NAVALHAS AO VENTO

 A URUGUAIA QUE DEFENDE O BRASIL MAIS DO QUE MUITOS BRASILEIROS

Domingo, dia 21 de setembro, o povo foi às ruas contra a PEC da Bandidagem, ops, da Blindagem e a anistia dos golpistas do dia 8 de janeiro e foi muito lindo de ver.

A retomada da nossa bandeira e das nossas cores se fez presente na gigantesca bandeira do Brasil que o povo levou para a Av. Copacabana. No último dia 10. Em comemoração ao 7 de setembro, o gado que se diz patriota, levou para a Av. Paulista uma bandeira dos EUA e a resposta dos patriotas de verdade foi significativa. Nossa bandeira é do povo brasileiro e o Brasil é nosso. Além disso os nossos ídolos usaram as cores do nosso símbolo no palco: Gilberto Gil vestiu verde, Chico Buarque vestiu azul, Caetano Veloso desfilou de amarelo e Djavan brilhou de branco e juntos, no palco, levantaram o povo defendendo a democracia mais uma vez.

“Vários artistas se apresentam em um ato musical nesta tarde. A cantora Maria Gadú foi a primeira a subir no palco e começou com a música "Como Nossos Pais", de Elis Regina.” – www.g1.com . Marina Sena cantou “Brasil”, de Cazuza, Caetano cantou “Podres poderes”, “Um índio”."Alegria, Alegria" e "Desde que o Samba é Samba". Ivan Lins chegou lacrando e afirmando que: “Nós não temos cara de babaca. Temos que fazer valer isso até outubro do ano que vem. Sem anistia”. – www.g1.com . O cantor Lenine classificou a PEC da anistia como “maior cara de pau da história” e cantou "Ideologia".

O povo nas ruas, grande, gigante, defendendo a soberania brasileira, defendendo a democracia, defendendo nossa história e nossa vida. Queria eu poder estar lá, queria ter feito parte dessa luta... esta luta cheia de garra e de verdade...

Com o coração cheio de alegria por ver meu povo reagindo com tamanha vontade, abro minhas redes sociais e me deparo com a ignorância de um povo que não sei em que dimensão vive, não são brasileiros, não são patriotas... são idiotas, medíocres, incapazes de olhar para frente... a única verdade deles é atacar a esquerda e defender o criminoso Bolsonaro.

Na Gazeta do Povo do dia 21 podemos ler: “Direita questiona artistas que já defenderam anistia e hoje protestam contra”. Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque defenderam o movimento de anistia no processo de redemocratização do Brasil no final da ditadura militar. "Meujesusinhocristinhoamadomestre", essa gente não pensa ou não quer pensar? A diferença entre a anistia de 1979 e a atual é que em 79 o povo pedia anistia porque estávamos numa ditadura militar, lutando por democracia. Hoje pedem anistia para pessoas que estão numa democracia pedindo por ditadura. Gil, Caetano e Chico foram gigantes, aos 80 anos mantém a consciência política, ainda defendem a soberania, ainda lutam por ti, idiota de plantão.

Aliás é para isso que serve a arte. Arte que fala só em pôneis cor-de-rosa não é arte. Arte serve para instigar, para protestar, para denunciar, para criticar... e isso esse trio faz com maestria desde 1964.

Quem ignora a ditadura militar que vivemos deve ter fugido das aulas de história e quem compara o que estamos defendendo com ditadura é um déspota, ignóbil, cafajeste que prima por defender justamente quem nos ataca. Se estivéssemos numa ditadura, como dizem, o Bolsonaro já teria desaparecido e quem fosse procurar seus restos mortais seria chamado de “cachorro atrás de osso”, lembram disso? A Michele estaria presa em um porão, confessando até o que não fez, sendo torturada à la Ustra. E por aí vai... Todos tiveram julgamento justo, dentro das quatro linhas da constituição, ao contrário do que o povo passou a partir de 1964.

Anistiar Bolsonaro é anistiar um assassino, um genocida. E a PEC da Bandidagem é aceitar todos os crimes como normais. O estuprador seria o deputado mais votado...

Outro absurdo é dizer que artistas vivem da Lei Rouanet, eu já cansei de explicar, não vou mais gastar meu Latim com imbecis. "Pelamordedeus", abre o Google e te informa sobre esta lei e para de cagar pela boca.

Nem todos os que nascem aqui são brasileiros. Muitos batem continência para a bandeira dos EUA, difamam, tramam golpes contra sua nação... e se dizem patriotas... Hoje meu agradecimento especial é para Rosa Beltrame, que viralizou nas redes sociais. “Uruguaia de nascimento, brasileira de coração e cidadã do mundo.”, como se auto-declara. Essa guerreira, do alto de seus 72 anos, estava na manifestação em Porto Alegre/RS, sua cadeira de rodas enfeitada com a bandeira do SUS mostrava determinação. A farta cabeleira vermelha emoldurando o sorriso de quem sabe o que é lutar por um mundo melhor. Defendendo a soberania brasileira com coragem no coração. O Brasil só tem a te agradecer por toda tua luta. Tu és brasileira.

Uma notícia boa: enquanto escrevia este texto, 24.09, abre a caixinha do G! com a notícia de capa: EM VOTAÇÃO UNÂNIME, CCJ DO SENADO REJEITA E ENTERRA PEC DA BLINDAGEM. www.g1.globo.com

Parabéns, Gil, Chico, Caetano, Djavan e outros artistas que puxaram o povo. Parabéns ao povo que não quedou-se inerte. Parabéns aos brasileiros, os verdadeiros patriotas. Agora só falta derrotar a PEC da anistia.

ANISTIA É O C4R4LH0!


Isab-El Cristina
Isab-El Cristina Soares é poeta, membro do Clube Literário de Gravataí, autora de 6 livros.  Graduada em Letras/ Literaturas, pós-graduada em Libras, é Diretora Cultural do ColetiveArts.

Escute o episódio do podcast Coletive Som gravado com Isab-El , clicando Aqui.

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes


COLETIVE ARTS, 07 ANOS DE VIDA,
SENDO A MAÇÃ DE ALGUNS,
EU SOU A MOSCA QUE POUSOU
EM SUA SOPA, EU SOU A MOSCA
NO SEU PRATO A 
ZUMBIZAR!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários