ROTA SONORA

 

Em Dose Dupla- Recordando Minha Participação Numa Web Rádio e Ensaio de Rua, 20 Anos

Sempre fui ouvinte de rádio, tanto FM quanto AM. Mas nunca imaginei que participaria de um programa (online ou não), até ser convidado pro Psycho Killer que passava nas noites de sexta-feira pela Zeno FM, com apresentação de Jorginho do ColetiveArts e Daniel Filósofo. Parece inacreditável que aconteceu na noite do dia 11 de dezembro de 2020. Horas antes, fiquei preocupado com o acesso de transmissão que seria via Skype e conversei com o Daniel no início da mesma noite. Sem esquecer que eu não seria entrevistado, mesmo sendo apresentado, como o programa rodaria minha própria playlist (arram!) com base no roteiro que o Jorginho me passou e os arquivos em MP3 fornecidos via WhatApp. As únicas condições eram que a seleção teria obrigatoriamente uma faixa do Ramones e que a última parte do programa (sem minhas músicas) era sempre o Bloco Caído com organização de Fabio da Silva Barbosa, destinado a rock mais pesado.

Mesmo utilizando o meu celular porque ainda não tinha um fone headset novo, tudo saiu tranquilo e rolou muito bate-papo em off entre nós enquanto as músicas passavam e também após o final do programa. Foi uma experiência inédita e muito legal!

Venho aqui compartilhar a seleção eclética que escolhi junto com curiosidades achadas por mim (talvez algumas que não falei na hora e somadas a outras informações posteriores) pra incrementar, além dos clipes de cada música (mas não de todas, ao menos diretamente) pra curtir na ordem em que distribuí. 

1º Bloco 

Talking Heads - Road to Nowhere, última faixa do álbum Little Creatures (de 1985), o mesmo que também contém And She Was e The Lady Don’t Mind. 


Extraño - Nenhum de Nós, do álbum homônimo que saiu em 1990 e uma outra de lá que posso destacar é Sobre o Tempo. Lulu Santos participou tocando na faixa O Espelho do Cego. 


Hanói-Hanói - Fanzine, do disco homônimo de 1988. Esta banda eu já conhecia pela famosa Totalmente Demais, que foi regravada em 2016 pra ser tema de uma novela da Rede Globo. Mas esta música acabei conhecendo por meio de um slideshow: Fanzinext 2009/1 - YouTube Mas tarde, falei sobre Hanói-Hanói no artigo ROTA SONORA (coletivearts.blogspot.com) , onde também postei o clipe da música Fanzine. 


Killing Joke - Love Like Blood, do álbum Night Time (de 1985). Lembro que uma das poucas vezes que escutei foi numa noite e num programa da União FM. O mesmo disco tem a música Eighties, esta que serviu como tema de abertura do programa 80 por Hora da extinta Unisinos FM. Já falei sobre o fim desta rádio em: Rota Sonora: Mais Uma Estação Que Fecha (rotasonora-andf.blogspot.com) e sobre o Killing Joke em: Rota Sonora: Mês Especial do Rock 22- Piada Que o Coringa Não Contou (rotasonoraandf.blogspot.com), onde tem os clipes das canções mencionadas.



2º Bloco 

Peter Murphy - All Night Long, do álbum Love Hysteria (de 1988), mesmo que contém Indigo Eyes. Conheço outra do ex-vocalista do Bauhaus: a Cut You Up. Já desenhei o cantor pra um desafio virtual chamado 15 Dias de Desenho: Artistas Contra o Covid-19, bem no início da pandemia. 


The Cure - Jumping Someone Else's Train, é um single (uma canção que foi lançada separadamente) de 1979. Uma das primeiras músicas que escutei do The Cure foi o clipe de Lovesong, que passava no bloco A Música da Guaíba (da extinta TV2 Guaíba). As demais músicas eu fui conhecendo com o tempo em diversos programas de estações FM. Já falei sobre a banda quando fiz postagens especiais (com o tema Mês Gótico) no então blog Rota Sonora em: Rota Sonora: Mês Gótico 2+Dois Clipes (rotasonora-andf.blogspot.com) e Rota Sonora: Mês Gótico 3 e Seleção ANDF 2 (rotasonora-andf.blogspot.com) 

Matanza - Estamos Todos Bêbados, última faixa do álbum A Arte do Insulto (de 2006). Quando eu assistia a finada MTV Brasil, tinha um programa divertido com torneios de futebol (Rockgol) que era apresentado pelos ex-Sobrinhos do Ataíde Paulo Bonfá e Marco Bianchi. Os times eram formados por roqueiros e muitos deles tinham apelidos escrachados. Um deles era o Jimmy London (vocalista do Matanza) que era chamado de James McDowell, o Gigante Irlandês que caiu num barril de cerveja irlandesa quando criança (tal qual o Obelix). Esta música tem uma pegada celta que também me lembra do clima de piratas. 


