A MÚSICA SEGUNDO O FILÓSOFO

Cream- Disraeli Gears

Existem bandas que são normais, outras são boas e outras acima da média. E uma delas é o Cream. Um dos melhores Power trio do Rock Roll, infelizmente teve uma carreira curta, devido a muita briga e ‘a egos  inflados. 

Era final de 1967. Década prolifera em bandas e músicos solos de qualidade única e que entrou para história da música. No mesmo ano, Jimi Hendrix lança seu primeiro álbum e os Beatles lançam Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”. No dia 01 de Novembro do mesmo ano, a banda lança seu segundo álbum, intitulado de Disraeli Gears. Com Eric Clapton na guitarra, Jack Bruce no baixo e Ginger Baker na batera, pode- se considerar um supergrupo. Alguns acham que a banda era perfeita,  que não é nenhum exagero. 

Aqui nesse álbum a banda mostrou a que veio. Gravado no Atlantic Studios em Nova York após nove shows da banda como parte da série de concertos Music in the 5th Dimension de Murray. A produção ficou a cargo de Felix Pappalardi, que futuramente foi baixista do Mountain. A capa foi desenhada pelo artista australiano Martin Sharp que morava no  mesmo prédio de Eric Clapton. 

A banda está afiadíssima, numa boa simbiose. Eric Clapton despejando bons riffs em sua Stratocaster. Jack Bruce bem virtuoso e preciso no baixo e Ginger Baker numa batida leve na batera, fez a junção   de três caras talentosos numa banda.

Um dos maiores clássicos da banda pertence a esse álbum. Sunshine of your Love se tornou uma musica icônica, uma das grandes músicas que representam uma década. Outro destaque do álbum é Strange Brew. Primeiro single do disco é a música que dá o pontapé inicial ao álbum. A música é uma boa mistura entre blues e jazz. Tales Of Brave Ulisses é outro destaque do disco. Baseado em um poema do australiano Martin Sharp. A música centra-se nas interpretações seletivas da mitologia grega, que gira em torno do herói Ulysses e da deusa grega do amor Aphrodite. A banda transformou a música numa boa psicodelia. Uma mistura de Blues, Rock, música psicodélica e muita viagem regada a LSD, coisa comum na galera dos anos 60. Infelizmente por egos muitos aflorados, a banda teve uma carreira bem curta. Clapton seguiu  fazendo bons trabalhos nos anos seguintes. 

Cream- Disraeli Gears:



Daniel Filósofo 

Daniel Filósofo é cronista, jornalista, profundo conhecedor de rock'n'roll, torcedor do Fluminense e radialista Também escreve suas crônicas dominicais na coluna do Daniel Filósofo.



COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news, não tente
dar golpes de estado e nem tente fechar
pontos culturais, reflita,
espalhe cultura! 


Postar um comentário

0 Comentários