TECITURA


  Inteligência – QI e Teoria das Inteligências Múltiplas


Em 1900, o psicólogo francês Alfred Binet desenvolveu um método em forma  de teses de inteligência para prever o sucesso escolar de crianças das primeiras séries. Denominado Q.I (Quociente Intelectual), seu propósito era diferenciar crianças com deficiências mentais e crianças saudáveis nos mais diferentes graus; este método foi utilizado após, na Primeira Guerra Mundial, para medir a inteligência dos soldados,
tornando-se cada vez mais usada desde então.

Com sua popularização, o teste propagou a ideia de inteligência nele inserida, com uma inteligência única, passível de ser medida quantitativamente. Ao longo do século XX, vários cientistas de diversas áreas do conhecimento e psicólogos teceram fortes críticas aos testes de Q.I, criticando o modo como era medida a inteligência, onde o próprio conceito de inteligência também era criticado.

Alfred Binet

Construtivismo

É uma das correntes teóricas que busca explicar o desenvolvimento da inteligência humana e a influência de fatores como a relação do indivíduo com o meio em que vive, concepção de conhecimento e aprendizado que deriva principalmente das teorias de Jean Piaget e Lev Vygotski, afirmando que o conhecimento não pode ser dado como algo determinado; ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais, constituindo-se a inteligência por meio de suas ações e não por qualquer herança prévia, hereditária ou do meio. 


        Jean Piaget                    
 
         Lev Vygotski


A Teoria das Inteligências Múltiplas

O psicólogo Howard Gardner e uma equipe multidisciplinar da Universidade de Harvard (Estados Unidos) passaram a desenvolver, a partir da década de 1980, pesquisas buscando analisar e desenvolver melhor o conceito de inteligência, considerada “a capacidade para resolver problemas ou elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários”. A novidade trazida por Gardner foi considerar a inteligência como vários talentos, capacidades e habilidades mentais – a Teoria das Inteligências Múltiplas.

Os testes de Q.I abordam somente as capacidades lógica e linguística, que são as mais exigidas e avaliadas pelas escolas e as mais valorizadas em nossa sociedade. Gardner não acredita que a inteligência possa ser medida, sugerindo que nossas habilidades são bem mais específicas do que o método geral de medição de Q.I, com nosso sistema nervoso possuindo centros neurais diversos processando vários tipos de informações, fazendo com que cada inteligência seja determinada tanto por fatores genéticos e neurobiológicos quanto por condições ambientais ou culturais. Assim sendo, esta teoria afirma que os indivíduos possuem como parte da bagagem genética, certas habilidades básicas para os oito tipos de inteligência já identificados, enquanto outros ainda estão em estudo.

Lógica Voltada para conclusões baseadas em  dados numéricos e na razão. As pessoas com esta inteligência possuem facilidade em explicar as coisas utilizando fórmulas e números.

LinguísticaCapacidade para utilizar a língua para comunicação e expressão. Os indivíduos com esta inteligência desenvolvida são ótimos oradores e comunicadores, além de possuírem grande capacidade de aprendizado de idiomas.

IntrapessoalPessoas com esta inteligência possuem a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nesses conhecimentos.

Corporal Grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em atividades artísticas e esportivas.

InterpessoalFacilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Indivíduos com esta inteligência conseguem facilmente identificar a personalidade das outras pessoas.

EspacialHabilidade na interpretação e no reconhecimento de fenômenos que  envolvem movimentos e posicionamento de objetos.

MusicalInteligência voltada para a interpretação e a produção de sons com a utilização de instrumentos musicais.

Naturalista - voltada para a análise e compreensão dos fenômenos da natureza (físicos, climáticos, astronômicos, químicos).

