ARTE E CULTURA

 

Diversão, cultura e consciência ambiental: Canoas recebe 1º Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem


Uma tarde inteira de diversão, meio ambiente, educação e cultura. No sábado, 5 de julho, a partir das 12h, o Complexo Esportivo e Cultural Praça da Juventude Nelson Mandela, no coração do bairro Guajuviras, será palco da 1ª edição do Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem, um grande encontro que receberá atividades culturais e música para todas as idades. Mais do que um evento, o Mutirão da Reciclagem é um convite à mudança: conscientizar e transformar a relação da população com os resíduos domésticos, valorizar o trabalho essencial dos catadores e mobilizar a cidade por melhor qualidade de vida - um futuro mais limpo e sustentável para todos e todas.

Em um momento em que as chuvas voltam a afetar o Rio Grande do Sul, um ano após as enchentes de 2024, o evento também propõe a conscientização socioambiental diante dos desafios climáticos, reforçando a importância de cuidar do ambiente, das comunidades e setores mais sensíveis a estes impactos.

Com entrada gratuita, o evento integra o projeto Conexões Sustentáveis, desenvolvido pelo Instituto Caminhos Sustentáveis (ICS), em parceria com a Petrobras, e marca o início de uma série de eventos previstos para Canoas e Esteio. Entre seus objetivos, o Conexões Sustentáveis atua na reestruturação e fortalecimento do desenvolvimento produtivo dos catadores de materiais recicláveis. São oito organizações de catadores envolvidas. A iniciativa também compreende ações de educação ambiental sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos.

A 1ª edição do Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem contará com atividades diversas. No espaço cultural, o público poderá acompanhar shows ao vivo. Entre as apresentações, serão realizadas oficinas de grafite e breaking dance. O público mais jovem e seus responsáveis também poderão participar de sessões de contação de histórias e área de recreação. O público está sendo convidado a levar resíduos recicláveis, que serão entregues à equipe de catadores presente no evento. Um gesto que, além de conectar diretamente a população com esses profissionais — responsáveis pela maior parte da recuperação de resíduos sólidos no Brasil —, ajuda a esclarecer ainda mais a importância de cada um na cadeia da reciclagem. Entre os resíduos que poderão ser levados estão: embalagens de papel e papelão, garrafas PET, latinhas de alumínio, itens plásticos, entre outros resíduos recicláveis. As 100 primeiras pessoas que levarem estes materiais para entregar aos catadores vão ganhar um kit com brindes e erva-mate. O público também será convidado a participar de um plantio coletivo de mudas de árvores nativas, que será realizado em área próxima à Praça Nelson Mandela. Outra atração do evento será uma pequena feira de produtores locais e de artesanato.

"Esse é o primeiro evento que o projeto Conexões Sustentáveis está organizando. E a missão dele é, por meio da cultura e da interação entre a população, os catadores e os artistas convidados, trazer à tona o tema da reciclagem e da importância do trabalho dos catadores para a qualidade de vida na cidade e proteção do meio ambiente. Além disso, mostrar que cada pessoa tem sua responsabilidade e que apoiar a reciclagem é um gesto de cidadania", explica Dione Manetti, Presidente do Instituto Caminhos Sustentáveis.

Com previsão de ocorrer entre 12h e 16h30 do dia 5/7, o 1º Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem é o início de uma mobilização contínua, que deve percorrer praças e espaços públicos dos dois municípios gaúchos, localizados na Região Metropolitana de Porto Alegre, em busca de cidades mais sustentáveis e inclusivas, valorizando adequadamente o trabalho dos catadores de materiais recicláveis.

Conexões Sustentáveis: atividades diversas

Além de envolver diretamente os catadores, o projeto Conexões Sustentáveis também atuará em escolas públicas das duas cidades, com ações de educação ambiental voltadas para estudantes e professores. O comércio local também será mobilizado, com o objetivo de estimular práticas sustentáveis no dia a dia e fortalecer uma rede integrada de responsabilidade compartilhada e parceria na gestão de resíduos com os catadores.

O projeto já está em andamento e, neste primeiro momento, concentrou esforços no contato com as organizações de catadores. Foram realizados encontros e diálogos nos quais a equipe do Instituto Caminhos Sustentáveis identificou as necessidades, desafios e potencialidades de cada grupo, criando um diagnóstico individualizado de cada organização. Com base nesse estudo, estão sendo elaborados planos de ação que vão guiar os próximos passos rumo à reestruturação e ao desenvolvimento socio-produtivo desses trabalhadores essenciais.

Sobre o Instituto Caminhos Sustentáveis

O Instituto Caminhos Sustentáveis (ICS) é uma associação civil sem fins lucrativos que desenvolve projetos voltados para a gestão de resíduos, reciclagem e inclusão social. A organização atua na promoção de políticas públicas mais eficazes para a gestão de resíduos sólidos, no desenvolvimento de iniciativas de economia circular e no fortalecimento da participação de catadores na cadeia da reciclagem. Criador do Anuário da Reciclagem, o maior banco de dados sobre a atuação dos catadores em todo o Brasil, o ICS também trabalha na mobilização de setores públicos e privados para fomentar soluções sustentáveis e gerar impactos ambientais positivos, na construção de um futuro sustentável.

Instagram:@ics.br


Jorginho

Jorginho é Pedagogo, Filósofo, graduando em Artes, com pós graduação em Artes na Educação Infantil, ilustrador com trabalhos publicados no Brasil e exterior, é agitador cultural, um dos membros fundadores do ColetiveArts, editor do site Coletive em Movimento, produtor do podcast Coletive Som - A voz da arte, já foi curador de exposições físicas e virtuais, organizou eventos geeks/nerds, é apaixonado por quadrinhos, literatura, rock n' rol e cinema. É ativista pela Doação de Órgãos e luta contra a Alienação Parental.

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVE ARTS, 07 ANOS DE VIDA,
SENDO A MAÇÃ DE ALGUNS,
O GIRASSOL DE OUTROS!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários