Mundo Livre S/A - Samba Esquema Noise
Recife inicio dos anos 90. O rock nacional estava fervilhando de boas novidades, trazendo um frescor ao estilo e incorporando novos elementos e certa brasilidade nos seus sons. Musicalidade efervescente mostrou e comprovou que poderíamos ter uma identidade própria.
Voltando a Recife, estava surgindo uma turma boa e talentosa querendo um lugar ao sol. E com a alcunha de Manguebeat, esses Mangueboys, liderados por Fred Zero Quatro, o mundo livre s/a ao lado da Nação Zumbi do saudoso Chico Science, foram expoente de um estilo, que foi fundamental para uma cena nova e saber dizer em música, suas revoltas e mazelas de uma cidade.
O mundo livre S/A teve inicio em 1984. Mas foi gravar seu primeiro álbum dez anos depois. Já possuíam certa experiência em estúdio e boas performances pela cena local. Junção de três bandas punk (Trapaça, Serviço sujo e Cambio Negro). Com essa essência punk, misturado com a musicalidade brasileira, nasceu o primeiro álbum da banda.
Lançado pela visionária Banguela Records, selo criado pelos Titãs e pelo saudoso produtor musical Miranda. O disco foi lançado pouco tempo depois do primeiro registro dos Raimundos. O alto custo da gravação, por volta de 40 mil dólares e varias horas de gravações em estúdio, não foram sustentados pelas vendas do disco, que foram baixas. Isso fez o selo tirar o disco de catalogo pouco tempo depois. Anos depois o álbum vira Cult e reverenciado e procurado pelo público.
Samba Esquema Noise é uma referencia e homenagem a Jorge Bem, que é uma influência a banda. Percebe-se em algumas canções, na mistura do cavaquinho com o peso da guitarra. É uma boa mistura do rock roll com música brasileira, sem perder a sua característica peculiar. E letras dando um recado direto do que estava se passando no atual momento, sem ficar datado.
E nesse trabalho de estreia, a banda teve a participação de alguns nomes interessantes. Nasi do Ira, os integrantes dos Titãs, Naná Vasconcellos e a atriz Malu Mader. Ao lado do álbum de estreia da Nação Zumbi, Samba Esquema Noise, fora os percussores de um movimento importante de uma cidade e uma década que queria ser diferente da década passada.
Daniel Filósofo |
Daniel Filósofo é cronista, jornalista, profundo conhecedor de rock'n'roll, torcedor do Fluminense e radialista Também escreve suas crônicas dominicais na coluna do Daniel Filósofo.
COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news, não tente
dar golpes de estado e nem tente fechar
pontos culturais, reflita,
espalhe cultura!
SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: https://www.facebook.com/coletivearts/
Instagram: https://www.instagram.com/coletivemov...
Blog: https://coletivearts.blogspot.com
Twitter: https://twitter.com/ColetiveA
0 Comentários