
O ColetiveArts está de luto, a poesia está de luto, a arte está de luto, eu estou de luto. Meu amigo e poeta Ricardo Mendes despediu-se deste mundo na madrugada da terça-feira, dia 23 de abril de 2024. Saiu de forma trágica como uma de suas poesias e me deixou com o coração dolorido e com lágrimas nos olhos e na alma que sente a dor de sua partida.
Ricardo era um poeta maravilhoso, com um texto que impactava a todos que o liam. Cronista de uma vida dura e triste que muitas pessoas insistem em não querer enxergar, Ricardo era doce, profundo e incisivo. Participou de muitos eventos do Coletive, com vídeos, poesias e saraus . Ricardo respirava poesia, respirava cultura.
Esse mundo que é desigual e canibal, que consome almas grandiosas, mas que insiste em glorificar o medíocre fez mais uma vítima. Quantas mais fará?
Ricardo tinha me feito a promessa de que viria morar no Rio Grande do Sul, e eu a de que iria buscar ele no aeroporto, não deu, meu poeta... hoje a dor é imensa. Exatamente no dia anterior à sua partida curti no Facebook uma poesia (ou microconto ou pensamento, dependendo de quem a lê) sua:
"No mundo existem dois tipos de pessoas.
Evitem ambas."
Em sua homenagem, reproduzo abaixo a entrevista que ele deu ao Arte e Cultura no dia 20 de junho de 2021, quando havia criado o projeto Sarau carro de som, a poesia sobre rodas, um projeto que só a mente criativa de um poeta poderia ter. Até breve, meu amigo.
෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴෴
Um sarau num carro de som...se alguém há alguns anos me falasse de algo assim, eu diria que estaria mentindo. Ora! carros de som contribuem para a poluição sonora, com seus "vote nesse", "vote naquele", "olha o ovo a dez reais a bandeja". Quem ousaria pensar numa ideia dessas? Quem seria tão audacioso?


Jorginho: Ricardo, já são quantos anos de poesia? Como surge a literatura em sua vida?




![]() |
Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância. - Ricardo Mendes |
![]() | |
|
1 Comentários
Uma perda enorme para o mundo, de forma geral. Lembro de termos falado a um tempo atrás sobre este projeto, Carro de Som, e as formas de fazer arte, cultura, literatura, TUDO através do evento. Ricardo era uma ótima pessoa! Abraços aos amigos, parentes, envolvidos, cidadãos de bem que continham com ele um forte vínculo!
ResponderExcluir