
Yellowstone

Não. Não vamos falar de Zé Colmeia.
Iniciamos nossa série fora de série com esta que teve 5 temporadas e foi finalizada recentemente.
A série é protagonizada por Kevin Costner e conta a história de John Dutton, próspero fazendeiro e cowboy, na melhor acepção da palavra, que luta para manter seu rancho, o Yellowstone (com esse nome por ficar ao lado do famoso Parque Nacional) e que para isso, precisará enfrentar fazendeiros rivais, empresários do ramo turístico, políticos, bandidos e até a própria família.

A série foi criada pelo ator Taylor Sheridan (o honesto policial Hale de Filhos da Anarquia), que enveredou por uma prolífica e muito talentosa carreira de criador de séries (Tulsa King, Operação Lioness, O Dono de Kingstown e Landmann são algumas de suas séries). Sheridan inclusive, tem um papel recorrente na série, interpretando o talentoso e fanfarrão cowboy Travis Wheatley.
Kevin Costner tem talvez, a atuação da sua vida nesta linda série, que retrata a luta de um homem que ama o legado não só da sua família, mas que também ama toda a cultura que permeou este legado. John Dutton é um homem passado dos 60 anos que quer que seu rancho sobreviva a ele. Nem que ele dure apenas 1 dia a mais que ele. E que luta para manter sua família unida neste propósito e que este propósito os aproxima. Seus 4 filhos (Lee, Jamie, Beth e Kayce) não são exatamente o melhor exemplo de união entre irmãos. Jamie e Beth se odeiam mutuamente (e os motivos só serão explicados ao longo da série) e Kayce, abandonou o rancho para viver com Monica, uma indígena.

Os índios são, inclusive, um capítulo a parte e importante da história. Thomas Rainwater é o chefe da Reserva Indígena e tem como meta de vida, devolver as terras de Yellowstone ao seu povo. Custe o que custar. O que o torna no maior inimigo dos Dutton. Mas de forma alguma pense em Rainwater como um vilão. Você não conseguirá enxergá-lo assim. E ainda entenderá seus motivos. Ainda que se apaixone por John Dutton. E confie em mim, você vai se apaixonar por John Dutton. Ele pode ser um cowboy. Mas é uma força da natureza. Falando em força da natureza, Beth Dutton (a excelente Kelly Reilly) é nitroglicerina pura. Responsável pelos negócios da família, ele passa por cima de quem quer que seja para defender o legado de seu nome. Talento, sarcasmo e explosão não lhe faltam. Um ponto interessante da sua jornada é sua relação mal-resolvida com Rip, o capataz e homem de confiança de John Dutton. A tradução de lealdade em forma de gente.
Jamie Dutton (Wes Bentley) é o advogado da família. Extremamente competente e profundamente inseguro. Kayce (Luke Grimes) é o filho caçula, com uma relação conturbada com o pai. Casado com uma índia e pai de um menino, se vê obrigado a voltar ao convívio da família, após uma tragédia familiar. Sua jornada na série, transitando entre ser um cowboy e um índio, é comovente.
.jpeg)
Yellowstone cativa, por mostrar que não há nenhum problema em lutar por uma causa. Mesmo que ela seja saudosista. Mas que é necessário estar preparado para encarar o final das coisas. E das causas. Pois tudo tem seu fim.
É o comovente relato de homens que lutam para manter a integridade de si mesmos e de sua cultura em meio a um mundo que afunda em "progresso".

A série teve uma excelente acolhida do público e rendeu dois spin-offs, 1883 e 1923 (essa ainda no ar), que relatam os primeiros anos da família Dutton.
Recomendo fortemente esta série. E que depois assistam as outras duas. E se quiserem, assistam também o documentário em 4 episódios, sobre os 150 anos do Parque Yellowstone, apresentado por Costner. É um espetáculo visual.
Dou uma nota 9 sem piscar, para Yellowstone.
TRAILER:
![]() |
Davison Silveira |
0 Comentários