conhecimentos gerais e precisavam respondê-las em forma de...
perguntas! Bizarro, né?! Eu só conhecia aqueles programas de perguntas e repostas, tipo Passa ou Repassa.
33.Hogan's Heroes- Jerry Fielding. Comédia de guerra lançada em 1965, ambientada na II Guerra Mundial sobre soldados prisioneiros na Alemanha que ficam atrapalhando os
planos do exército nazista. Nunca vi, mas a música-tema não me é estranha.
34.Gomer Pyle, U.S.M.C.- Earle Hagen. Outra sitcom de guerra, mas que veio antes
(1964) da anterior e é derivada da série The Andy Griffith Show (1960). Além de também
ter saído em preto e braço e a cores. Gomer Pyle era o apelido que um soldado gordo que vai pirando (Vincent D’Onofrio) ganhou do desbocado Sargento Hartman, em Nascido Para Matar (1987). Devo ter ouvido a música-tema num programa de rádio.
35.The Rat Patrol- Dominic Frontiere. Série de guerra lançado em 1966, cuja trama é
sobre 4 soldados (3 americanos e um britânico) lutando contra nazistas do Afrika Corps.
36.12 O'Clock High- Dominic Frontiere. Outra série de guerra, mas criada em 1964 e
baseada num filme homônimo de 1949 sobre um grupo de bombardeios americanos,
também na II Guerra Mundial.
37.The Time Tunnel- John Williams. Túnel do Tempo (1967), uma criação de Irwin Allen
(do mencionado Perdidos no Espaço) sobre 2 cientistas que entraram numa máquina do tempo. A forçação de barra da série era que a dupla sempre usava as mesmas roupas do corpo e que sabiam falar qualquer idioma (até mesmo na Grécia Antiga).
38.Voyage To the Bottom of the Sea- Paul Sawtell. Viagem ao Fundo do Mar é outra
criação de Allen, mas que saiu antes (em 1964) e baseado no filme homônimo de 1961. A tripulação de um submarino chamado Seaview encara situações diferentes e até bizarras debaixo da água.
39.Seahunt- David Rose. De 1958, estrelado por Lloyd Bridges (pai de Jeff Bridges) é
sobre um mergulhador que já serviu à marinha americana e que topava qualquer missão. Nunca vi.
caçadores, com a companhia de sua filha e equipe. Desconheço.
41.Tarzan- Sydney Lee. Este seriado passou bastante no SBT e tinha Ron Ely, que também já foi Doc Savage num telefilme.
42.The Adventures of Robin Hood- Carl Sigman. De inúmeras versões do ladrão inglês
benfeitor dos oprimidos, acho que nunca assisti a essa versão de 1955.
benfeitor dos oprimidos, acho que nunca assisti a essa versão de 1955.
43.Rawhide- Frankie Laine. Seriado de 1959, co-estrelado por Clint Eastwood, sobre um
grupo de tropeiros que conduzem gado em 1860.
grupo de tropeiros que conduzem gado em 1860.
44.Bat Masterson- Havens Wray. Série de faroeste (1958) inspirada na vida do jogador e
pistoleiro Barry “Bat” Masterson. Só conhecia pelo nome e ouvi um trecho da música-tema no rádio.
45.Maverick- David Buttolph. Outro “bangue-bangue”, lançado em 1957, sobre um jogador que se mete em enrascadas. Roger Moore chegou a interpretar o irmão do protagonista. Teve séries derivadas, nova série, hqs e um filme com Mel Gibson (1994).
46.Wagon Train- Bob Russell. E mais faroeste! Este saiu em 1957, inspirado num filme de 1950 (dirigido por John Ford) e é sobre um vagão e uma grande carruagem que
atravessava regiões montanhosas.
47.Have Gun – Will Travel ("The Ballad of Paladin")- Johnny Western. Também de 1957,
este faroeste era sobre um pistoleiro mercenário que também ajudava a quem mais
necessitava. Richard Donner também trabalhou aqui.
necessitava. Richard Donner também trabalhou aqui.
48.The Virginian- Percy Faith. Faroeste de 1962 que substituiu Wagon Train, tratava sobre o capataz de um rancho que procurava manter tudo em ordem.
49.The Rebel- Richard Markowitz. Faroeste de 1959, sobre um ex-oficial do exército
confederado que deseja ser escritor.
50.Peter Gunn- Henry Mancini (o mesmo compositor de Pantera Cor-de-rosa). Eu já
conhecia esta música-tema, mas nunca vi este seriado criado por Blake Edwards, em
1958.Era sobre um detetive particular de gosto refinado e que se vestia com roupas caras.
51.Route 66- Nelson Riddle. Série de 1966, que contava a história de jovens que viajavam pela famigerada e mítica estrada do título.
