ARTE E CULTURA

Helio Guerra o maior colecionador 
de Fantasma do Brasil

Fantasma, o espírito-que-anda, personagem criado por Lee Falk, está completando hoje 90 anos de publicação . O ColetiveArts, junto com o grupo Fantasma, o Espírito-Que-Anda e com o canal Fantasma Brasil, estão  festejando o aniversário deste herói que é imortal. 

E para abrir este grande dia, uma conversa com  Helio Guerra, o maior colecionador de Fantasma do Brasil e um dos administradores do grupo  Fantasma, o Espírito-Que-Anda, que está junto conosco na organização deste lindo evento.

Venha conhecer esta grande figura que é Helio Guerra.

Helio Guerra

Walmir Amaral e Helio Guerra

Jorginho: Quem é Helio Guerra? Como você se define? 

Helio Guerra: O garoto (risos) Helio Guerra, é um professor da área jurídica aposentado e tendo um aprendizado extra curricular, diversificado, adquirido pela experiência, de quase 70 anos de vida. 

Resumindo... um eterno aprendiz. 

Por isso, voce nunca acredite, que tem tudo ou sabe tudo, de qualquer coisa. Por que de repente, voce poderá perceber, que voce não tem tudo e nem sabia que existia algo mais daquela coisa. 

Inclusive, este fato, acontece muito na nona arte... né ?


Jorginho: Quando e como os quadrinhos entraram em sua vida? 

Helio Guerra: Foi através da minha mãe, no início da década de  60, ela comprava exemplares da série Diversões Escolares, da Abril, sentava comigo e lia as historias em quadrinhos... muito legal.


Jorginho:  Lembra quando leu o primeiro gibi do Fantasma ?

Helio Guerra: Normalmente, quando um fã de historias em quadrinhos, tem a sorte de comprar o numero 1, na banca de jornais, das aventuras do seu Herói ou Super Heroi preferido é muito grande... né. Mas, não foi o meu caso. 

Fui apresentado, a este Magnifico Universo de Aventuras do Fantasma, no ano de 1968, era um pré – adolescente e morava em Niteroi. 

Nas férias escolares de Julho, ficava alguns dias, na casa dos meus avós paternos, que se localizava, dentro de uma vila enorme, no final da rua André Cavalcanti, no bairro de Fatima, na cidade do Rio de Janeiro... muuuuito legal. 

Num dia, minha avó Zizinha, me perguntou se gostava de gibis de histórias em quadrinhos, eu falei que sim... é claro. Foi então, que ela me trouxe uns gibis e, me falou, que foram do meu pai... eu adorei, tinha de faroeste, aventuras e infantil. 

Foi quando, manuseando uma... a uma... Flecha Ligeira, Cavaleiro Negro, Falcão Negro, Recruta Zero, Luluzinha, Bolinha, Pato Donald, Mickey e O FANTASMA. 

Nossa, era o exemplar do FANTASMA MAGAZINE nº 26, para o bimestre maio/junho de 1957, editado pela RGE, com a historia “OS PIRATAS DE BENGALA”... aquela capa me chamou atenção e com a história do herói que luta contra bandidos, foi a primeira que eu li e adorei. 

A partir dali, sempre que ia na casa dos meus avós, pedia sempre para meu avô comprar para mim... bons tempos aqueles. 

Inclusive, tenho até hoje este meu primeiro exemplar do Fantasma.

Jorginho: O que o Fantasma significa para você ?

Helio Guerra: Quando comecei a ler as incríveis aventuras do O FANTASMA, percebi que não era só um divertimento. Mas sim, uma aula sobre valores clássicos, ética e a construção de um legado. 

Ele, sendo o primeiro herói uniformizado e mascarado dos quadrinhos, sem superpoderes, o nosso heroi "O Espírito que Anda", nos traz, lições fundamentais baseadas no intelecto e na moralidade e que, estão inclusas nas historias em quadrinhos. 

Em resumo, o Fantasma ensina que ser herói é uma escolha de conduta, baseada na integridade, no respeito ao próximo e na eterna luta contra o que é errado, usando a mente e o caráter acima de qualquer vantagem física.



Jorginho: Quantos itens do Fantasma tem em sua coleção ? 

Helio Guerra: Na minha coleção, ainda não fiz, o inventário de quantos itens eu tenho sobre o Fantasma. Mas, o que eu posso afirmar, é que, na minha modesta coleção, eu tenho 100% das historias em quadrinhos oficiais, das aventuras do Fantasma, publicadas no Brasil. Postando alguns itens da parte feita no Brasil.









Jorginho: Como surgiu a ideia da página FANTASMA - O ESPIRITO-QUE-ANDA e como anda a jornada do grupo ?

Helio Guerra: Em 20 de setembro de 2020, eu recebi o convite, do nobre pard texano Ge Ge Carsan, para ser um dos administradores do grupo no Facebook... “FANTASMA – O ESPIRITO QUE ANDA” ... que aceitei com muito prazer. 

Com a orientação do nosso comandante (O Fantasma) de realizar uma gestão com mais postagens, mais dados sobre o Fantasma, suas dinastias e outras curiosidades, como tambem de divulgar o reino de Bangalla por onde tudo começou... RESUMINDO, o UNIVERSO do nosso Herói ... O Fantasma. 