Segundo Gardner, a maioria das pessoas possui um ou dois tipos de inteligência desenvolvida, explicando porque alguns indivíduos são ótimos em cálculos matemáticos porém não demonstram muita habilidade em expressões artísticas ou relacionamentos interpessoais. São raros os casos em que uma pessoa possui diversas inteligências desenvolvidas. Podemos citar Leonardo da Vinci como um deste casos raros; Da Vinci foi um excelente pintor, botânico, matemático, anatomista e inventor. As pessoas com conhecimentos em diversas áreas e assuntos são chamadas de Polímatas; como o exemplo dado de Leonardo da Vinci, temos ainda Aristóteles, Avicena, Theodore Roosevelt e tantos outros. No Brasil, considerado um Polímata foi o político Enéas Carneiro, Médico Cardiologista, Professor de Matemática, Física, Química, Português e Biologia, Escritor; por outro lado, o psicólogo afirma que são raros os casos de pessoas que não possuem nenhuma inteligência.

Howard Gardner


Referências:

Alfred Binet (1857-1911) – Pedagogo e psicólogo francês conhecido por sua contribuição à psicometria, área da psicologia que faz a ponte entre ela e as ciências exatas. Sua definição consiste no conjunto de técnicas utilizadas para medir um conjunto de comportamentos que se deseja conhecer
melhor.

Jean Piaget (1896-1980) – Psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Também chamada de Teoria do Conhecimento, a epistemologia é o ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento. Piaget revolucionou a educação de crianças ao demonstrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado.

Lev Vygotsky (1896-1934) – Psicólogo bielorrusso, pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Sua obra ressalta o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças e é uma das mais estudadas pela pedagogia contemporânea.

Howard Gardner (1943) – Psicólogo e pesquisador norte-americano reconhecido mundialmente por sua Teoria das Inteligências Múltiplas.

Leonardo da Vinci (1452-1519)- foi um polímata nascido na Itália, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o percursor da aviação e da balística.

Aristóteles (384 a.C. —322 a.C.) foi um filósofo grego durante o período clássico na Grécia antiga, fundador da escola peripatética e do Liceu, além de ter sido aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos como: a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia, a linguística, a economia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental.

Abu Ali Huceine ibne Abdala ibne Sina (980 a.C — 1037), conhecido como Ibn Sīnā ou por seu nome latinizado Avicena, foi um polímata persa que escreveu tratados sobre variado conjunto de assuntos, dos quais aproximadamente 240 chegaram aos nossos dias. Em particular, 150 destes tratados se concentram em filosofia e 40 em medicina. As suas obras mais famosas são o “Livro da Cura”, uma vasta enciclopédia filosófica e científica, e o “Cânone da Medicina”, que era o texto padrão em muitas universidades medievais, entre elas a Universidade de Montpellier e a Universidade Católica de Leuven, ainda em 1650. Ela apresenta um sistema completo de medicina em acordo com os princípios de Galeno e Hipócrates. Suas demais obras incluem ainda escritos sobre filosofia, astronomia, alquimia, geografia, psicologia, teologia islâmica, lógica, matemática, física, além de poesia. Ele é considerado como o mais famoso e influente polímata da Era de Ouro Islâmica.

Theodore Roosevelt, Jr. (1858 –1919) foi um militar, explorador, naturalista, autor e político norte-americano que serviu como o 26º Presidente dos Estados Unidos de 1901 a 1909, tendo ascendido à presidência depois de brevemente atuar como o 25º Vice-presidente. Roosevelt foi o líder do Partido Republicano durante sua época, sendo uma das principais forças da Era Progressista no início do século XX nos Estados Unidos.

Enéas Ferreira Carneiro ( 1938 —2007) foi um polímata, militar, médico cardiologista, professor, escritor e político brasileiro. É considerado o maior ícone do conservadorismo nacionalista no Brasil, e como político fundou o extinto Partido de Reedificação da Ordem Nacional, PRONA.


Sandro Ferreira GomesProfessor de Língua Portuguesa, Conselheiro Municipal de Políticas Culturais em Gravataí/RS, Servidor Público, Porto Alegrense, admirador das belas artes, do texto bem escrito e das variedades de pensamento.

Sandro Gomes














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