52.I Spy- Earle Hagen. Série cômica de espionagem (1965), sobre uma dupla de agentes
especiais feitos pelo comediante Bill Cosby Robert Culp (o agente Bill Maxwell, de SuperHerói Americano). Teve remakes e uma versão pro cinema (Sou Espião, 2002) com Eddie Murphy e Owen Wilson.
53.The Avengers- John Dankworth. Seriado britânico de 1961, sobre uma dupla de
agentes especiais. Teve continuação, remakes, novela de rádio, peça de teatro e um filme bem forçado e sem graça (de 1998) com Ralph Fiennes. Uma Thurman e Sean Connery.
54.The Saint- Edwin Astley. Antes de ser James Bond, Roger Moore estrelou esta série de 1962, baseada num personagem de livros, criado nos anos1920. Simon Templar é um tipo de espião anti-herói. Teve remake e um filme bem legal com Val Kilmer, em 1997.
55.Hawaiian Eye- Mack David. Série de 1959, sbre uma dupla de detetives que atuavam
em Honolulu. Chegou a ter uma série de hqs e um livro.
em Honolulu. Chegou a ter uma série de hqs e um livro.
não tinha um clima debochado e contou com Bruce Lee fazendo Kato, o motorista e
parceiro do vigilante e sobrinho-neto do Cavaleiro Solitário. A música-tema foi usada em Kill Bill- Volume 1 (2004). Sem falar na versão não tão legal pro cinema (2011) e galhofa com aquele ex-gordo abobado do Seth Rogen.
57.The Outer Limits- Dominic Frontiere. Quinta Dimensão (1964), como foi chamado no
Brasil, foi comparada com Além da Imaginação (1959) por ser uma antologia com histórias diferentes a cada episódio. Mas este era mais focado em ficção científica e que teve um episódio (escrito por Harlan Ellison) que serviu de inspiração pra James Cameron criar O Exterminador do Futuro (1984) e que fez Cameron ser processado por plágio. Episódio este quevirou o graphic novel O Demônio da Mão de Vidro. Um outro episódio, aó que ligado a uma invasão extraterrestre serviu de inspiração pro último capítulo de Watchmen (1986).
58.Dark Shadows- Robert Cobert. Novela gótica de horror, criada em 1966. Um playboy
chama Barnabas Collins foi amaldiçoado e transformado num vampiro. Teve remakes e
um revival em forma de comédia sombria e sem graça pro cinema (Sombras da Noite,
2012) com direção de Tim Burton.
59.Ben Casey- David Raksin. Série dramática de 1961, sobre um neurocirurgião. Também teve série derivada, hq, livro e um telefilme.
60.Medical Center- Lalo Schifrin (também compositor da música-tema de Missão:
Impossível). Outra ´serie dramática, mas que saiu em 1969, sbre médicos e pacientes de um hospital universitário de Los Angeles.
Impossível). Outra ´serie dramática, mas que saiu em 1969, sbre médicos e pacientes de um hospital universitário de Los Angeles.
61.NBC Mystery Movie- Henry Mancini. Era um bloco (1971-77) que apresentava seriados variados dentro da emissora NBC.
62.ABC's Wide World of Sports- Vários artistas. Era um programa esportivo da ABC, que durou de 1961 a 1998.
63.The Jackie Gleason Show ("Melancholy Serenade")- Jackie Gleason. De 1952 a 1970,
era um série de programas que passavam séries estreladas pelo ator Jackie Gleeson.
era um série de programas que passavam séries estreladas pelo ator Jackie Gleeson.
64.The Smothers Brothers Comedy Hour- Nancy Ames. Programa de 1967, com uma
dupla de irmãos músicos e comediantes.
realizava quadros engraçados e até bizarros. Mais tarde, fizeram diversos filmes. Já assisti a um DVD com várias esquetes desse programa.
Até a próxima!
Anderson ANDF é ilustrador e nerd de carteirinha
5 Comentários
Adorei tua coluna hoje, sempre com uma pesquisa incrível sobre a área do cinema
ResponderExcluirBaah... e foi trabalhosa! :)
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPô, mano, viajei no tempo aqui! Fantástico! Eu curtia muito a Feiticeira, até dia desses vi no You Tube um episódio (inédito pra mim) de como o James conheceu a Samantha. Faltou Jeanne é um Gênio e o Zorro? Eu curtia o Daktari, era numa mesma linha de Elza, a Leoa. Chegou a ver Cowboy na África, com o Chuck Connors? Muita coisa para lembrar.
ResponderExcluirParabéns pela matéria!
Valeu, Eduardo! Acho que nunca vi Cowboy na África, até porque teve muito seriado que só passou quando eu era novo demais ou nem era nascido e depois, nunca mais passavam. Mas ainda pretendo falar do restante dessa série de coletâneas
Excluir