No dia 21 de maio comemoramos um ano de atividades do ColetiveArts, um ano intenso e gratificante. De um trio que surgiu naquela noite com Israel Santiago, Jorginho e Patrícia Maciel, o ColetiveArts hoje conta com doze integrantes ativos, fora os três originais que segue firme aqui estão os outros Coletives: André Palma Moraes, Fabio da Silva Barbosa, Rafael Ilhescas, Fabiomesmo, Ana Paula Otero, Nathália RL, Alex Cuenca, Carole Kummecke e Henrique Reis.Alguns nomes passaram pelas nossas fileiras e depois saíram, à eles toda nossa gratidão por terem ajudado a solidificar nosso trabalho.
Para marcar a passagem desse primeiro aniversário começamos uma semana festiva com nosso primeiro Crossover e o grupo escolhido foi o "Desenhando Juntos", grupo maravilhoso, capitaneado pelo Felipe Xavier. O Coletive e o DJ se reuniram no sábado dia 18 na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato de Gravataí/ RS, para desenhar e conversar sobre o universo geek/nerd, numa interação divertida que deve se repetir futuramente. Também começamos uma série de publicações comemorativas na página do facebook em que não só alguns Coletives postavam sobre esse primeiro aniversário, como amigos que fomos fazendo durante nossa caminhada mandavam textos e vídeos para nos parabenizar,
Para coroar essa passagem, na sexta-feira dia 24 também na Biblioteca Monteiro Lobato, foi aberta a exposição: "Coletive - 1 ano criando histórias" que vai até o dia 07 de junho, reunindo uma pequena coletânea de todos os artistas e escritores em atividade no Coletive. Com isso estamos com duas exposições concomitantes, além da já referida, continua até o dia 24 de junho a exposição: "Coletive em letras e traços" na Estação Mercado do Trensurb em Porto Alegre/RS.
Abaixo vamos deixar aqui registrado como foi essa semana de aniversário do ColetiveArts:
18/05 - Crossover com Desenhando Juntos
Artes produzidas no Crossover:
Arte: Felipe Xavier
Arte:Wellington
Arte: Adriano Freitas
Arte: Nathália RL
Arte: Mariana Muller
Arte:Rafael Freitas
Arte:Nathália RL
Arte:Jorginho
19/05 - Depoimento de Denilson Reis
Com muito orgulho nós da Quadrante Sul Comics vimos o Coletive nascer. Somos grandes parceiros e até inspiradores conforme as palavras de amigo Jorge Luís. Ter mais um coletivo atuante no universo da cultura pop, levando cultura independente para a região metropolitana de Porto Alegre/RS é uma grande satisfação para nós. Continuem firme o fortes!
19/05 - Depoimento do Coletive Fabio da Silva Barbosa
Ainda lembro de quando o Jorginho me convidou para participar do Coletive. A princípio era uma página em uma rede social em que alguns artistas exporiam seus trabalhos. Como sempre, estava atolado de trabalhos e projetos e a vida uma complicação só. Mas a ideia era colaborar com meus escritos. Uma rapaziada que desenha iria ilustrá-los, dando a interpretação para a poesia, o conto... enfim... pra o material de minha escolha. Os trabalhos sairiam aos domingos na página do Coletive.
A coisa foi fluindo legal. Consegui ir a uma das reuniões do grupo, onde conheci outros integrantes. Ali vi que a ideia estava crescendo e já visava abranger várias frentes. Desta reunião saiu a iniciativa de levar atividades culturais para o abrigo onde trabalho e os adolescentes que participaram das oficinas lembram de todas elas até hoje. Foi um momento marcante para eles. Outro momento memorável foi a participação do Coletive na feira do livro de Gravataí. Um espaço que fez toda a diferença na feira e que reuniu uma galera de peso. Meus escritos continuam saindo na página do Coletive e o grupo continua crescendo, acrescentando cada vez mais atividades e enriquecendo suas ações. Em tempos de retrocesso e de um conservadorismo, no mínimo, macabro, as ações deste grupo se fazem necessárias e primordiais para o cultivo do pensamento crítico e plural.
Agradeço a todos os integrantes do Coletive Arts pelo espaço cedido ao meu trabalho e pelo apoio de sempre (Agradecimentos especiais ao Rafael pelas caronas que possibilitaram vencer distâncias sem um real no bolso). É realmente muito legal fazer parte deste projeto. Espero que neste ano consiga estar mais presente e participativo.
SOMOS COLETIVE!!!!!
