CINEÓIDE

 

No ritmo do coração

Coda
2021
Sian Heder
111 min


Coda, No Ritmo do Coração segue Ruby, uma menina nascida em uma família de surdos. Sendo a única oportunidade de comunicação de seus pais e irmão com o mundo, pois ela nasceu com a audição perfeita. Eis o conflito. Ao começo do filme, quando percebi a trama, fiquei com medo de ser algo muito parecido com O Som do Silêncio, filme com temática parecida que concorreu ao Oscar de melhor filme em 2021.

No entanto, é um filme muito mais sensível. Mostrando a realidade de uma menina tentando se encaixar na normalidade. Estudar de dia e trabalhar com o pai e o irmão em um barco de pesca no tempo restante. Claro, por ter uma família “diferente” sofre bullying e tudo mais. O pacote completo. Então, encontra no coral o conforto que lhe faltava. Não por acaso. Se inscreve no grupo de canto por estar interessada no bonitão do colégio.


O pano de fundo está armado. O filme segue uma linha bem simples de relacionamentos do tipo. Uma família amorosa porém completamente disfuncional em certos aspectos. Com o agravante da surdez da maioria dos melhores. O roteiro, até o final do filme, não se propõe a grandes discussões. Inclusive esperamos a revolta de Ruby o tempo todo. Ela acontece, óbvio, mas de uma forma muito inesperada. Assim como os fatos subsequentes.


É difícil opinar sobre uma realidade que não vivemos. Ainda mais quanto a uma limitação de comunicação. Mas será que não temos mesmo limitação? Será que pessoas que não escutam não se comunicam melhor que os “normais”? Quanto a relação pai e filha, fato que me toca, o filme é uma resposta não em letras garrafais para a pergunta anterior. A comunicação não deve ser dependente de qualquer tipo de barreira.

Nota: 8,5 …tecnicamente um filme simples, porém, com uma mensagem poderosa e elenco cativante


TRAILER:


André  Moraes é Cineasta, Escritor e criador do Wasd Space. Também escreve a coluna O Simióide todas as segunda aqui no Coletive em Movimento. 


COLETIVEARTS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!

Postar um comentário

1 Comentários