CINEÓIDE

 

King Richard: Criando Campeãs

King Richard
2021
Reinaldo Marcus Green
144 min
HBOMax


À primeira vista King Richard parece só mais um filme de superação. Um filme feito para o Oscar, diria eu. Eu também pensei isso. Não é mesmo. Também não é mais um filme do Will Smith sendo um pai exemplar. Novamente, não. É um filme sobre a história das duas maiores atletas negras da história. Duas irmãs criadas pelo sonho americano.

Todo mundo já ouviu falar uma vez na vida nas irmãs Williams, Vênus e Serena. Duas lendas de tênis. Porém, assim como eu, acho que muita gente não conhecia a sua história. Seu pai disse que fez um plano de vida para elas. Não só para as duas, mas também para suas outras 3 irmãs. Vi na internet muita gente dizendo que esse filme é o Dois Filhos de Francisco americano. Realmente esse detalhe lembra muito, mudando sensivelmente em alguns detalhes.

Richard trabalha a noite como segurança. Sua mulher trabalha de dia. No tempo que sobra, treinam suas duas filhas destinadas ao esporte segundo um plano cuidadoso muito citado. Morando em Compton, cidade pobre da grande Los Angeles de onde saiu o gangsta rap (vejam Straight Outta Compton: A história do N.W.A, Netflix), ou seja, um bairro em que as pessoas vivem uma realidade bastante pobre e perigosa. A família se vê obrigada a treinar em quadras públicas e a implorar para bons professores a treinar as meninas de graça.


Richard é muito insistente. Claro, uma vez que suas filhas estavam muito bem preparadas, tudo parece um caminho óbvio. Apesar de não se falar em nenhum momento sobre talento. Ou que uma das meninas é melhor do que a outra. É uma questão de destino. Um destino forjado em trabalho duro. Vênus tem oportunidades antes de sua irmã. Serena obviamente fica enciumada, Richard explica: eu planejei para a sua irmã ser uma grande campeã, mas para ti, eu planejei que serás a melhor de todos os tempos. Vai se acostumando.


Nota: 9 …Perde um ponto pela estética simples. Ao final do filme, vemos o currículo das irmãs ao final de suas carreiras. Vênus realmente ganhou tudo e Serena se tornou a maior lenda viva do tênis feminino.


TRAILER:



André  Moraes é Cineasta, Escritor e criador do Wasd Space. Também escreve a coluna O Simióide todas as segunda aqui no Coletive em Movimento. 


COLETIVEARTS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!






Postar um comentário

2 Comentários

  1. Sempre ótimas indicações de filmes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!! Valeu Laís! Apesar de ser um biografia de esportistas, gênero que não tem grande apreciação da massa, é um filme leve que passa rápido. E pelo menos eu achei uma grande história de vida.

      Excluir