TRÊS PITACOS NERDS

 

1 - Fanzine:

Dois Zines – Duas Gerações


Na mesma semana que recebi carta do Alberto Monteiro, recebi a visita de Fábio Melo. Recebi seus zines e achei interessante que apresentam conteúdos distintos. Alberto Monteiro é um mestre zineiro, cara das antigas, quando fazíamos zines com recorta e cola analógico. Fábio Melo é um jovem zineiro, de uma geração que o recorta e cola é digital. Alberto mandou-me o Anti 13. Fábio me trouxe o Gorda de fogo. Embora completamente distintos em suas gerações e conteúdos, o elo entre o velho e o novo fanzineiro é o mesmo: fazer um zine e colocar suas ideias no papel. Vida longa aos zines!


2. Cinema:

Raul – O Início, o Fim e o Meio


O documentário de Walter Carvalho ficou muito bom. As entrevistas póstumas intercalada com imagens de arquivo estavam perfeitas. Apresentar a historia de Raul ilustrando com suas músicas mostra não só a genialidade de Seixas, mas como suas letras eram uma perfeita definição do momento vivido pelo artista. Elas retratavam toda sua alegria ou tristeza, rebeldia ou contemplação. Terminei de ver o filme e passei a olhar Raul Seixas com outros olhos: não vejo mais um mestre da música, mas um visionário. Raul eterno!


3. Rip:
Ota (1954-2021)


Sexta-feira, 24 de setembro de 2021, no final da tarde ao navegar pelas redes sociais me deparei com a notícia da morte de Otacílio d'Assunção, o mestre Ota. Não tenho medo de afirmar que o Ota, além de quadrinhista, é um dos mais significativos editores de quadrinhos de nosso país. Só para ficar nas obviedades, Ota editou a Mad e a Spektro, essa, obra fundamental para mim. Tive a oportunidade de conversar com o Mestre nas duas últimas CCXP (2018 e 2019), um pequeno presente para quem tanto o admirava pelo que vez ao quadrinho nacional. Descanse em paz!



Denilson Reis é roteirista e fanzineiro. Edita fanzines desde 1987, quando lançou o Fanzine Tchê, em circulação até os dias de hoje. Edita também fanzines temáticos (rock, blues, cinema...), e revistas independentes (Peryc, Quadrante Sul). Lançou o álbum Tchezine v1 pela Criativo Editora. Denilson tem participado dos principais eventos de quadrinhos como FIQ (BH) e CCXP (SP). Já foi agraciado com os prêmios: Troféu Risco (1988), Prêmio DB Artes (2010), Troféu Angelo Agostini (2012 e 2018)

Denilson Reis

03 ANOS DE COLETIVEARTS
 NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE CULTURA!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Poderia fazer um texto só sobre zines. O Ota foi uma grande perda a ilustração, ele tinha um trabalho incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lais, a ideia da coluna é dar dicas e não falar de um único tema. Pode ter certeza que mais zines irão aparecer por aqui. Valeu guria!

      Excluir