Já se passaram quase 7 anos de fundação deste nosso grupo, que foi em 13 de maio de 2019, com 2.000 inscritos. 

Sendo que hoje, 28 de janeiro de 2026, ultrapassamos os 18.000 inscritos e estamos entre os 10 maiores grupos sobre o Fantasma, na internet, do mundo, criado só para curtir as incríveis aventuras do nosso herói... agradecemos a voce fã, pela sua participação... obrigado !

Jorginho:  Quais são os outros personagens de quadrinhos que você gosta e que coleciona? 

Helio Guerra: Depois do Fantasma, gosto muito das aventuras do Mandrake, Recruta Zero, Star Trek (Ebal e Abril), Homem do Espaço (Cruzeiro), Spide Raice, Saci Pererê (Ziraldo- Cruzeiro), Thunderbolt, Príncipe Valente, Viagem ao Fundo do Mar, Falcão Negro (capa e espada), Pingo de Gente (Cruzeiro), Planeta dos Macacos (Boch), Patota entre outros e, numa segunda coleção seria os exemplares de Historias em Quadrinhos, que tenha como pano de fundo 1º e 2º Guerra Mundial como exemplo as series de Combate (CONTINENTAL / OUTUBRO / TAIKA), Diario de Guerra (GEP), Guerra Total ( CRUZEIRO) entre publicações das editoras Gorrigon, Dado, La Selva,Triestre entre outras.

Agora, tem as miniaturas que ficar misturadas entre a ficção literária e a realidade entre personagens e automotivos que são das aventuras Fantasma, Tintin, Asterix/Obelix, Batman, Thunderbolt, Ferrari, Carros Nacionais misturados com miniaturas (veículos, navios, aviões) da 1º e 2º guerra.


Jorginho: Como você enxerga o momento editorial do Fantasma no Brasil e no mundo, agora que estamos  comemorando os seus 90 anos ? 

Helio Guerra: No Brasil, enxergo com admiração e aplaudo a persistência, da editora Mythos, mesmo com alguns desvios de percurso, foi sobreposto pelos acertos, na sua maioria, pelas publicações da serie OMNIBUS das aventuras do nosso herói, o Fantasma... vale a pena ter na sua coleção.


Inclusive, seria interessante e acredito, muito vendável, a volta dos gibis das aventuras do Fantasma no formato americano ou livreto, não como foi publicado. Mas sim, publicações com o seguinte detalhe: com duas historias em quadrinhos.

Sendo uma com aventuras tradicional do 21º FANTASMA e a outra poderia ser aventuras novas com o ou os futuros fantasmas. 

Eu acredito e torço para que no Brasil, desenvolva cada vez mais. Inclusive, fica a ideia, para Mythos, poderia entrar em contato com jornais de grande circulação em São Paulo e servindo de ponte com FKS e fechar uma parceria de publicação das aventuras do nosso herói.


Em relação ao momento editorial do Fantasma no mundo, mudou pouca coisa, o Fantasma continua sendo publicado em tiras de jornal diárias através da King Features Syndicate. Uma nova aventura, "The Spark", iniciou em janeiro de 2025, escrita por Tony DePaul e ilustrada por Mike Manley.

Inclusive, as revistas em quadrinhos americanas atuais, estão vivendo  uma fase de relançamento importante a partir de 2025, principalmente pela editora Mad Cave Studios . Sendo que, a Hermes Press continua publicando seus encadernados de   luxo, com foco na republicação das tiras clássicas de jornal  (Daily e Sunday strips ) desenhadas por Sy Barry.


Na Europa, O Fantasma (The Phantom) continua a ser uma figura cultuada, especialmente na Escandinávia, com publicações ativas e licenciadas que mesclam histórias clássicas e produções inéditas.


As publicações atuais em 2025/2026 focam em álbuns de luxo, coleções cronológicas e novas séries de histórias "Team Fantomen". Sendo que, atualmente a Egmont continua sendo a principal editora na Escandinávia, mas, no continente europeu temos as editoras  E-voke (Dinamarca), a Zauberstern Comics (Alemanha), a Comics & mehr (Alemanha), a ECR-Verlag (Alemanha) e as editoras Editoriale Cosmo e Edizioni IF ( Italia).





Jorginho: Quais os artistas e roteiristas do espirito-que-anda que vc mais admira? 

Helio Guerra: Todos e tiveram seus méritos nas suas respectivas épocas. Mas, admiro mais o Sy Barry que renovou/modernizou o nosso herói sendo atualmente, o espanhol Joan Boix e o italiano Sal Velluto. No roteiro, fico com a criatividade do criador do personagem Lee Falk e o talentoso Tony De Paul. 

No Brasil, o destaque para o nosso mestre em quadrinhos Walmir Amaral que foi o artista, que mais desenhou capas e tambem as histórias em quadrinhos das aventuras do Fantasma e na atualidade, temos o potiquar Wendell Cavalcanti.




