2ª EDIÇÃO DO TROFÉU ZULAIR MARIA DE SOUZA
FOI UM SUCESSO

No último dia da 36° Feira do Livro de Gravataí, dia 19 de outubro, o ColetiveArts se fez presente na Casa de Cultura para a entrega da 2ª Edição do Prêmio Destaque Cultural Zulair Maria de Souza – Um ser complexamente simples.
Com a casa completamente lotada, a Banda Plano B, composta pela Gica Florêncio e Elaine. A dupla abriu o evento emocionando a todos com La Bamba, uma homenagem a Zulair que era apaixonada por esta música, na sequência tocaram outras músicas de seu repertório.




A jornalista Jeane Bordignon dá início a cerimônia de premiação, chamando ao palco o secretário de cultura Patrick Silva, sec. Adjunto Giuliano Pacheco, Iara e Tiago (filhos da homenageada), dir. de cultura Izabel Cristina, assessora da casa de cultura Cláudia Netto, a dir. de cultura do ColetiveArts e os quinze indicados ao prêmio. São eles: Angela Xavier, Amon Costa, Banda Independente Anjos da Aldeia – BIAA, Banda Youngles, Carlos Albani, Coletivo de Capoeira de Gravataí, Família Nova Geração Capoeira Oxóssi, Glau Barros, João Ricardo Bittencourt, Marlise Damin, Orquestra Omaf, Sill Maciel, Silvia Maciel, Verlaine Terres e Waldemar Max.
As falas do secretário de cultura Patrick e do secretário adjunto Giuliano Pacheco foram de incentivo ao ColetiveArts, o que me emocionou muito. Outro momento emocionante foi com o Tiago, filho da Zulair, que contou ao público como era a Zulair pessoa, além da Zulair escritora. A Zulair mãe, vizinha, amiga... Além da artista, a grande pessoa que era.







Passada a palavra a diretora de cultura do ColetiveArts, Isab-El Cristina, eu agradeci a secretaria de cultura de Gravataí e todas as pessoas envolvidas. Quebrando o protocolo, adoro fazer isso, chamei a equipe para entregar as menções honrosas, surpresa do dia, pois nenhuma das homenageadas sabia que haveriam as menções honrosas. Tânya Lisbôa, coordenadora de arte, entregou para a Neusamari, presidente da ARCNA – Associação Recreativa Cultural Novo Amanhecer. A Édina Santos, coordenadora cultural entregou para Gica Florêncio e Elaine da banda Plano B e Miriam Coelho, diretora de arte entregou para Jeane Bordignon. Agradeci aos patrocinadores do evento: RollOver Instrumentos Musicais (Osório), Buteco Pub Bar e Petiscaria, Confraria das Máquinas, Art Jet e ApiaSul pela parceria.
Os prêmios foram entregues pelo Patrick, Giuliano, Iara, Tiago, Izabel Cristina. Além dos já citados, Diovana Rodrigues, que ficou em primeiro lugar em 2024 e Gica e Elaine, representando a banda Hora Extra, segundo lugar em 2024; Paulo Adriane, presidente do Conselho Municipal de Cultura; Guilherme Dinarelli, assessor de gabinete da sec. de cultura e Robson Paz, membro do Coletive também foram chamados para entregar medalhas, enquanto Fábio Junior, da ApiaSul, entregava um mimo aos premiados. O primeiro lugar ficou com a Banda BIAA, o segundo com o professor Amon Costa e terceiro com Banda Youngles. Os demais receberam medalhas e certificados de participação.
.jpeg)






Durante todo o evento a ApiaSul, na pessoa de seu representante, Fábio Júnior, oferecia sachês de mel ao público que saboreou o tira-gosto.
A Banda BIAA, ao receber a notícia do primeiro lugar emocionou a todos com a forma vibrante com que comemorou. O representante Pyerre, antes de pegar o troféu, se dirigiu aos seus alunos, abraçando as crianças e gritando junto com elas. Fizeram sua comemoração antes de se dirigir novamente ao palco para receber o prêmio. Uma clara demonstração de amor mútuo entre alunos e mestre. Confesso que chorei. E a comemoração não acabava, eles estavam muito felizes e contagiaram a todos com sua alegria.

.jpeg)


.jpeg)
A banda Plano B encerrou o evento em clima de festa, com o público dançando e cantando.
A equipe do ColetiveArts ficou muito feliz em realizar mais uma edição do Troféu Zulair. Reconhecer o trabalho dos nossos artistas é nossa alegria. Ouvir o secretário da cultura dizer que “não esperava nada menos” do ColetiveArts e que “no próximo ano será maior ainda” nos dá a sensação de dever cumprido, a certeza de estarmos no caminho certo e nos trás muita felicidade.
Ver aquele povo todo lotando o salão térreo da Casa de Cultura e com pessoas na rua porque não havia como entrar, superando o evento de 2024, não tem preço.
Obrigada, Jorginho, por dirigir o nosso grupo com tanto empenho.


.jpeg)



.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
![]() |
| Isab-El Cristina |
NA FEIRA DO LIVRO!





.jpeg)





.jpeg)




1 Comentários
Festão, Hem? que ótimo ver tanta arte reunida. Eu piro.
ResponderExcluirG. G. Carsan.