ARTE E CULTURA

 

HUMOR WESTERN

O faroeste virou cartum e vai virar livro, o cartunista Arthur Filho está preparando o lançamento do seu  Humor Western para novembro próximo, prometendo muito bang bang e muitas risadas. Dono de um traço muito próprio e marcante Arthur Filho, desenvolve tudo com muito bom humor, tipico das melhores revistas e jornais que eram publicados nos anos 1970 e 1980. Nós do Arte e Cultura fomos conversar com ele para saber um pouco mais de sua trajetória, confiram:

ARTHUR FILHO

JORGINHO: Quem é o Arthur Filho? 

ARTHUR FILHO: Gaúcho, do centro de Porto Alegre. Aposentado, mas ainda trabalho. Fui professor, formado em Letras, ainda instrutor de Karatê, desenhista freelancer, músico amador. Sou um indivíduo versátil, persistente, intenso no que me proponho a fazer, criativo, preocupado com  as coisas, sempre tentando ser uma boa pessoa.

JORGINHO: Como os quadrinhos entraram em sua vida? O que você costumava a ler quando criança?

ARTHUR FILHO: Meu pai comprava muita coisa nas bancas e sempre nos trazia revistas em quadrinhos. Quando criança li de tudo, como Tio Patinhas, Zé Carioca, Bolinha, Recruta Zero, Mônica e Cebolinha; logo, Tarzan, Zorro, Don Chicote, Kid Colt, Fantasma, Mandrake, Aba Larga, Águia Negra etc.

JORGINHO: Quais as suas influências?

ARTHUR FILHO: Várias. Nos cartuns: Henfil, Nani, Edgar Vasquez, Santiago, Juska,  Quino, Crumb ,... Nos quadrinhos vários: os desenhistas Gedeone Malagola, Walmir Amaral, Shimamoto, José Menezes, Seto, Millazzo, Hugo Pratt, Font, Diso, Ticci, Caniff, Kubert,..

JORGINHO: Fale sobre a sua paixão pelo faroeste? 

ARTHUR FILHO:  A paixão pelo faroeste era inevitável na época. Filmes, seriados de tv, a variedade de hqs de cowboys, a ideia do mocinho justo e valente nas maiores aventuras no Velho Oeste.

JORGINHO: Quando e Como surgiu a ideia do Livro Humor Western? O que o leitor vai encontrar lá? 

ARTHUR FILHO: Cartuns que eu fiz a vida toda, publiquei bastante mas o interessante é que com a vitrine virtual comecei a produzir mais para muito mais gente ver. Criatividade sempre tive e agora mais veterano parece que aflorou mais ainda. Venho mostrando o meu trabalho, preparando o terreno, para lançar uma edição impressa com mais de 100 cartuns no tema faroeste, a Humor Western, com a ajuda técnico-digital de Fabián Bonorino. A revista número único conterá mais de 100 charges, no estilo de desenho apropriado, capa e contracapa a cores, 32 páginas, miolo p&b, provavelmente a adquirir pela Kalimazine. Devemos lançar em novembro, 2024.

JORGINHO: Deixe sua mensagem para o leitor do Arte e Cultura

ARTHUR FILHO: Amigos, mergulharmos em Arte e Cultura fortalece, alegra, educa, deixa mais leve nosso ser, temperando bem nossa vida de leitor.


ARTHUR FILHO Redes Sociais:

Face: AQUI

E-mail: arthur.goju@bol.com.br

"Sou um indivíduo versátil, persistente, intenso no que me proponho a fazer, criativo, preocupado com  as coisas, sempre tentando ser uma boa pessoa."
- Arthur Filho


Jorginho

Jorginho é Pedagogo, Filósofo, graduando em Artes, com pós graduação em Artes na Educação Infantil, ilustrador com trabalhos publicados no Brasil e exterior, é agitador cultural, um dos membros fundadores do ColetiveArts, editor do site Coletive em Movimento, produtor do podcast Coletive Som - A voz da arte, já foi curador de exposições físicas e virtuais, organizou eventos geeks/nerds, é apaixonado por quadrinhos, literatura, rock n' rol e cinema. É ativista pela Doação de Órgãos e luta contra a Alienação Parental.

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

DIRETO DA COLETIVE CAVERNA!
COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

1 Comentários