1° Temporada - 2020
O Coletive Som começou a nascer em um dia de comemoração, no dia que em uma Live no Face comemorávamos nosso segundo aniversário, 21/05/2020. Pretendíamos organizar uma festa, uma reunião presencial, mas a pandemia mudou nossos planos e acabou sendo de forma virtual. Foi uma festa online em que o ColetiveArts teve a presença de seus integrantes e de pessoas importantes para o desenvolvimento do mesmo. No pós festa Luciano Xába falou da possibilidade de gravarmos um podcast, e eu pensei "não acredito , faz tempo que quero fazer um podcast e o cara sabe", na hora falei que queria conversar com ele no outro dia.
Após trocarmos informações, ideias e sonhos, Luciano trouxe o "Coletive Som - A voz da Arte" já batizado, com a Bella Ciao de cortina oficial do programa e com um esquema que adotamos nos primeiros programas e muito ainda vem sendo utilizado até os dias de hoje. Definimos os papéis, a Produção Artística ficaria comigo, a apresentação com Patrícia Maciel e com o Luciano, roteiros comigo e com Patrícia, Operação Técnica com Luciano e com a Jéssica Miranda e o podcast seria uma parceria ColetiveArts com OldieNerd. Na primeira temporada ainda o Coletive Som contou com o operador técnico Andreas Buhler.
Nosso primeiro episódio estreou dia 23/06 de 2020, trazendo a convidada Adriana Emerim, hoje estamos na terceira temporada, mas aqui reunimos os episódios da primeira temporada de nosso podcast, feitos com muito amor e muita garra (as vezes com problemas tecnológicos que fugiam a nossa alçada, pois ele é todo gravado online), para que você possa maratonar ou escutar aquele episódio que ficou faltando.
Com vocês a Primeira Temporada do Coletive Som - A voz da arte.
Coletive Som - A voz da arte 1°Temporada - 2020
Episódio #01 - Leituras e Leitores,
com Adriana Emerim
Adriana Emerim é uma ativista da área literária, e aqui temos um bate-papo recheado de cultura, arte, bom humor e conversas sobre a importância da leitura como emancipadora dos leitores, novos e antigos, nesse mundo incrível da literatura.
Episódio #02 - Fanzines e HQs na Sala de Aula:
Paulo Kobielski
Paulo Kobileski é um professor apaixonado por quadrinhos, fanzines e educação. Ele nos convida para conhecer melhor o que é o fanzine, e como ele e as HQs podem contribuir para a emancipação cultural e social de jovens e adultos. Também nos conta sobre o seu trabalho como produtor cultural na cidade de Alvorada, com o evento Gibifest, e em Porto Alegre, na Feira do Livro da cidade, com o Mutação na Feira, em parceria com o também fanzineiro Denílson Reis. Além disso, fala do seu processo de criação com o fanzine Mundo Gibi.
Episódio #03 - Literatura Fantástica e Formação de Leitores:
Christian David
Em um bate-papo informal e cheio de informação, o autor Christian David nos convida a expandir os nossos horizontes e compreender melhor as possibilidades do contato com essa leitura e a formação de leitores, infantis e juvenis, no mundo incrível da Literatura Fantástica de autores brasileiros . Imperdível!
Episódio #04 - Quebrando a quinta parede:
a arte engajada, com Izabel Cristina
Izabel Cristina é alguém que acredita no papel transformador da arte e no potencial humano, nesta época caótica em que estamos vivendo. Izabel é professora de teatro, dramaturga, atriz, gestora cultural e desde 2014 coordena o Departamento de Artes Cênicas da SMCEL-Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Gravataí/RS. Ela vem nos falar um pouco de sua trajetória, do cenário político e cultural do momento, o papel que o teatro principalmente e a arte podem desempenhar para criar uma nova realidade possível.
Episódio #05 - A Força do Traço Feminino,
com Aline Daka
Aline Daka. é uma artista fantástica que traz no seu traço vigoroso a força e a influência do movimento punk. Quadrinista, professora de artes, ilustradora e inquieta Aline tem um belo trabalho no erotismo feminino, mostrando que mulheres podem e devem trabalhar no gênero.