Jorginho: Sabemos que voce está escrevendo e montando um material auto biográfico, com várias histórias sobre o Fantasma e sua dinastia, poderia falar sobre este material ? 

Helio Guerra: Como falei acima...  “voce pensa e acredita que sabe tudo... de repente... aparece o que voce não sabia”. 


Este projeto é com base nas aventuras, experiências e as ações na própria vida do nosso heroi, O FANTASMA, em um contexto de tempo e no espaço histórico, com fundamento nas ideias originais do autor Lee Falk. Por que, dentro de mais de 370 historias que Lee Falk participou até a sua morte em 1999, tem muita abertura para continuar ou terminar nestas historias... como também criar variantes destas histórias. 

Sendo que este meu projeto, tem como objetivo, tentar esclarecer, desvendar, de cada geração ( do nascimento até a morte de cada Fantasma ), nestas histórias já publicadas no Brasil. 

Tambem, irá trazer muitas curiosidades e respostas para varias perguntas que, muito fã, gostaria de ter.

Por exemplo: Voce sabia que a Diana iria casar em Londres, ou que, o significado dos sabres, do anel da proteção do fantasma foi criado/explicado por um brasileiro, ou, a primeira história em quadrinhos original do Fantasma criada, não publicada em tiras de jornais que foi editada, diretamente, numa Revista de Historias em Quadrinhos, foi no Brasil .e assim vai, com muito mais. 

É só aguardar... valeu !



Jorginho:  Deixe seu recado para o leitor do Arte e Cultura.

Helio Guerra: Estou muito feliz, em participar deste projeto e verificar que a mensagem no Blog O ColetiveArts de que... “O Coletive tem compromisso com a Arte e a Cultura”... e com a ÊNFASE do FANTASMA através do seu primeiro ditado... “O FANTASMA SÓ AVISA UMA VEZ, é tudo verdade e, a Arte e a Cultura agradecem.


Aproveitando, gostaria de parabenizar o blog O ColetiveArts, na pessoa do seu editor Jorginho, pela ótima coordenação deste projeto FANTASMA 90 ANOS (1936 – 2026 ) e agradecer em nome do nosso grupo FANTASMA – O ESPIRITO QUE ANDA, o convite para participar deste maravilhoso projeto... obrigado !

Como dizia o primeiro ditado do FANTASMA...



Helio Guerra

Face:  AQUI
Insta:  AQUI

Grupo Fantasma o Espírito Que Anda: AQUI

"...o Fantasma ensina que ser herói é uma escolha de conduta, baseada na integridade, no respeito ao próximo e na eterna luta contra o que é errado, usando a mente e o caráter acima de qualquer vantagem física."
- Helio Guerra


E ainda Hoje:

Aqui  no blog do ColetiveArts:

09h - Entrevista com Jason Paulos, ilustrador do Fantasma
11h - Exposição virtual permanente: Fantasma 90 anos 1936 - 2026
14h - Entrevista com Wendell Cavalcanti, ilustrador do Fantasma
16h - Exposição virtual permanente Walmir Amaral, um Espírito-Que-Anda 
18h - Entrevista com Eduardo Ferigato, ilustrador do Fantasma

No Face do ColetiveArts:

20h - Live comemorativa Fantasma 90 anos 1936 - 2026 
Apresentação: Paulo Kobielski
Participação:   Dedy Edson
                          Hélio Guerra
                          Gláucio Cardoso
                          Fábio Ramiro Fuhr
                          GG Carsan
                          Jorginho

Durante a live serão sorteados brindes para os fãs que curtirem a página do face do Coletive e responderem as perguntas que serão feitas.


1936 - 2026

Fantasma 90 anos é um evento do ColetiveArts em parceria com o grupo  Fantasma - o espírito que anda (face)  e com o canal Fantasma Brasil (YouTube)
Jorginho

Jorginho é PedagogoFilósofo, graduando em Artes, com pós graduação em Artes na Educação Infantil, ilustrador com trabalhos publicados no Brasil e exterior, é agitador cultural, um dos membros fundadores do ColetiveArts, editor do site Coletive em Movimento, produtor do podcast Coletive Som - A voz da arte, já foi curador de exposições físicas e virtuais, organizou eventos geeks/nerds, é apaixonado por quadrinhos, literatura, rock n' rol e cinema. É ativista pela Doação de Órgãos e luta contra a Alienação Parental.

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."

DIRETO DA COLETIVE CAVERNA!
COLETIVEARTS, 07 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!
O COLETIVE AMA O FANTASMA!



SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Às vezes eu penso que esse tal Helio Guerra será um Fake news de Bangalla, aquele tio lá que sabe tudo e só aparece em determinados momentos. Outras, ele seja o misterioso Comandante da Patrulha da Selva. Noutras ele seja o Oráculo representado pela Crônicas dos Fantasmas É muita paixão, entrega e mistério em cima desse rapaz.
    Parabenzaços ao Guerra pela sua entrevista, sobretudo pela sua trajetória Fantasma, conhecer nato e apurado do Espírito que Anda, eterno caçador de detalhes.
    Vida longa ao Fantasma e aos seus amigos.
    G. G. CARSAN

    ResponderExcluir