E estivemos no EnconTex!
Esse maravilhoso “encontro de texianos” (por texianos entendamos os apaixonados pelos quadrinhos do personagem Tex Willer), onde pudemos nos confraternizar, nos irmanar e, claro, trocar experiências sobre o colecionismo, as aventuras, o maravilhoso caminhar de cada um.
O local é propício para isto! Aliás, o local foi feito para isso.Uma cidade do Velho Oeste incrustrada entre as verdejantes plantações rurais das colônias de Chopinzinho-PR. Sim, a Vila Texas é uma cidade cenográfica do faroeste, com seus elementos urbanos e aspecto rústico, situada na Linha Vitória a 15 km do centro urbano.
Esse evento foi especial, pois trouxe nomes importantes da produção editorial do personagem no Brasil, como o editor Dorival Vitor Lopes, da Mythos Editora (principal editora que publica Tex em nosso país), o desenhista Pedro Mauro, primeiro artista brasileiro a desenhar uma aventura de Tex, o casal Marcos e Dolores Maldonado, letristas de longos anos do personagem, que são os profissionais que escrevem no balão de falas e pensamentos dos personagens dos quadrinhos.
Além dessas estrelas do mundo “comics” o evento contou com cerca de 150 pessoas, fãs, leitores e colecionadores de Tex, e muitos, de tão fãs, vieram travestidos de personagens dos quadrinhos. Foram os “cosplayers” que animaram ainda mais a festa.
E quantos “cosplayers” tivemos nesse encontro! Tivemos vários Tex (com camisa vermelha, amarela e azul), tivemos mais de um Kit Willer e tivemos dois Kit Carson (faltou o Jack Tigre) e muitas Lilyths. Tivemos também amigos do Tex como o El Morisco, mas tivemos um significativo número de inimigos! E quem estava lá dessas criaturas perversas? Mefisto, El Muerto e, pela primeira vez, Mitla e Satânia! Tivemos outro personagem Bonelli muito ligado a Tex: dois Zagor e um Chico.
Também tivemos dois grandes pioneirismos em termos de “cosplay”: a primeira mulher Tex e uma aparição da “roupa de caveira” do Tex, que surgiu na Vila montado em seu cavalo em pleno galope. Sim, foi um encontro memorável! Na programação o lançamento do livro “Tex Curiosidades”, da autoria de João Marin (Londrina-PR) e Doacir Liberalesso (Pato Branco-PR), que fizeram uma bela exposição sobre curiosidades e vida editorial do personagem, na manhã de sábado. Pela tarde, Pedro Mauro em mais que uma palestra – deu um show de simpatia –, relatando aos fãs toda sua saga na produção da aventura “Noite Longa em Cayote”. Seguiu-se, ainda na tarde, a conversa com os editores, com Dorival falando sobre a situação editorial da Mythos e o Neimar Nunes, editor da Saicã, falando de seus lançamentos, especialmente Zagor. Também tivemos as falas dos queridos letristas Marcos e Dolores Maldonado.
Antes do crepúsculo foi feito uma divertida gincana de perguntas sobre detalhes do mundo Tex, com distribuição de prêmios aos “experts”, seguido das fotos oficiais do evento com todo o público presente.
Na noite de sábado foi acesa a já tradicional “fogueira Tex”, quando a icônica logo marca do personagem transformou-se em um nome flamejante nas ruas da Vila Texas. Seguiu-se, após um laudo jantar, o bolo de aniversário e o canto uníssono de “parabéns a você”. Parabéns Tex Willer!
O domingo (29) teve atividades pela manhã com simulações divertidíssimas de duelos, com boa participação das poucas (mas animadas) crianças e muitos homens-crianças ou crianças-homens (ainda não sei bem).
O almoço também marcou a despedida de mais um grande evento na já saudosa Vila Texas. Que venham mais, e que o casal Delair e Érica Turella possam sempre nos receber em sua nostálgica e aprazível Vila Texas.
Obrigado pessoal!
EROS JOSÉ SANCHES |
Se inscrevam no canal COLECIONISMO TEX do EROS clicando AQUI
2 Comentários
Depois de ouvi-lo na Live e lê-lo aqui, é 'quase' como se tivesse ido e me divertido no ENCONTEX.
ResponderExcluirObrigado por nos contar essa história
Encontro incrível!Que Ficará para sempre em nossos corações.
ResponderExcluir