NAVALHAS AO VENTO

 DEI OURO PARA O BEM DO BRASIL

Desde a tentativa de roubo das joias sauditas que esta frase ocupa minha mente. A princípio não dei muita importância, mas depois a memória me ajudou. Quando criança eu ouvi algo sobre doar ouro.

Não e de hoje que a direita rouba o país. “Um mês após o golpe militar de 1º de abril de 1964, uma campanha em larga escala tomou conta do Brasil. Era a campanha ”Ouro para o bem do Brasil”, que teve início em 13 de maio de 1964. Ou seja, entregue o ouro para o governo. Valia tudo, de aliança de casamento a medalhinhas ou pregadores de gravata.”, www.documentosrevelados.com.br

O grande golpe dos golpistas se repetiu em pleno século XXI. Em 1964 a desculpa era que o montante arrecadado seria para pagar a dívida externa e salvar o Brasil do comunismo. Isso não parece familiar? Eu até acredito na ingenuidade das pessoas daquela época por alta de informação... mas hoje? Hoje quem ainda acredita no risco do comunismo, na mamadeira de piroca, na terra plana e na inocência desta gente só tem uma definição: falta de caráter.

Os trouxas, no qual incluo meus pais nesse grupo, doaram várias joias para salvar o país do comunismo, meu pai era filiado a antiga Arena e pensava que os militares eram deuses. Os trouxas que doaram suas joias de família receberam uma aliança de latão com os dizeres “DEI OURO PARA O BEM DO BRASIL 1964. Como era de se esperar, o governo militar nunca prestou contas de onde foi parar os mais de 400 quilos de ouro e cerca de meio bilhão de cruzeiros doados pela população. Mesmo com as inúmeras denúncias, nunca veio às claras, afinal as autoridades militares têm experiência em jogar lixo para debaixo do tapete.

Com a mesma desculpa de impedir que o comunismo tome conta do país, a mesma extrema direita faz de tudo para roubar do povo brasileiro. E de várias formas: joias sauditas, pix, apoio financeiro ao golpe, mantendo ex-deputada condenada e deputado fugitivo nos seus cargos, anistia para golpistas... olha, eles são criativos quando a intenção é desviar dinheiro. E, novamente, militares remanescentes da ditadura estão envolvidos até as goelas.

Eu sempre falo que farda e bíblia não é atestado de bons antecedentes. Estamos provando isso agora. Se fosse assim os pastores milionários já teriam curado o soluço – doença gravíssima – do ex-presidente, atual presidiário e eu ainda teria algumas joias da minha família.

Amo meu pai, mas ele foi um dos trouxas em 1964 e eu...? Bom... graças a um primo chamado Paulo Maia eu achei o caminho. Ainda muito pequena eu não conseguia fechar uma torneira, não sabia para que lado girar. Ele, de forma muito didática, falou com voz calma: - Tina, nunca esqueça, a direita oprime, a esquerda liberta. Para fechar, gira para a direita, para abrir, gira para a esquerda. Quando cheguei na idade adulta entendi o que o Paulo quis dizer e parei de seguir meu pai na política.

Obrigada, Paulo, graças a ti estou do lado certo da história.


Isab-El Cristina
Isab-El Cristina Soares é poeta, membro do Clube Literário de Gravataí, autora de 6 livros.  Graduada em Letras/ Literaturas, pós-graduada em Libras, é Diretora Cultural do ColetiveArts.

Escute o episódio do podcast Coletive Som gravado com Isab-El , clicando Aqui.

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."


COLETIVE ARTS, 07 ANOS DE VIDA,
SENDO A MAÇÃ DE ALGUNS,
EU SOU A MOSCA QUE POUSOU
EM SUA SOPA, EU SOU A MOSCA
NO SEU PRATO A 
ZUMBIZAR!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários