COLETIVEARTS NO ENTARDECER CULTURAL
Com muita alegria o ColetiveArts participou do Entardecer Cultural em comemoração ao Dia Estadual do Patrimônio, promovido pela Prefeitura Municipal de Gravataí.
Nascido gravataiense, o ColetiveArts , que nestes seis anos abrange diversos segmentos da cultura, se orgulha de manter parceria com a Secretaria Municipal de Governança, Comunicação e Cultura e no Dia Estadual do Patrimônio não poderia deixar de se fazer presente.
O evento manteve uma agenda repleta de atrações culturais na cidade de Gravataí. Ao longo do dia tivemos duas sessões do Circuito-Histórico Cultural pelo centro da cidade, culminando com o Entardecer Cultural no Casarão dos Bina com performances teatrais e apresentação do Coral Carlos Bina. Entre as memórias cênicas apresentadas, o ColetiveArts se fez presente com a esquete Virgínia, a louca de Gravataí, de minha autoria. Fiquei muito feliz com o convite da SMGCC para representar o Coletive e apresentar a história.
A vida real as vezes imita a arte e a história da Virgínia é real. Retrata a vida de uma moradora da cidade de Gravataí, do início do século XX, que se apaixona por um rapaz pobre e mestiço e engravida. A família, com o intuito de reparar a honra da filha, entrega a criança para adoção e mata o rapaz, lembrando a história Ana Terra, de Érico Veríssimo. A moça enlouquece pela perda de seus dois amores.
Cada esquete foi apresentada numa das peças do casarão, por isso eu não acompanhei as outras histórias, mas acompanhei os comentários nas redes sociais. Cada história tocou em alguma memória de cada uma das pessoas que estavam presentes. Muitas pessoas comentaram que não conseguiram segurar as lágrimas durante as apresentações. Outras lembraram histórias de suas famílias... Ouvi uma moça falando que quase podia sentir o cheiro do bolo de sua avó, ao terminar a terceira apresentação. Muitas pessoas me parabenizaram pela apresentação da “Louca”, muitos comentaram que se emocionaram com a dor que ela transmitia. Alguns mais velhos lembraram da moça que ficava sentada no Quiosque ou caminhando pelas ruas de Gravataí. Fiquei muito triste por ter que sair logo após a apresentação, tinha outro compromisso. Eu queria ter assistido a todas as apresentações, mas minha felicidade foi mostrar a história dessa moça, tenho muito carinho por ela. Afinal, quem de nós nunca fez uma loucura por amor?
Foi um desafio apresentar ao lado de atores conhecidos como a diretora de cultura SMGCC Izabel Cristina, do secretário adjunto Giuliano Pacheco e da Marlise Damin, entre outros.
Parabéns a equipe da cultura que nos presenteou com um evento inesquecível. O casarão dos Bina, com aquele cenário bucólico e o cheiro do verde brindando nossos pulmões, nos transporta no tempo. Aquele casarão, por si só, já é uma história que grita mesmo no silêncio de suas paredes e o ColetiveArts sente-se lisonjeado em fazer parte da história desta tarde tão linda.
Isab-El Cristina Soares |
4 Comentários
Foi um entardecer muito marcante.
ResponderExcluirOi, sou a Isab. Concordo, foi um entardecer maravilhoso, ímpar. Abraço
ExcluirMaravilhosa como sempre! Grandiosa...
ResponderExcluirOi, sou a Isab. Fico muito feliz que tenhas gostado. Agradeço o carinho. Abraço
Excluir