Episódio #06 - A Força da Arte que vem da Periferia:
Apelidado Tio Isa
Agora é hora de bater um papo com um Rapper muito especial: o Apelidado Tio Isa, o Israel Santiago, membro fundador do ColetiveArts . O Coletivo surgiu da cabeça inquieta e cheia de ideias de Israel Santiago. Ao convidar Jorginho, seu colega na faculdade de Pedagogia, e sua esposa, Patrícia Maciel, estava para participar dessa empreitada, Israel o pontapé inicial neste que é um verdadeiro movimento artístico. Ele vem como protagonista nesta edição para lá de especial, contar um pouco de sua trajetória, da vida na periferia, da criatividade como válvula de fuga, e do rap como construção de um ideal e força de vida.
Episódio #07 - É Hora do Terror, com
Amanda Leonardi
Amanda Leonardi é alguém que respira o terror: a escritora e Mestre em letras pela UFRGS, Amanda vem nos falar dos gêneros terror, horror e suspense tanto na literatura como em séries de tv/on demand e filmes feitos para os cinemas. Amanda é uma especialista no assunto e nos fala com propriedade e apaixonamento pelos temas. Sua pesquisa de mestrado tem como foco as interações de Edgar Allan Poe e Fiódor Dostoiévski com questões de psicanálise; também pesquisa sobre representações do horror, do terror e do gótico na literatura e no cinema. Entre seus autores favoritos, além de Poe e Dostoiévski, estão Mary Shelley, Bram Stoker, Stephen King, Álvares de Azevedo, Sylvia Plath, J.D. Salinger, Mário Quintana, Guy de Maupassant e Neil Gaiman." O negócio é pegar um cafezinho, acomodar-se para ouvir o podcast e preparar -se para um encontro "deliciosamente trevoso".
Episódio #08 - Vida de Adotivo e outras Highways,
com Alexandre Lucchese
Alexandre Lucchese foi repórter no jornal Zero Hora de Porto Alegre/RS aonde abordava as áreas de música e literatura, é também autor dos livros "Infinita Highway", biografia da banda Engenheiros do Hawaii, lançada em 2016 pela Belas Letras, e "Vida de Adotivo", publicado pela Physalis em 2020 e contemplado pelo edital FAC Digital RS. Vida de Adotivo é uma obra importantíssima sobre o tema da adoção. Leitura obrigatória tanto para quem quer adotar, como para quem foi adotado. O livro é uma obra escrita sob o ponto de vista de quem foi adotado, através dos seus relatos pessoais (entre eles o de Jorginho, do ColetiveArts). Mas a conversa vai muito além do livro "Vida de Adotivo"; conversamos sobre a trajetória de Alexandre como escritor e jornalista, e também sobre o seu envolvimento com a música e a cultura em geral. O negócio é pegar um cafezinho, acomodar-se para ouvir o podcast e preparar-se para um encontro para lá de especial.
Episódio #09 - Episódio piloto,
Jorginho
Apesar de este ser o nono episódio do Coletive Som - A voz da Arte, na verdade esse foi o nosso episódio piloto, gravado no final do mês de maio de 2020. Ainda estávamos procurando um melhor formato, então ele serviu de modelo para que chegássemos ao episódio n°01 com a Adriana Emerim. Foi gravado de uma maneira experimental via whatsapp, com pequenos ruídos e na informalidade. A entrevista experimental teve como convidado o ilustrador Jorginho, uma mente inquieta, que fica desenhando compulsoriamente, que está sempre fazendo alguma atividade cultural e pensando em diversas outras possibilidades, tudo ao mesmo tempo. Enquanto uns reclamam, ele simplesmente faz. Fã de quadrinhos, alfabetizou-se com eles, batizou seus filhos com nomes de personagens Peter (Homem-Aranha) e Maitena (cartunista argentina responsável pela obra Mulheres Alteradas), costuma dizer que os mesmos salvaram sua vida de muitas formas. Vamos conhecer um pouquinho do artista, da pessoa irreverente que é um dos administradores do ColetiveArts.