19/05 - Estréia do colunista Henrique Reis
20/05 - Depoimento de Haroldo Medina
20/05 - Depoimento de Christopher Kastensmidt
21/05 - Depoimento da Liga Heroica
21/05 - Depoimento de Adriana Emerim
Faz pouco mais de um ano que recebi pelas mãos da colega e amiga Izabel Cristina, coordenadora de Artes Cênicas da SMCEL, material sobre o trabalho de um artista que se propunha a ministrar oficinas na Feira do Livro de Gravataí. Ela me disse que o tal artista era marido de uma colega de área e que tinham uma proposta bem bacana. Reunião marcada, conheci o Jorginho e a Patrícia Maciel, dois artistas em vez de um: ela, formação em Artes Cênicas, escritora talentosa, professora, artista sensível e engajada, ele, um educador, artista do traço genial, premiadíssimo e muito a fim de fazer coisas pela Arte e pela Cultura em Gravataí. Claro que não poderia deixar passar essa oportunidade e dessa reunião surgiu a ideia da parceria entre o ColetiveArts, ainda em formação, e a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, espaço público cultural que estava se propondo a acolher e a oferecer atividades cada vez mais diversas e plurais. A parceria se estendeu à programação cultural da Feira do Livro e resultou na Casa Coletive, espaço "geek" que ofereceu atividades durante todo o fim de semana, sucesso total! De lá pra cá, várias ações, muitas outras reuniões, sempre efervescentes de ideias e de muita vontade de fazer acontecer. Enfim, muito obrigada, de coração, ao Jorginho, à Patrícia e a todos os artistas do coletivo e vida longa ao ColetiveArts! Salve!
21/05 - Depoimento da Galera do AnimeBeach (Imbé/Tramandaí)
22/05 - Arte e Depoimento da Coletive Ana Paula Otero
Para comemorar o primeiro aniversário, envio um estudo de elefantes que fiz. Para mim o elefante é um animal grandioso (não apenas grande) e sábio. O elefante bebé, representa o Coletive a crescer, com o meu desejo de que a sua vida seja uma longa e profícua caminhada. O elefante maior, representa também o Coletive, mas no seu papel de formador, educador, esse papel maravilhoso que vocês têm vindo a fazer, e o meu desejo para que continuem sempre e cada vez mais, como referência para as comunidades.
22/05 - Depoimento de Lucas SB, o nosso querido Lucão
23/05 - Depoimento do Coletive André Palma Moraes (o nosso André Jesus)
Um ano de ColetiveArts!
Foi no ano de 2017 que conheci o Jorginho e a Patrícia. Eles ministravam na época uma oficina de desenho na Casa de Cultura Mario Quintana. Oficina que levei minha filha durante toda sua duração. Lá pude conversar bastante sobre quadrinhos com o Jorginho e criamos afinidade. No passar do tempo, tentamos tocar alguns projetos. No meio dessa comunicação toda, conheci o Israel, que, ao que me consta, em certo momento, veio com a ideia de um coletivo de artistas em uma página de Facebook. Então o Jorginho começou esse exercício entre autores e ilustradores. Cá estamos. Um ano depois, vários textos ilustrados, oficinas, palestras e mili tantas curtidas na página. Em outras palavras: distribuindo cultura para todos, de todo jeito, de todo modo.
Parabéns para todos os envolvidos! Principalmente aos idealizadores e coordenadores! E que venham muito mais anos!
23/05 - Depoimento de Jeffe e Karen da Chebacca
Nós da @Tchebacca gostariamos de parabenizar o coletive arts pela iniciativa de levar cultura à todos que buscam conhecimento e também aos que tem pouco acesso . Tornando possível um mundo onde todos tem o mesmo direito , o direito de sonhar e se realizar . Grande abraço na família Coletive.
24/05 - Abertura da Exposição: "Coletive - 1 ano Criando Histórias"
24/05 - Depoimento de Daniel Oliveira
24/05 - Arte do Coletive Israel Santiago em homenagem a esse primeiro aniversário.
25/05 - Arte do Coletive Jorginho em homenagem a esse primeiro aniversário.
25/05 - Depoimento da Coletive Patrícia Maciel
"Escrever = ato e/ou efeito de imprimir no papel lembranças, amores, dores, raivas, tristezas, rotinas e receitas. Escrever é ação contínua, prazerosa ou sofrida. Às vezes obrigatória, às vezes, fluida. Escrever é buscar deságue nas letras para que elas não fujam nunca mais.É exercício manual, cerebral, sentimental, refúgio de paz."
Essa é uma pequena homenagem que faço ao ColetiveArts por me devolver o prazer da escrita literária e poética quando pensei que já não podia mais. Um ano de alegria e prazer com a escrita criativa que me fez tão bem. Seguimos! Sigamos!
E foi assim nossa primeira semana de aniversário, que venham
outros anos, outras semanas de aniversário e
muito mais arte!
Somos Coletive!
0 Comentários