O'BRIEN DEVE SOFRER!
Eu organizei o primeiro Coletive na Feira do Livro de Gravataí em 2018 e, modéstia à parte, foi um grande sucesso. Minha proposta era levar uma programação diferenciada. Estava muito feliz por ter o apoio e confiança da SMCEL de Gravataí e dos demais membros do ColetiveArts na realização do mesmo, um evento Geek/Nerd baseado no Mutação, também um evento, que o ilustre Denilson Reis realiza anualmente na feira do Livro de Porto Alegre. Adequamos de acordo com o público e local próprios, dando ao nosso evento uma personalidade única. Porém, sentia que faltava algo, eu havia levado o Conselho Jedi /RS, do grande Fabiano Bonfiglio, que abrilhantou a edição de 2018 de uma forma maravilhosa. No entanto, meu coração Trekker estava carente, e havia prometido para mim mesmo que numa próxima edição eu traria alguém ligado a Star Trek. Então conheci Eduardo Pacheco Freitas.
Era um post de jornal (que não me lembro o nome) sobre um professor que dava aulas de História usando episódios de Star Trek. Peraí...um professor que dá aulas usando episódios de Star Trek? Se no meu tempo houvesse um professor assim (não me levem a mal, tive grandes professores), acredito que cada aula seria uma aventura fantástica. Entrei em contato com Eduardo que topou em participar do 2°Coletive na Feira do Livro de Gravataí, no ano de 2019, com a painel "Star Trek e Ensino de História: indo onde nenhum professor jamais esteve!
Foi uma tarde marcante, afinal, não é sempre que tomamos contato com um professor que torna as aulas divertidas, cativando seus alunos através da aventuras de Kirk e cia. Mas Eduardo é um apaixonado por Jornada nas Estrelas (velhinhos como eu ainda chamam assim Star Trek), tanto quanto pelo ato de lecionar. Conhece todos os personagens e episódios das séries da franquia, analisa com esmero e cuidado cada nuance de enredo que se apresenta, conversar com ele é sempre uma experiência "fascinante", como diria Spock.
Eduardo é autor da obra Star Trek: Utopia e Crítica Social, e possui um canal no YouTube que é programação obrigatória qualquer para Trekker que se preze, chamado Apenas um Trekker. Nesse ano de 2021, Eduardo lançou sua segunda obra: O'Brien deve sofrer, livro que é uma carta de amor para Star Trek: Deep Space Nine, e o mais humano dos protagonistas das séries espaciais: Miles O'Brien.
Mas por que Star Trek: Depp Space Nine? Vamos deixar que o próprio autor responda:
Eduardo é esse do vídeo, um apaixonado que escreve um livro que se lê de uma vez só sem conseguir dar uma parada sequer. Durante a leitura, você tem a sensação de estar escutando os temas musicais das diferentes séries de Star Trek, tal a imersão que nos causa. Eu li e recomendo demais. Mas, ao ler, lembre-se de pegar "um café, mistura jamaicana, duplamente forte, duplamente doce".
Eduardo Pacheco Freitas gravou há pouco um episódio do Coletive Som - A voz da arte, em que contou um pouco da sua vida e de sua paixão por Star Trek. Aguardem que iremos divulgar.
Para adquirir o livro:
e-mail : eduardo.freitas.001@acad.pucrs.br
Face:https://www.facebook.com/FreitasEP
Face:https://www.facebook.com/livrostartrek
Inscreva-se no canal Apenas um Trekker:
Vida longa e próspera!
Jorginho |
SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: https://www.facebook.com/coletivearts/
Instagram: https://www.instagram.com/coletivemov...
Blog: https://coletivearts.blogspot.com
Twitter: https://twitter.com/ColetiveA
0 Comentários