Relato Terceiro Trianimax em Nova Petrópolis - 08/12/2019


   Então, já era manhã de mais um dia de evento. Mais precisamente, seis e meia da matina, pois pegaríamos o ônibus com destino a Serra Gaúcha as sete e meia. Em frente a prefeitura. Chegando lá, já encontro o Xaba e o Gu. Dois dos quais eu já conhecia de eventos passados. Um a um foram chegando mais membros do Coletive Arts e Do Desenhando Juntos, grupo do qual o Gui faz parte. Todos apresentados? O último atrasado chegou? Partiu.
Logo nos alocamos no fundo do ônibus e começamos a conversar sobre os mais variados tipos de assuntos nerds. Ou geeks, como preferir. Foi muito legal participar dessa conversa com pessoas da minha geração e com muitos jovens da nova geração. Perceber que o gosto pelos animes de outrora ainda são compartilhados. Os filmes, as séries, tudo. Sempre me pergunto, como que essa galera conhece filmes com mais de 30 anos? Foi um momento muito legal mesmo que durou a viagem toda. Literalmente não vimos o tempo passar. A não ser em certo momentos que todos se juntaram para criticar o Felipe, que acha Naruto o melhor anime já feito. Certo ele em defender fortemente a sua Opinião.
Chegamos ao evento, uma cancha de futebol de salão da cidade já organizada para o evento. Palco montado, mesas para os estandes distribuídos, pula-pula instalado, lancheria no canto e UM RINGUE PARA BRIGA DE ROBÔS no meio do evento. Achei isso genial. Ainda mais depois de entender do que se tratava-sa: era um ringue para as crianças e adultos se vestirem de robôs e se baterem com espaguetes de piscina (aquelas boias compridas). O curioso dessa atração foi que até o meio do evento ninguém tinha se vestido de robô. Pelo que entendi, a fantasia servia para não doer tanto as cacetadas. Ainda mais no rosto. Depois de observar essa movimentação todo, nos dirigimos ao nosso espaço.
Começamos a montar as mesas. Tinha 5 artistas, duas lojas e eu. Eu estava distribuindo material do Coletive Arts e conversando com o pessoal do evento. Todos muito gente fina. Levando seus filhos pequenos, ou jovens devotos da cultura pop. Papo vai, papo vem, querendo ou não, eu estava muito mais ratiando do que qualquer coisa. Claro, ajudando os artistas a tirar fotos com o pessoal, tirando fotos para a cobertura do evento, ajudando a cuidar dos estandes do pessoal, mas nada de mais. Foi aí, que para mim, rolou o ponto alto do dia: fui chamado para ser jurado no concurso de cosplays.
Pelo que me lembro, nunca fui jurado de nada. Pelo menos, de nem um concurso grande, valendo prêmios e tal. Mas gostei da ideia, aceitei prontamente e lá fui eu. Ao conversar rapidamente com os outros 2 jurados, me impressionei de cara que eu sabia mais personagens do que eles. Só não conhecia realmente um dos personagens, mas a roupa e caracterização me parecia impecáveis. O concurso foi rolando e tudo certo. Parabéns a Belatrix que ganhou o feminino, ao Al, de Full Metal, que ganhou o masculino e para a Super Girl que ganhou o infantil.
Achei bem justa a forma de pontuação assim como o resultado.
Enfim, chega o final do evento e a gurizada do desenhando juntos nos brinda com um corrida Naruto. Fora do pavilhão havia uma pista pública de corrida. Onde cidadãos Nova Petrolenses estranharam tais jovens de calça jeas correndo ao pôr do sol da tarde. Momento registrado em vídeo, risadas mil e já estamos novamente no ônibus. A volta foi bem tranquila, todos cansados mas ainda conversando muito. Eis que surge a ideia de cantar. Me senti um garoto novamente. Relembrando clássicas aberturas de anime do passado e surpreso por saber algumas do presente. Foi muito legal cantar com essa nova geração. O resto do ônibus me pareceu que queria descansar e não acompanhou muito a cantoria. Riso nervoso aqui.
Mas no final o que importa é só uma coisa: ME DÊ A MÃÃÃÃÃOOOO PARA FUGIR DEEEESSAAAA TERRIVEL ESCURIDÃÃÃÃO!
Muito obrigado aos presentes e até o próximo! Até 2020!














Texto: André Palma Moraes



Postar um comentário

1 Comentários