Beatles - Nowhere Man, do álbum Rubber Soul (de 1968), que além desta música, tem outras muito legais como Girl, You Won’t See Me (regravada numa adaptação como Até o Fim, por Renato e Seus Blue Caps), Drive My Car, I’m Looking Through You (regravada pelo The Wallflowers) e In My Life. A foto da capa pro disco foi aprovada mesmo com o efeito distorcido criado por acidente.


Rolling Stones - The Last Time, é um single lançado em 1965. Teve uma versão instrumental feita por The Andrew Oldham Orchestra, no mesmo ano e cujos acordes foram sampleados pra música Bitter Sweet Symphony, do The Verve.



3º Bloco 

Pata de Elefante - Hey!, do álbum Um Olho no Fósforo, Outro na Fagulha (de 2006). Esta música faz parte da trilha do curta Mesa de Bar (2008), onde alguns amigos fizeram parte do elenco e no mesmo ano, foi incluída numa coletânea de bandas brasileiras independentes pela revista francesa Brazuca. 


Ramones - Needles and Pins, do álbum Road to Ruin (de 1978) que também tem as músicas I Just Want to Have Something to Do e I Wanna Be Sedated. Por muito tempo, eu não sabia que é uma regravação até escutar a versão do The Searchers no programa Gasômetro, que o Gastão Moreira apresentava na Atlântida FM. 


New Order - As It is When It Was, do álbum Brotherhood (de 1986). Esta música calma ouvi pela 1ª vez através de uma fita K-7 e essa história curiosa, além do clipe, podem ser conferidos em: Rota Sonora: Redescobrindo uma Música (rotasonora-andf.blogspot.com)


Engenheiros do Hawaii - Somos Quem Podemos Ser, do álbum Ouça O Que Eu Digo: Não Ouça Ninguém (de 1988). Li no livro Prezados Ouvintes (do radialista Mauro Borba) que a banda tinha uma rivalidade com o Nenhum de Nós. Normal... uns tem mais ranço que outros. 


Asia - Heat of The Moment, do álbum que leva o nome da banda (de 1982) e que também tem a Only Time Will Tell. Já falei sobre o grupo em: Rota Sonora: Há 5 Anos no Ar(Atrasado!)+Asia (rotasonora-andf.blogspot.com) 



Hora de falar sobre um fato do presente



Na tarde do dia 19 de dezembro, aconteceu o Ensaio de Rua comemorando seus 20 anos de apresentações na Praça Central João Goulart, em Alvorada-RS. Pra quem não mora lá, ao contrário de mim, trata-se de uma mostra com shows de bandas independentes de punk e rock, perto de onde se localizava a Biblioteca Pública e das pistas de skate da praça. Como tive um tempo livre sem trampo ou evento pra participar, resolvi fazer uma habitual cobertura de imagens na base do celular, é claro!






Além das bandas, aparecem expositores de chaveiros, livros, revistas e fanzines. estavam Denilson Reis e Paulo Kobielski representando o Coletivo Alvoradense de Quadrinhos e bem pertos de uma das quadras de esportes. Mesmo aquela tarde de sábado sendo quente, tinha muito vento, o que é um perigo pra materiais de papel e o pior ainda era pra revistas que fossem mais leves. Eu tinha ido até a praça por volta das 04h da tarde.

Paulo estreou sua mais nova publicação: um informativo falando de rock gaúcho chamado Sonzeira 01, derivado de seu Fanzine Mundo Gibi. 

Diversas bandas que chegavam e eram anunciadas pelo Chucky, o cara e “a cara” do Ensaio de Rua. Antes de eu me mandar, pude ver um pouco da apresentação do The Gilligans, o grupo punk que formou-se inspirado no Ramones e o mesmo que tocou a música-tema do documentário Fanzine Tchê- 30 Anos de Resistência (2017), o qual o Paulo foi diretor e compositor da música citada e intitulada Só Queremos Fazer Um Zine.

 E era isso! 

Boas festas pra todo mundo! 

Cuidem-se   


Anderson ANDF é ilustrador e nerd de carteirinha, já lançou fanzines e é um grande rockeiro.


03 ANOS DE COLETIVEARTS
 NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE CULTURA!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Gostei bastante da sua seleção de músicas para a rádio, com destaque para os Beatles, Asia, Stones e Talking Heads.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí! E isso que não foi a única vez em que tive minha experiência radiofônica. Mas falarei a respeito uma outra hora

      Excluir