NAVALHAS AO VENTO


Will Smith X Chris Rock

Fico estarrecida com a necessidade que as pessoas têm de julgar atitudes, como se o mundo girasse em torno de atos falhos, sempre dos outros, claro. A bola da vez é Will Smith que desferiu um tapa em Chris Rock durante a apresentação do 94° Oscar.

No final de 2021 Jada Smith usou as redes sociais para esclarecer o diagnóstico de alopecia, doença inflamatória que resulta na queda de cabelos, motivo para a cabeça raspada. E sua condição clínica não dá a ninguém o direito de fazer piadas. Não estou justificando o tapa, mas a agressão começou na piada de Chris, uma agressão psicológica, nem sempre percebida por alguns. Aliás, Jada já teria sido alvo das piadas sem graça de Rock em outras oportunidades, a reincidência foi a gota que faltava.

Era visível a dor moral, vergonha e remorso nas lágrimas de Will ao ser chamado para receber o prêmio. Tanto que decidiu se internar em uma clínica, buscando ajuda para lidar com o estresse. Ele tem consciência de todas as pessoas que saíram machucadas com sua atitude. Tomou para si toda a culpa por ter privado os outros indicados e vencedores de celebrar a noite mais linda de suas vidas. Mas...e o Chis? Terá consciência de que foi a sua piada de mau gosto que desencadeou toda essa história? Em muitas mídias sociais se lê sobre a violência de Will, mas e a violência de Chris? Quem julga? Ah, era apenas uma piada… Piada para quem? Se a piada machucou alguém, deixou de ser piada para ser violência, tanto que Jada ficou sem ação. Ah, mas o Will não tinha o direito de bater no Chris… Mas o Chris tinha o direito de debochar da esposa do Will?

É tanto agressor de mulheres falando que violência não leva a nada que dá até nojo. Will, ao contrário de muito machista que desdenha de sua esposa, defende a mulher que ama a qualquer preço. O tapa não se justifica, mas a agressão que Jada sofreu também não é justificável. Quem realmente ama sabe o gosto da cólera para defender seu amor. Queria eu ter um amor que me defendesse como Will Smith defendeu Jada Smith, independente dela ser mulher, mas por ela estar emocionalmente fragilizada.
 

Isab-El Cristina Soares

Isab-El Cristina Soares é poeta, membro do Clube Literário de Gravataí, autora de 6 livros.  Graduada em Letras/ Literaturas, pós-graduada em Libras.


COLETIVEARTS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Muito boa a reflexão, de fora é fácil julgar e arrotar soluções, mas ninguém sabe ou sente a dor do outro. Parabéns Isab-el

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se colocar no lugar do outro não é usual. Mais fácil julgar. Obrigada, Max.

      Excluir
  2. A violência psicológica fere geralmente muito mais do que a física, no caso do Chris com a Jada, não ofendeu só ela, mas também outras mulheres que sofrem com a alopecia. Só quem passa por isso sabe o quanto é doloroso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd. E a violência psicológica nem sempre é vista como tal. Muitas vezes é travestida de piada, como foi o caso, né?

      Excluir
  3. Que presente está reflexão amiga! Gratidão por seres exatamente quem és! ❤️
    Quando se exerce a empatia conseguimos analisar um todo, algo que geral não consegue fazer. Está tua bela escrita merece ganhar o mundo as mídias e abrir os olhos de quem ainda finge que vê sem enxergar, apenas julga...
    🌻 Gratidão! 🌻

    ResponderExcluir
  4. Um belo texto que merece ganhar o mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida. Compartilha com os amigos. É muito bom saber a opinião dos amigos. Bju

      Excluir
  5. Excelente reflexão. Dois pesos e duas medidas...

    ResponderExcluir