NAVALHAS AO VENTO


 DIA DO PATRIOTÁRIO

A Câmara Municipal de Porto Alegre deve estar sem nada de útil para fazer.

O vereador Alexandre Bobadra (PL), agora cassado, cria o projeto de lei para o “dia do patriota”, a ser comemorado no dia 08 de janeiro, dia dos atos golpistas em Brasília.

O projeto foi protocolado em 15 de março e, depois de ser aprovado pelos vereadores, foi encaminhado para sanção ou veto do prefeito Sebastião Melo. Sem sancionar ou vetar a proposta no prazo legal, o texto voltou para a Câmara de Vereadores e foi promulgado.

Os patriotários, não satisfeitos em cagar no STF, agora fazem outra “cagada”, através do vereador do PL. Fico pensando como será que funciona o cérebro desta gente. Comemorar atos golpistas, comemorar a destruição do patrimônio público...

Uma coisa é o povo se rebelar e partir para o quebra-quebra, não que eu concorde com essa atitude, muito pelo contrário, mas pelo menos podemos dizer que foi o gado estúpido, o analfabeto político ou aquele que se vende por qualquer trocado, outra coisa é um vereador que tem como uma das funções “propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo”. É notório que o ataque do dia 8 não representa o povo e sim uma pequena parcela de irresponsáveis e criminosos. Agora só falta criarem o dia do assassino, afinal a destruição de obras de arte também é um tipo de assassinato.

Cada dia eu fico mais envergonhada com os políticos da direita. Em sua totalidade não estão nem um pouco interessados no povo. O mundo vendo toda essa bagunça acontecer no nosso país só me resta sentir vergonha de ser compatriota dessa gente e desses políticos.

Fico imaginando como seria a comemoração do dia do patriota: seria invadindo prefeituras, rezando para pneu, se agarrando em caminhões para pegar carona e cagando no tribunal. Seria um dia bem animado. Quem sabe criariam uma estátua com a imagem de um patriotário enrolado na bandeira nacional e cagando, igual fizeram no Supremo Tribunal, na sala do Alexandre de Moraes... Com certeza teríamos gado cantando o hino para a estátua.

É... a direita não me surpreende mais. Em Gravataí o prefeito destrói as praças da cidade, arrancando árvores históricas, ao invés de proteger o verde ele prefere cimento. Em Brasília atos golpistas gerenciados por políticos da direita, em Porto Alegre vereador comemora esses atos... A política perdeu totalmente sua função...

E mais uma vez teremos que limpar a bosta. De acordo com o site gauchazh.clicrbs.com.br ”Em ação protocolada na sexta-feira (25), a   Procuradoria-Geral da República  (PGR) pediu ao  Supremo Tribunal Federal  (STF) que  declare inconstitucional  a lei que criou o Dia do Patriota em Porto Alegre”.

Com tanta coisa a ser feita em Porto Alegre a Câmara de Vereadores se ocupa em limpar mais essa cagada e no dia 28 de agosto, o site gazetadopovo.com.br nos presenteia com a notícia de que o ministro Luiz Fux, do TF, suspende Lei de Porto Alegre que celebra 8 de janeiro como dia do patriota (em minúsculo).”

Como já disse, tenho vergonha dos políticos da direita, tenho vergonha do gado que os defende, mas tenho o maior orgulho de estar do lado certo da história. Sou de esquerda. Meu coração fica do lado esquerdo e meu sangue é vermelho. Bato no peito com a cabeça erguida: não tenho culpa de nada disso.

Ah, nem perca tempo em mandar mensagem me criticando. Eu não escrevo para tentar mudar tua opinião, seria inútil. Eu escrevo para quem concorda comigo saber que estamos juntos, do mesmo lado, com o mesmo ideal... cidade, estado e pátria.

Isab-El Cristina Soares
Isab-El Cristina Soares é poeta, membro do Clube Literário de Gravataí, autora de 6 livros.  Graduada em Letras/ Literaturas, pós-graduada em Libras.

Escute o episódio do podcast Coletive Som gravado com Isab-El , clicando Aqui.

 CINCO ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!
Está acontecendo:


📚 01/09 - Sexta-feira

9h às 21h - Feira de Artes ColetiveArts - Casa Coletive



SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

1 Comentários