O AMOR VENCEU O MEDO NA
ACADÊMICOS DE NITERÓI - RJ
No último domingo, 15 de fevereiro, primeiro dia de desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, a escola Acadêmicos de Niterói levou uma aula de história e de politica para a Marquês de Sapucaí com o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” e, é claro, causou debate nas redes sociais.
Com muita “cutucada”, muito deboche, muita ironia, Dona Lindu conta a história de Luiz Inácio, desde o dia em que pegou os “meninos pelos braços” e partiu em busca de um lugar melhor para viver. A ironia da vida foi a viagem de 13 noites e 13 dias em busca do desconhecido. Os nomes de Zuzu Angel, Henfil, Vladimir, Rubens Paiva, Betinho ecoaram na avenida. O deboche hilário no trecho “Lute pra vencer/ Aceite se perder/ Se o ideal valer/ Nunca desista/ Não é digno fugir... Sem mitos falsos, sem anistia”.
Mas o visual foi ainda melhor. A comissão de frente trouxe de forma teatral Lula passando a faixa para Dilma e na sequência temer roubando a faixa e entregando para Bolsonaro colocando Lula entre grades. Bolsonaro fazendo “arminha” com as mãos, Lula reeleito, sendo conduzido pelo povo na rampa do planalto. Tinha carro-alegórico com um grande Bozo entre grades. A ala com grandes latas de conserva retratando os “conservadores” está causando muita confusão nas redes sociais.
Mas a questão começou antes mesmo da escola entrar na avenida. Tão logo o enredo foi divulgado a direita começou a procurar brechas para não deixar a escola homenagear o presidente e/ou impugnar a campanha de Lula, tornando-o inelegível por “campanha antecipada”. Nenhuma das tentativas logrou êxito, haja vista a falta de legitimidade nos questionamentos.
A acusação de que a Escola Acadêmicos de Niterói recebeu 1 milhão de reais é verdadeira, recebeu o valor bem como todas as outras escolas também receberam, afinal é um investimento cultural. No site do google (clique AQUI) podemos conferir: “Sim, as escolas de samba do Rio de Janeiro recebem dinheiro público e privado. Para o Carnaval 2026, o governo federal, através da Embratur e do Ministério da Cultura, destinou R$1 milhão para cada. O valor total de investimento público (federal, estadual e municipal) estimado é de pelo menos R$ 123,6 milhões” beneficiando não apenas a referida escola. Depois veio a notícia de que a Janja estaria num dos carros alegóricos. A presença da Janja não seria empecilho, mesmo assim a própria Janja preferiu abrir mão e a escola colocou Fafá de Belém para representá-la. Lula cumprimentou todas as quatro escolas que passaram pela Sapucaí no domingo.
A ex-primeira-dama, Michele, escreveu nas redes sociais sobre o palhaço nas grades e com tornozeleira, ela criticou a alegoria, afirmando que o atual presidente é que foi preso por corrupção. Leia no Blog Juliana Lima (https://blogjulianalima.com.br/michelle-critica-alegoria-na-sapucai-de-bolsonaro-como-palhaco-atras-das-grades/),
Mas o mais lúdico foram as latas, contendo “os conservadores”. Todos sabemos que “conservadores são pessoas que fazem escondido tudo aquilo que condenam em público, ou seja, são hipócritas”. Muitos evangélicos vieram na mídia questionar a presença de uma bíblia na lata, que estariam debochando da religião deles. Desde quando a bíblia é unicamente das religiões evangélicas? Além disso, o que faz um evangélico assistindo a “festa pagã da carne”? Não deveriam estar em retiro ou orando por nós, pecadores? Estavam assistindo a GloboLixo, como chamam?