Chegamos ao décimo episódio do podcast do ColetiveArts, um episódio desenhado lá atrás quando começamos o nosso programa. Mas para falar deste episódio, vamos recapitular como começou esse nosso projeto. Eu, Jorginho, que estou escrevendo, sempre fui apaixonado por podcasts, e desejava criar um, porém, não sabia "como" e não sabia "com quem". No aniversário de dois anos do Coletive, fizemos uma live no Facebook (a pandemia não deixou a gente se reunir, como era minha proposta original), organizada pelo André Palma Moraes e apresentada por ele e pelo Fernando Rosa. Logo após o encerramento da live, entre uma conversa e outra, o Luciano Xaba sugeriu gravarmos um podcast. O clima era de confraternização e euforia, mas ali a ideia tomou força e, no dia seguinte, conversarmos a respeito. Eu não sabia, mas Luciano é o responsável pelo podcast Café com Gibi, e participava do elenco do Variações de um nerd (do Andreas Buhler, que depois veio juntar-se ao nosso elenco), ou seja, o Xaba era uma autoridade no assunto. Na mesma semana, ele veio com o projeto já desenhado, batizado e alinhavado. Desde a poesia autoral, a música tema do programa Bella Ciao, e o convidado a ser entrevistado escolhendo uma música para ser cortina musical (e ao final do episódio, falando sobre ela), tudo isso foi ele quem trouxe. Se não me engano, no começo ainda não havia a decisão se Bella Ciao ficaria sempre como música tema, a Patrícia Maciel é que opinou. Sempre achei que o Xaba queria que eu apresentasse o programa com ele, eu queria a Patrícia Maciel ou o Fernando Rosa, a Patrícia no primeiro momento recusou, o Fernando aceitou mas logo declinou por escolhas pessoais e a Patrícia acabou abraçando o projeto. O piloto foi gravado pelo whats de uma maneira informal, e, perto do que fazemos hoje, é só um rascunho, eu acabei sendo a primeira "vítima". A entrevista oficial que abre os trabalhos do ColetiveSom foi com a Adriana Emerim, grande incentivadora do ColetiveArts desde o início. Com Patrícia e Luciano apresentando, coube a mim a produção. Fui escolhendo poesias autorais do Coletive, galeria de arte e vídeo para as publicações do podcast no blog, e a escolha dos convidados e da pauta guia para as entrevistas. No sexto episódio, Andreas juntou-se a nós e crescemos em qualidade e quantidade. Neste décimo episódio fazemos um pequeno balanço do que se passou nesses primeiros 09 programas e uma perspectiva do que pode vir pela frente. Prepare o cafezinho, a cerveja ou o chimarrão, e acompanhe a gente!
Episódio #11 - A sensibilidade do olhar sonóro,
com Chris Fuscaldo
Chris Fuscaldo é musicista, compositora, biógrafa, graduada em Letras e Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade . Colaborou com a revista Rolling Stone, fundou a própria editora, a Garota FM Books, e lançou em 2017 seu primeiro álbum como cantora e compositora, o "Mundo Ficção". Mas Chris é muito mais, Chris é pura energia criativa, e ela vem justamente nos contar isso neste novo episódio do Coletive Som. Pegue um cafezinho, se acomode e ouça essa conversa para lá de maravilhosa.
Episódio #11 - Piratas e outros Traços,
com Laerte Coutinho
A Laerte dispensa maiores apresentações, quem não conhece o seu trabalho artístico através de quadrinhos como Piratas do Tietê, Overman, Muriel/Hugo, entre outros?Cartunista e chargista premiada, a artista nos emociona com seu olhar questionador e provocador. Ativista incansável pelos direitos dos transexuais, Laerte nos dá uma aula sobre respeito, empatia e postura política, em busca de uma sociedade mais comprometida com o direito à liberdade de todos. Esse episódio fechou nossa primeira temporada e acredito que vocês vão curtir muito escutar ele.
Para escutar outros episódios:
COLETIVEARTS, CONTANDO HISTÓRIAS e CRIANDO MUNDOS.
|
Sempre algo interessante para contar!
SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS: |
|
Não espalhe fake news, espalhe cultura na rede! |
3 Comentários
Legal!
ResponderExcluirEis que fiquei fã desse blogue.
ResponderExcluirFoi peso, hem? Bom demais.
ResponderExcluir