TECITURA


O que te motiva?

“Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.” https://www.significados.com.br/motivacao/

Diversos conceitos e significados podem ser dados a este substantivo, muito estudado pelo ramo da Psicologia. Motivação é uma palavra forte, determinante, conceitual, um tanto subjetiva, responsável pelo que somos e fazemos, nossas evoluções como indivíduos e sociedades; pode-se dizer que é o que nos move, senão como ou em que ponto estaríamos hoje, como sociedades?

Motivação. O que me motiva, o que me desmotiva, e quais perdas e conquistas eu já tive, em minha história, associadas a esta palavra?

Bom, primordialmente sou um cético, com uma formação técnica, inclinado à ciência e às tecnologias, não muito adepto às teorias do “destino”, aos credos religiosos ou às superstições. Lá no fundo, creio que tudo que se passa em nosso entorno é uma consequência de nossas escolhas e atitudes, escolhas estas que muito tem a ver com os momentos em que vivemos, a influência orquestrada pelo ambiente ao qual estamos inseridos, as relações humanas desenvolvidas, formando um conjunto de ações e pensamentos capazes de influenciar de forma importante as nossas motivações, estas que se compõem como fatores importantes em nossas tomadas de decisões.

Hoje, realizei um curso ofertado pela Prefeitura de Gravataí, junto ao colega André e tantos outros servidores e servidoras, referente à Nova Lei das Licitações. Eu adoro estudar! Ser convidado a fazer parte de grupos de estudo tão seletos e específicos é um elemento motivacional para mim. Sei que ali adiante estes frutos serão colhidos, uma atitude destas é empreender em carreira, com consequências em todos os campos da vida. Esta motivação é positiva, trata de estratégias para um bem futuro; amanhã inicio em um outro treinamento, este proporcionado pela excelente Secretária Selma Fraga, da Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia (SMICT), denominado Smart GOV, treinamento este ao qual eu fui um dos Servidores Públicos selecionados, junto ao meu colega Jordan Olsefer. Vai ser interessante, um elemento motivacional importante. Cabe ressaltar, Selma Fraga é uma agente política, candidata a vereadora em Gravataí na última eleição com um número expressivo de votos pelo sufrágio universal, garantindo para si uma condição de Secretária Municipal, responsável por trazer ao município a criação desta Secretaria tão interessante, que lida com inovações, Startups, ideias e mentes brilhantes. Selma Fraga é motivação pura! Participar de seus eventos, ouvir  suas falas, acompanhar a prática de suas ações não só motiva, como também inspira! Motivação e inspiração, que bela união de palavras, não? A Prefeitura de Gravataí acertou em cheio trazendo essa craque em se tratando de desenvolvimento humano e organizacional!

Voltando mais à minha história, vamos aos primórdios de minha educação. Final dos governos militares, fim dos anos 1980, época em que vivi minha adolescência, iniciando no ensino médio. Era 1987, minha família recém havia retornado de São Paulo capital, onde havíamos morado por três anos. Meu pai era forte ainda, no auge de seus quarenta e poucos anos ... ah, que boas lembranças dele, mal sabia que dali a oito anos estaríamos perdendo-o (faleceu em 1995, aos 51 anos). Ele era um eletricista, eletrotécnico formado pela Escola Técnica Parobé. Era minha principal inspiração! Lá em São Paulo, morávamos próximos da sede do IUB - Instituto Universal Brasileiro. Não existia as tecnologias que temos hoje. Pode-se dizer que o IUB era um precursor do ensino EAD. As aulas eram via apostilas, enviadas pelos Correios, com uma sequência de matérias que, ao avançar, você recebe kits de montagem. Meu curso era Eletrônica Básica, Radiotécnico e Áudio. Como morávamos em São Paulo, no Bairro Santo Amaro, próximo à sede do IUB, no Largo Treze de Maio (perto da Estátua de Borba Gato), eu tive o privilégio de conseguir fazer algumas aulas nos laboratórios do IUB. O pai me levava com o maior orgulho! E assim fui, retornando a Porto Alegre, já com um “diploma” de técnico do IUB, eu entrei na Escola Técnica Parobé. Última turma de cinco anos. Levei cinco anos para me formar, saí em 1992, Técnico Eletrônico Industrial e Desenhista de Circuitos Elétricos. Um sonho que meu pai tinha, ver seus filhos formados! Eu, Técnico Eletrônico, meu irmão, Mecânico de Automóveis pelo SENAI, minha irmã, Técnica em Administração de Empresas formada no Mesquita. Apesar do tempo passado, o exemplo que ele e nossa mãe nos deram fizeram de nós os pais que somos, e acho que estamos cumprindo bem este papel. O exemplo inspirou, e a inspiração virou motivação, resiliência, força e determinação.

Fui técnico. Uma carreira de 25 anos, onde trabalhei em quatro empresas, três delas multinacionais, duas com participação importante na história das inovações tecnológicas mundiais. E um dia isso acabou. Um golpe forte eu sofri, que envolveu saúde. Razão para desmotivar, abalar, deprimir. Porém, sinto-me dono do meu “destino”, se é que posso assim chamar. E mais uma vez a “motivação” se deu como uma chama clamando por mudanças. Comecei voltando aos estudos, procurando por algo completamente diferente do que estudara até então. Saí das certificações e cursos tecnológicos, e me graduei em Letras- Língua Portuguesa e Literatura. Caí de cabeça nos concursos públicos, virei “concurseiro”. Consequência: aprovado em diversos certames, tomei posse como Servidor Público da Prefeitura de Gravataí - RS no final de 2015. Tive um começo difícil, mas fui me adaptando e hoje posso dizer que estou realizando uma boa jornada, onde  desenvolvi alguns trabalhos significativos, recebo a confiança de meus pares e colegas de trabalho.

Eu acho que é isso, a relevância desta palavra - motivação - no percurso de nossas existências, na escrita diária de nossas biografias, a importância que ela tem para construir o nosso papel no mundo.

Pois então ... reflita. O que te motiva? O que faz você continuar nesta jornada? Quais seus projetos, seus objetivos ... qual seu maior sonho? Um forte abraço em todos!

Sandro Gomes

Sandro Ferreira Gomes, Professor de Língua Portuguesa, Conselheiro Municipal de Políticas Culturais em Gravataí/RS, Servidor Público, Porto Alegrense, admirador das belas artes, do texto bem escrito e das variedades de pensamento. 

Confiram podcast gravado com Sandro Gomes clicando Aqui

COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news, não mate carpas e nem emas,
não tente dar golpes de estado,
espalhe cultura!

Postar um comentário

0 Comentários