TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA
A Tendência Liberal Tecnicista parte do aperfeiçoamento da ordem social capitalista, mantendo o foco da formação do aluno visando o mercado de trabalho com o fim precípuo de ofertar mão de obra qualificada e capacitada para o enfrentamento de
situações dos meios de trabalho, desenvolvimento de conhecimentos e ascensão profissional calcados em princípios como produtividade, eficácia e eficiência.
Neste parâmetro, cabe ao professor a transmissão de matérias dentro dos padrões efetivos para obtenção dos resultados de aprendizagem, mas não elaborar os conteúdos; estes já vêm prontos de uma base institucional que, por sua vez, faz com que os alunos recebam e assimilem as informações de forma passiva.
Baseada no capitalismo, não há a preocupação de formar indivíduos pensadores e questionadores e de promover debates e discussões, mas de treinar operadores para
cargos técnicos e operacionais, limitando o raciocínio para fins práticos. A motivação está na produção, o ter ganha ênfase sobre o ser.
Neste modelo, os educadores seguem manuais, cartilhas de código e conduta; matérias técnico-científicas são aprofundadas e transmitidas em aula aos alunos, que estarão aptos a operar o sistema, mas inaptos a desenvolver conhecimentos conceituais e questionadores acerca da realidade em que se inserem.
Atualmente, em face aos avanços dos meios de comunicação e sociais, a Tendência Tecnicista pode ser aproveitada em suas virtudes em fundamentos como eficácia e eficiência e seus métodos de treinamento e transmissão de conhecimentos através de repetição, teoria e prática como os métodos utilizados na rede do sistema S (SENAI, SENAC, SENAT), porém é imprescindível a formação não só do caráter técnico do indivíduo, como também o desenvolvimento de competências, caráter questionador e pesquisador deste; ao professor, um profissional que saiba refletir a realidade dos alunos auxiliando-os no desenvolvimento intelectual.
Sandro Ferreira Gomes, Professor de Língua Portuguesa, Conselheiro Municipal de Políticas Culturais em Gravataí/RS, Servidor Público, Porto Alegrense, admirador das belas artes, do texto bem escrito e das variedades de pensamento.
Sandro Gomes |
03 ANOS DE COLETIVEARTS
NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE CULTURA!
SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: https://www.facebook.com/coletivearts/
Instagram: https://www.instagram.com/coletivemov...
Blog: https://coletivearts.blogspot.com
Twitter: https://twitter.com/ColetiveA
0 Comentários