ARTE E CULTURA

 

capa de Ana Paula Otero

TEX, 75 ANOS DE UM MITO COM MUITA 
COMEMORAÇÃO CHEGANDO!

No próximo dia 30 de setembro o maior mito de quadrinhos de faroeste estará completando 75 anos de vida, e o ColetiveArts pelo terceiro ano consecutivo estará elaborando sua cavalgada de comemoração. 

Este ano marcaremos presença online com matérias, entrevistas e com uma mesa de debates presencial na Feira do Livro de Gravataí/RS no dia 02/09, com Leandro Doro, Raul Estigarribia e Adão Avilla:  "Tex, 75  anos de um mito dos quadrinhos" na Tenda Denise Medonha que será montada para o evento no Parcão da 79 de Gravataí. A Feira do Livro acontecerá do dia 30/08 até o dia 03/09/2023.


Também teremos mais uma exposição online inédita, a terceira dedicada ao caubói de camisa amarela e a seus pards, a III - Exposição virtual Cavalgando com Tex - 2023, com diversos artistas com os mais variados estilos, se fazendo presentes para homenagear Tex Willer . Se você desenha, envie sua arte com nome, cidade/país e com seu nome ou pseudônimo para: coletivearts@gmail.com até o dia 20/09.


Também estaremos publicando online o mais novo banner da exposição Dia Nacional do Tex, atualizando o mesmo, que tem a criação e curadoria do grande coletive GG Carsan. As exposições entrarão no ar no dia 30 de setembro.


O Coletive estará com todos nessa cavalgada, dando apoio e ajudando na realização daquele que promete ser o maior encontro Texiano realizado no Brasil, a segunda edição de UMA TARDE BONELLI, que irá ocorrer no dia 30/09 e 01/10 em Porto Alegre/RS na Biblioteca Pública do Estado, na rua Riachuelo nº 1150, das 13h às 19h, um evento recheado de atrações para deixar todo o texiano e todo o fã de quadrinhos em êxtase. O Coletive estará presente com  uma mostra do que aconteceu nas últimas duas exposições online Cavalgando com Tex, também contando com artes que estão chegando e farão parte da nova edição da exposição virtual que entrará no ar dia 30 de setembro. O Coletive também terá  uma mesa de debates contando como foi a experiência de realizar duas edições online da Cavalgando, sendo que a primeira edição foi o maior evento online do mundo dedicado ao personagem.

No dia 30/09 e dia 01/10 lugar de texiano é em Porto Alegre!


Para iniciarmos essa cavalgada, o Arte e Cultura foi falar com Leandro Doro, um dos principais organizadores desse encontro texiano, e uma das cabeças pensantes do cartum, da charge e dos quadrinhos gaúchos.

UMA TARDE BONELLI - conversa com:
 LEANDRO DORO


JORGINHO: Fale para o leitor como surgiu a ideia do evento Uma tarde Bonelli?

DORO: A ideia de Uma tarde Bonelli surgiu após a visita de Carlos Ambrosini a Porto Alegre. Ele é casado com a artista Lu Vieira e nos proporcionou uma tarde inesquecível em 2022, onde conversamos sobre quadrinhos Bonelli e as suas influências.


JORGINHO:  Como surgiu a sua relação com o personagem Tex Willer? 

DORO: Leio Tex desde meus vinte e poucos anos. Antes não me interessava. Comecei a ler porque notei que os roteiros eram mais elaborados que quadrinhos Marvel ou DC. Apaixonei também, por Dilan Dog, Martin Mistery, Júlia Kendall e outros títulos da editora. A paixão culminou na visita a editora, em Milão, em 2022, onde fui recebido por roteiristas e desenhistas da empresa. 


JORGINHO: Na sua opinião, qual a importância de Tex para o mundo dos quadrinhos?

DORO: Tex é o maior acesso que temos aos quadrinhos europeus no Brasil. É o mais barato e democrático. Se ler os Tex Gigante verá desenhos de inúmeros artistas europeus que estão na ativa. O mesmo vale para a Disney italiana, cujos desenhistas se destacam pelo estilo mais rebuscado e repleto de movimento e detalhes.


JORGINHO: O que o fã de Tex irá encontrar dia 30/09?

DORO: Sem dúvida os fãs de Tex encontrarão oportunidade de conversar com artistas, editores e fãs de Tex. Será uma ótima oportunidade para dar visibilidade a esses leitores que fazem parte de uma maioria no país.


JORGINHO: Deixe aqui uma mensagem para o público leitor do Arte e Cultura, e para os fãs de Tex que estão se preparando para invadir Porto Alegre.

DORO: Venham a Porto Alegre e curtam a nossa Tarde Bonelli que, sem dúvida, fará com que os pards se sintam em casa e bem acompanhados, até de um bife de três dedos e uma montanha de batatas.


Uma Tarde Bonelli
Dias: 30/09 e 01/10/2023. 
Local: Biblioteca Pública do Estado, na rua Riachuelo nº 1150
Horário: 13h às 19h
Entrada franca.


Jorginho

Jorginho é Pedagogo, Filósofo, graduando em Artes, com pós graduação em Artes na Educação Infantil, ilustrador com trabalhos publicados no Brasil e exterior, é agitador cultural, um dos membros fundadores do ColetiveArts, editor do site Coletive em Movimento, produtor do podcast Coletive Som - A voz da arte, já foi curador de exposições físicas e virtuais, organizou eventos geeks/nerds, é apaixonado por quadrinhos, literatura, rock n' rol e cinema. É ativista pela Doação de Órgãos e luta contra a Alienação Parental.

CINCO ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS!
O Coletive cavalga junto com Tex!
 

Postar um comentário

0 Comentários