No site Gazeta do Povo ( https://blogjulianalima.com.br/michelle-critica-alegoria-na-sapucai-de-bolsonaro-como-palhaco-atras-das-grades/ ) podemos conferir a reação da direita “enlatada”. Eu teria vergonha de me auto-declarar conservadora porque o que isso representa é decadente. Muita gente que assim se auto-declara não sabe o que isso representa. No site do google (leia AQUI ) conferimos que “Ser conservador na política significa defender a preservação de tradições, instituições sociais sólidas (como a família e a religião), a ordem moral e hierarquias estabelecidas, preferindo mudanças graduais e cautelosas a rupturas radicais. Valoriza-se a experiência acumulada, a prudência e, frequentemente, o livre mercado e menor intervenção do Estado.” Isso significa que homens devem continuar subjugando suas filhas e esposas, feminicídios, mantendo amantes na rua, não aceitar nenhuma outra forma de família que não seja a sua, não aceitar nenhuma outra religião que não seja a sua como se apenas essa fosse a verdade, a ordem moral de acordo com a vontade do “conservador”, pois não está explicita, hierarquias visando o dinheiro ou a masculinidade e o patriarcado. Ou seja, ser bitolado nos seus valores, priorizando a sua razão em detrimento das demais pessoas. Uma ex-amiga, até por isso é ex, se declarando “conservadora” e eu questionei: - Fulaninha, eu não vejo nada de errado na tua vida, cada um vive como quer, inclusive acho que tu és muito corajosa. Mas tu não achas estranho uma “conservadora” que manda os pais tnc, tem três filhos, um de cada pai, todos os três fornecedores de sêmem são casados e tu eras amante deles. Vai na igreja e dobra os joelhos, depois vai no terreiro e pede outro homem casado para a Pombogira. Vive de pequenos golpes para receber benefícios do governo... Isso é ser conservadora?” Eu odiaria ser chamada assim. As latas da Niterói foram para mostrar esse lado.
Voltando ao desfile, logo nas primeiras horas do dia 16 a escola veio a público mostrar a sua verdade mais pura, vemos no site G1 https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2026/noticia/2026/02/16/apos-enredo-sobre-lula-academicos-de-niteroi-se-diz-perseguida-e-defende-apuracao-justa.ghtml “A escola de samba Acadêmicos de Niterói divulgou uma nota pública nesta segunda-feira (16) na qual afirma ter sofrido perseguições durante o processo de preparação para o carnaval devido ao enredo escolhido, sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ). A agremiação defende que o julgamento do desfile seja justo, técnico e transparente”. Isso demonstra a tapete.
Neste momento estou acompanhando a apuração. Acadêmicos de NiteróI recebeu apenas duas nota 10 até agora, mas ao fundo se ouve o povo cantando o enredo aos gritos. A escola não será classificada, mas, com certeza, não será esquecida. Fazer o desfile que a Niterói fez é só para os fortes. Sob acusações, ameaças e retaliações, fizeram história e mostraram ao mundo o que aconteceu no Brasil nos últimos tempos.
Meu respeito e carinho a essa escola. Sempre torci pela Portela, mas esse ano torci pela Niterói. Gosto de ousadia.
P.S.: A escola foi rebaixada, com apenas duas notas 10 no enredo não conseguiu ficar entre as campeãs. Mas demonstrou garra e coragem. Arte é isso. Arte incomoda, arte faz pensar.
![]() |
| Isab-El Cristina |
EM SUA SOPA, EU SOU A MOSCA
NO SEU PRATO A
ZUMBIZAR!


5 Comentários
Parabéns pelo ótimo texto Cristina. O desfile de Carnaval este ano teve outro sabor. Beijo.
ResponderExcluirOi, obrigada pelo retorno . Sim, desde 2018 eu nao via um apelo político tão intenso e necessário. Bjuuu
ExcluirAdorei sua postagem. Acadêmicos de Niterói representou muito mais do que uma Escola de Samba, fez a maioria dos brasileiros voltarem a se interessar pela Cultura do Carnaval que foi tão perseguida no desgoverno do Bozo. Parabéns.
ResponderExcluirOi, sou a Isab-El. Obrigada pelo retorno. Sim, foi uma catarse, um resgate.
ExcluirSim, amada escritora, arte incomoda, desacomoda e faz pensar. E são essas ações que deveriam ser exaltadas que são perseguidas e excluídas!!
ResponderExcluirÉ uma lástima mas não desistiremos! 💪🏾