ARTE E CULTURA


Sábado, dia 07 de fevereiro, tem evento comemorativo 

Fantasma, o espírito-que-anda, personagem criado por Lee Falk, está completando 90 anos de publicação no dia 17 de fevereiro e o ColetiveArts, junto com o grupo Fantasma, o espírito-que-anda e com o canal Fantasma Brasil, estão organizando um evento comemorativo para festejar o aniversário deste herói que é imortal.

Prosseguindo a nossa jornada rumo a esta data comemorativa tão importante para nós que amamos os quadrinhos do Fantasma, fomos conversar com Higor Lopes, da Editora Mythos, que é responsável pela publicação do personagem no Brasil e que neste sábado dia 07 a partir das 11:00h  na Loja Mundo Mythos em São Paulo estará organizando um grande evento para comemorar esta data tão importante.Também recebemos uma mensagem do grande Hélcio de Carvalho, nada mais nada menos que o CEO da Mythos, o que nos honra muito.

E neste sábado, dia 07 de fevereiro, lugar de fã do Fantasma é na Loja Mythos. Confiram como foi a conversa com Higor Lopes.

Higor Lopes


Jorginho: Como está sendo para a Mythos organizar este maravilhoso evento presencial para comemorar os 90 anos do Fantasma?

Higor Lopes: Está sendo algo único, estamos presenciando fãs de todas as idades interagindo, e vendo gerações da mesma família tendo carinho e estima pelo personagem, todos os detalhes estão sendo cuidados com o maior zelo possível. Desde bookplates, canecas, chaveiros e todos os brindes que os fãs aguardam ter em mãos. Tudo isso é criado e executado com muito zelo e amor, de fã para fã!

Jorginho: O que o personagem significa para você e para a Mythos?

Higor Lopes: Particularmente o Fantasma é um das mais belas lembranças que tenho de meu finado avô, e confesso que devo a ele minha introdução no mundo dos quadrinhos. As aventuras narradas pelo meu avô são memórias vivas até hoje em minhas lembranças. Já para a Editora Mythos é um horizonte gigantesco a ser explorado, principalmente por ser um personagem e título no qual a editora tem muito carinho.

Durante um longo período, a editora vem procurando um formato ideal para o personagem, que tenha aceitação pelo leitor e seja atrativa para novos públicos. Depois de várias tentativas, hoje nossa linha omnibus conquista vários leitores, sejam novos ou mais experientes, e continua firme e forte em nosso catálogo, basicamente trazendo de forma integral as tiras diárias do personagem pelas mãos de Moore, MacCoy, Sy Barry, entre outros.

Jorginho: Na sua opinião, a que se deve a longevidade do personagem e o apaixonamento que ele causa nos fãs?

Higor Lopes: A linguagem de Lee Falk é fundamental. Você sabe que é uma leitura de outro tempo, um outro mundo, uma outra realidade, porém, a narrativa dialoga perfeitamente com o leitor,  ela o insere em uma posição onde o mesmo se coloca como protagonista muitas vezes, e a tomada de decisão do personagem somada a toda atmosfera do enredo, faz com que o leitor permaneça aventura após aventuraa! O Fantasma é um fenômeno geracional!

Jorginho: Quais os planos da Mythos para o Fantasma este ano? Teremos um encadernado da fase DC comics? Material da Frew e da Egmont?

Higor Lopes: A Mythos tem muitos planos para o espírito-que-anda, e nesse momento é com muita alegria que digo que o Fantasma da DC já está em produção! Sobre o Fantasma das outras editoras, ainda não posso dizer muita coisa, mas estamos analisando vários produtos de diversas editoras nas quais o personagem teve uma passagem!

Jorginho: Deixe seu recado para o leitor do Arte e Cultura

Higor Lopes: O recado que deixo a todos os leitores é que estamos diante de um título que percorre os anos. Um título que passou por guerras, conflitos de interesse político, e tantos outros eventos. Um título que permanece dia após dia em diversos países, com suas versões encantando gerações. O Fantasma é um pedaço fabuloso da história das HQs, desenvolvida pela mente brilhante de Lee Falk. Ler o Fantasma é ler a história dos quadrinhos.


Helcio de Carvalho 

"O Fantasma foi meu principal herói durante a infância e juventude. Eu colecionava seus gibis, frequentemente relendo cada um deles e viajando na aura de mistério que o envolvia. Quando a Mythos passou a publicá-lo, foi a realização de um sonho – saber que seria possível oferecer a cada fã, como eu, uma coleção definitiva do personagem, em ordem cronológica, digna de abrilhantar qualquer estante. É gratificante demais saber que, neste ano de 2026, quando o personagem completa nove décadas de vida, o grande herói daquele garoto que sonhava em ver o rosto dele sem máscara e nunca conseguiu (o que foi bom, pois, segundo a lenda da selva, quem vê o rosto do Fantasma morre!), o Espírito-que-Anda continua mais vivo do que nunca!"

Helcio de Carvalho 

Fantasma 90 anos






Editora Mythos

Face: AQUI
Insta: AQUI
YouTube: AQUI
Site: AQUI

"Particularmente o Fantasma é um das mais belas lembranças que tenho de meu finado avô, e confesso que devo a ele minha introdução no mundo
dos quadrinhos. As aventuras narradas pelo meu avô são
memórias vivas até hoje em minhas lembranças." 
- Higor Lopes


E no dia 17 de fevereiro de 2026:

Fantasma 90 anos

1936 - 2026

Programação especial aqui no blog do Coletive, em breve cronograma do evento!

Confiram como está sendo a caminhada até o grande dia:

Direto ao Ponto GG clique AQUI

Dossiê Kobielski clique AQUI

Arte e Cultura com Dedy Edson AQUI

Arte e Cultura com Glaucio Cardoso AQUI

Arte e Cultura com Fabio Alves AQUI

Arte e Cultura com Sabino AQUI

Arte e Cultura com Murilo Almeida AQUI


Fantasma 90 anos é um evento do ColetiveArts em parceria com o grupo  Fantasma - o espírito que anda (face)  e com o canal Fantasma Brasil (YouTube)
Jorginho

Jorginho é PedagogoFilósofo, graduando em Artes, com pós graduação em Artes na Educação Infantil, ilustrador com trabalhos publicados no Brasil e exterior, é agitador cultural, um dos membros fundadores do ColetiveArts, editor do site Coletive em Movimento, produtor do podcast Coletive Som - A voz da arte, já foi curador de exposições físicas e virtuais, organizou eventos geeks/nerds, é apaixonado por quadrinhos, literatura, rock n' rol e cinema. É ativista pela Doação de Órgãos e luta contra a Alienação Parental.

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."

DIRETO DA COLETIVE CAVERNA!
COLETIVEARTS, 07 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!



SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários