NAVALHAS AO VENTO

 

MÁSCARA DE PANO OU MÁSCARA DE FLANDRES

Dois anos de pandemia de Covid-19 e ainda vejo cenas hilárias, para não dizer ridículas. O uso da máscara facial passou a ser opcional depois que a vacinação chegou a um determinado índice. É precipitado o afrouxamento das medidas preventivas, afinal o vírus não sabe ler decreto e continua hospitalizando, entubando e matando os mais omissos.

Mas o fato bizarro é o modo como as pessoas usam a EPI. É uma profusão de formas de uso que me pego pensando onde essas pessoas deixaram seus cérebros . É mais lógico não usar do que colocá-la abaixo do queixo segurando a papada para não cair, como babador ou deixando o nariz de fora. Vocês já olharam o perfil dessas pessoas com o nariz de fora? O nariz cresce, aparece, fica em evidência de forma desproporcional ao rosto. Por qual orifício será que essas pessoas respiram? O buraco que me vem a mente está tapado e fica na parte traseira do corpo. E tem os que alegam que não conseguem respirar... que não podem usar por causa do óculos (é só ajustar a máscara sobre o nariz para não subir ar quente). E a pérola mais idiota vem dos que juram que o uso prolongado prejudica o cérebro, pois se respira gás carbônico (essa é a desculpa mais bizarra que já ouvi), se fosse verdade como estaria o cérebro de médicos, dentistas, enfermeiros e outras profissões que fazem uso frequente da EPI, muitas vezes por mais de 12 horas seguidas. E o mais engraçado é que o único que tem cérebro lesado é quem usa essa desculpa… E o que dizer do “gênio” que diz que aquele pedacinho de pano não protege? Será que este cidadão entraria num centro cirúrgico se alguém da equipe médica estivesse sem máscara? Todos os cientistas do mundo defendendo a necessidade e o gênio formado pelo Facebook e pelo WattsApp negando... É claro que isso tem dedo de gado, de quem negou vacina, comprou remédio inútil e se recusava a usar máscara.

Eu continuarei usando a minha máscara onde se lê: NARIZ DE FORA NÃO ADIANTA, BOCÓ! Não por medo de ser contaminada, mas de contaminar alguém. Eu respeito a ciência e os cientistas que se debruçaram sobre o vírus para me oferecerem a resposta que me protegeria: máscara, álcool e vacina. Se todos fizessem a sua parte esse vírus já estaria dominado, mas cada um tem a sua desculpa para ser idiota.

E para finalizar eu cito o conforto que é usar essa máscara. Esse pedacinho de pano é muito mais confortável que a máscara de flandres usada pelos escravos para impedir que os mesmos ingerissem alimentos ou bebidas. Pensa nisso antes de reclamar.


Isab-El Cristina Soares

Isab-El Cristina Soares é poeta, membro do Clube Literário de Gravataí, autora de 6 livros.  Graduada em Letras/ Literaturas, pós-graduada em Libras.


COLETIVEARTS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Melhor não usar a máscara mesmo do que usar no queixo, ou com um lado só pendurado na orelha. Porém isso vemos desde lá do início. E hoje depois de tantas mortes ainda vemos pessoas falando que a pandemia foi golpe político, foi gripe,ainda vemos pessoas que não se vacinaram , falando , fazendo propaganda de cloroquina! É absurdos mas perdi uma prima para o covid, por pura negligência familiar ao uso da máscara já que a família era dona de comércio. Com tudo um ano após a morte dela, ele ao ter suspeita de estar contaminado tomou cloroquina,a sorte dele é que era uma gripe! Então citei como exemplo pq tem muitas pessoas sem noção ainda. E não acredito que isso mude com o passar do tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho q não mude. O gado tem orgulho da burrice. A pandemia já estaria controlada se todos fizessem a sua parte. Dou como exemplo a dengue, se cada um cuidasse do seu pátio como cuida da minha vida, não teríamos foco de mosquitos. Mas chegamos num ponto em que ignorância é bonito. Bju, miga

      Excluir