TECITURA

 

Quiosque da Cultura

Aconteceu! Quinta-feira, 9 de setembro de 2021. Após uma longa parada devido aos protocolos sanitários decorrentes do advento da pandemia Covid19, o equipamento cultural Quiosque da Cultura, de Gravataí - RS foi reaberto ao público.


Esta retomada do Quiosque da Cultura marca o início de um novo ciclo, um novo normal, um recomeçar de pensamentos, reflexões. A Exposição Fotográfica de um fotógrafo com deficiência visual, Valdir da Silva, marca este reinício. A beleza das imagens capturadas, instantes onde a sensibilidade do artista mexe com o sensorial das pessoas, a percepção da beleza focalizada por alguém que aguçou os outros sentidos traz uma profundidade ao trabalho, difícil de mensurar em palavras. Recursos de acessibilidade, onde através do recurso QR Code é possível transformar as imagens em textos, onde há também o recurso de legendagem no vídeo de apresentação do artista, acessível aos deficientes auditivos.


A inclusão é necessária e deve ser melhor trabalhada em nossas sociedades, ações como esta devem estar cada vez mais em pauta, proporcionando a integração crescente dos membros nela inseridos. Junta-se a isto a participação muito apropriada do poder público com a presença de seus principais representantes, o Prefeito Municipal Luiz Zaffalon, o Vice-Prefeito, Dr. Levi, o Presidente da Câmara de Vereadores, vereador Alan Vieira, o Secretário da SMCEL, Sr. Leandro Ferreira, a Secretária Adjunta, a Sra. Simone Lourenci, o Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Sr. Waldemar Maximiliano, a Técnica Superior de Artes Visuais, Mari Velleda, entre outras personalidades. Conforme palavras do Prefeito Luiz Zaffalon, “Reabrir este espaço é muito importante para a cultura da nossa cidade, ainda mais, com uma exposição acessível. Que esta seja a primeira de muitas”. 


A Curadoria da exposição está a cargo de Jorginho e da equipe da ColetiveArts. 
Com participação de Luciano Xaba e Geovanni Beneditto, o material foi muito bem trabalhado para esta exposição, a ocorrer entre os dias 10 de setembro a 3 de novembro de 2021, horários de visitação entre 9hs às 18hs.

Trabalhar os conceitos e combater os preconceitos existentes colocam-se como reflexões importantes. Estamos saindo deste período obscuro que marcou nossa história; novos pensamentos, novas reflexões, internalização de ideias, olhar para si. São movimentos importantes e que devem ser realizados, percebe-se isto na proposta deste trabalho. Como não se emocionar frente a imagens tão belas captadas pela sensibilidade de alguém que, a princípio, está desprovido do sentido que lhe seria necessário para tal ato? Podemos muito mais do que o dito normal, podemos avançar nosso olhar para além, expandir os alcances de nossas mentes e percepções. Internalizar conceitos através das Artes e da Cultura de forma geral é abrir um leque de possibilidades e sensibilidades, fazendo-nos sensitivos à realidade que nos rodeia de forma plena. 

E assim foi. Que seja um recomeço de muito sucesso, como foi a reabertura do espaço com esta maravilhosa exposição. Que tenhamos períodos de muito aprendizado e muitas reflexões proporcionados por estes e estas artistas maravilhosos/as, que emprestam sua sensibilidade ao bem geral, trazendo luz e inspiração a muitas pessoas!


Exposição acessível Imagens da Alma
Valdir da Silva (Fotógrafo cego)
Curadoria: 
Jorginho (ColetiveArts)
Visitação: Até o dia 03 de novembro de 2021 (seg - sex, das 9h às 18h)
Local: Quiosque da Cultura (Praça Leonel de Moura Brizola, s/nº)
Imagens de vídeo: Oldie Nerd, Luciano Xaba e Geovanni Beneditto.
Áudio descrição no vídeo: Jéssica Miranda
QR Code: Jorginho

* Conforme Decreto municipal vigente, todos os protocolos sanitários para enfrentamento da pandemia serão observados.

E hoje a noite às 20h no instagram do Coletive tem Na Pauta com Sandro: 


Hoje às 20h no instagram do Coletive, Sandro Gomes recebe a escritora e ilustradora  Miriam Coelho no NA PAUTA COM SANDRO, Um verdadeiro encontro literário, pois Sandro é responsável pela coluna TECITURA e Miriam  pela arte coluna CONTRAPONTO, então podemos esperar um diálogo em verso, prosa e ilustração.

Sandro Ferreira GomesProfessor de Língua Portuguesa, Conselheiro Municipal de Políticas Culturais em Gravataí/RS, Servidor Público, Porto Alegrense, admirador das belas artes, do texto bem escrito e das variedades de pensamento.







03 ANOS DE COLETIVEARTS
 NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE CULTURA!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!


Postar um comentário

4 Comentários

  1. Pena que eu não pude ir nesse dia! Mas com certeza haverão muitas oportunidades! O Coletive Arts é recheado de grandes artistas e pensadores, vai longeeeeee!

    ResponderExcluir
  2. Tema importantíssimo, a inclusão deve ser discutida e implantada como forma de pensar o social e também a cultura. Todas as reflexões e ações positivas que surgem a este respeito merecem nossa atenção!

    ResponderExcluir