TECITURA

AMOR

O amor transborda! Um tema que sempre fascinou e intrigou a humanidade. Desde tempos imemoriais, poetas, escritores e artistas buscam capturar a sua essência, criando obras que deixaram legado, retratando períodos da história em forma de textos, pinturas, gravuras, esculturas e tantas outras maneiras de expressão artística. Mas o que é o amor? Trata-se de um sentimento, uma emoção ou uma escolha?

Amor, substantivo masculino que denota sentimento, abstração, subjetividade, palavra que detém uma força incalculável, imponderável, capaz de construir laços duradouros ou, se não correspondido, deixar marcas profundas. 

Para muitos, o amor é uma mistura de vários elementos. Um sentimento profundo que surge despretensiosamente, conectando pessoas de maneira especial, fazendo-nos sentir vivos, felizes, completos. Apresenta-se de várias formas, configurações que se montam no desenrolar de nossas existências; são escolhas que fazemos todos os dias, de amar e cuidar da pessoa que escolhemos para compartilhar nossas vidas.

Encontrado em várias formas diferentes, seja ele o amor entre um casal, entre pais e filhos, entre amigos ou até mesmo o amor pela vida e pelos seres na natureza, o amor é sempre algo bonito e poderoso; todavia, também pode ser doloroso. Quando as coisas não funcionam bem, quando o amor não é correspondido, quando a sintonia não existe, pode haver mágoas, tristeza e decepção. É um sentimento que exige trabalho e esforço para ser cultivado, sensibilidade para perceber os pequenos detalhes que o cercam e inteligência para enfrentar os obstáculos que o caminho impõe, porém àqueles que perseveram juntos, muitas vezes encontram um amor ainda mais forte e duradouro.

Duradouro ou efêmero, confundido muitas vezes com as paixões, repentinas e avassaladoras, o amor entre enamorados pode ser conturbado, mexendo com os pensamentos e formas de agir, influenciando as identidades dos envolvidos. Fato é que, por mais desafiador que seja, trata-se de um sentimento que traz sentido à vida.

No fim das contas, falar e pensar o Amor traz uma reflexão importante ... para mim, o amor é uma jornada pessoal, única, um sentimento indescritível em palavras mas que todos podem sentir. E quando o amor é encontrado, é como encontrar algo muito raro ... deve ser celebrado, apreciado, valorizado.



Sandro Gomes

Sandro Ferreira Gomes, Professor de Língua Portuguesa, Conselheiro Municipal de Políticas Culturais em Gravataí/RS, Servidor Público, Porto Alegrense, admirador das belas artes, do texto bem escrito e das variedades de pensamento. 

Confiram podcast gravado com Sandro Gomes clicando Aqui

COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news, não mate carpas e nem emas,
não tente dar golpes de estado,
espalhe cultura!

Postar um comentário

0 Comentários