Tom Zé - Estudando o Samba
Tom Zé é nome mais Underground do movimento tropicalista. Experimentalista por excelência, sempre está fora da curva e do senso comum, confundindo para lhe explicar, fazendo um nó na mente de nós meros mortais.
Em 1976, Tom Zé entra em estúdio para gravar seu quinto álbum, intitulado de Estudando o Samba. Lançado pela Continental, A arte da capa foi criada pelo artista Walmir Teixeira. Capa bem criativa e instigante, aparecem arames farpados entrelaçados a uma corda em um fundo branco. O álbum mostra a desconstrução do samba no modo tradicional. Não que o artista tenha inventado algo novo no samba. A ideia surgiu quando Tom Zé foi convidado a cantar num programa de TV, A felicidade de Tom e Vinicius. Música essa que ganhou uma roupagem bem diferente no álbum.
São doze faixas, bem produzidas, tocadas minuciosamente e letras contundentes. Não é á toa que é considerado um clássico. Foi através desse disco que David Byrne conheceu Tom Zé e trouxe o artista novamente aos holofotes, anos depois, já que erroneamente, estava num ostracismo.
Tô, música feita com Elton Medeiros, talvez seja a música mais lembrada do álbum, não que as outras não tenham certo destaque. Ao contrário, é um deleite escutar faixa por faixa de Estudando o Samba. Outro destaque é Só (Solidão). Fora a já citada À felicidade, clássico de Tom e Vinicius que ficou bem diferente no disco.
Estudando o Samba é um disco para se conhecer quem é Tom Zé e sua obra e poder reconhecer seu talento.
Para escutar Tom Zé - Estudando o Samba
Daniel Filósofo |
0 Comentários