TECITURA


 

Diários da Cultura:
A magia de plantar - Círio de Melo

“Família é fé e café, tato e retrato, pura devoção
Família é amor abundante pairando no ar
É vida, vidência, avó, paciência, irmão
Família é risco, é isto, um jeito sublime de amar”
 - Círio de Melo



Estava eu em um dia normal de trabalho, uma tarde de verão, creio que era mês de fevereiro. Não lembro ao certo, mas foi antes de Simone Lourenci pedir para eu ir trabalhar junto a ela na mesma sala; até então eu e Josiele dividíamos o mesmo ambiente; bastante trabalho, eu havia recebido algumas visitas de pessoas ligadas à literatura no município, fazendo deste um dia atípico. Entre estas pessoas, o  escritor Círio de Melo.

Círio de Melo … conheci-o após meu início na cultura do município, pelos idos de 2015. Excelente escritor, textos ótimos, poesias fascinantes; porém, após acompanhar algumas performances em eventos avulsos e, principalmente, nos Saraus do Clube Literário, virei fã por um outro aspecto de Círio: a declamação!

Com uma retórica excelente e a capacidade de decorar textos extensos, a declamação de Círio é marcada pela oratória apurada, qualidade na escolha do material e bom gosto. Círio interpreta os clássicos da literatura tal qual os textos contemporâneos de forma tal que dá vida ao conteúdo, fazendo desta arte algo único, unindo a literatura com as artes cênicas e outras formas de expressão artística de forma concomitante.

Pois o Círio havia me visitado para levar um presente; seu mais novo livro, intitulado A magia de plantar. Devido a contratempos, o lançamento foi reagendado para o dia 2 de julho, no SESC Gravataí.


Chegado o dia, o que encontrei no local do evento foi um momento marcante! A comunidade artístico-cultural de Gravataí representada através de amantes da literatura, alguns membros do Clube Literário e visitantes de outras cidades. Eduardo Jablonski, Borges Netto, Nei Medina, Ângela Xavier, Ester Polli, Denise Jorge e tantos outros prestigiaram o evento. Uma sessão de entrevista no palco do teatro, onde Círio desvendou-se e entregou-se ao seu público. Dicas importantes, sua história para com a cultura e a literatura, as fases do processo criativo e declamações! Lindas declamações realizadas por Círio de Melo, um mestre nesta arte!


Sobre o livro … A magia de plantar é um livro gostoso de ler! Leitura dinâmica e fluída, Círio promove um diálogo aberto com o leitor através de seus poemas ricos em conteúdo, metáforas para instigar reflexões acerca dos diversos ambientes aos quais estamos inseridos e do mundo à nossa volta. Pois A magia de plantar é isso! Instigar a reflexão, inserir a semente do conhecimento e da leitura crítica através de textos leves, deliciosamente bem escritos, fluídos, onde o leitor pode abrir qualquer página a qualquer momento, de forma descompromissada, e sair dela com uma experiência nova! Além destas experiências, é de uma apresentação e beleza que chamam a atenção! Círio de Melo promove o encontro com as artes visuais e a tecnologia através de ilustrações de suas obras aliados aos avanços tecnológicos através de um QR-Code onde o leitor pode fazer a leitura do dispositivo através de aparelho celular, smartphone, tablets e afins, onde será direcionado à declamação   de seus poemas através de vídeos. Um livro fascinante!


Finalizando o texto, deixo um trecho da poesia A magia de plantar, que dá título ao livro de Círio de Melo, escrito em prosa e verso:

“Planto poesias pra colher um livro
Com a beleza da rosa e o perfume da lavanda
Também declamações de meu melhor amigo
E a paz bem viva que Jesus nos manda.”



Sandro Gomes

Sandro Ferreira GomesProfessor de Língua Portuguesa, Conselheiro Municipal de Políticas Culturais em Gravataí/RS, Servidor Público, Porto Alegrense, admirador das belas artes, do texto bem escrito e das variedades de pensamento. 

Confiram podcast gravado com Sandro Gomes clicando Aqui


04 ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!



Postar um comentário

2 Comentários