ROTA SONORA

 


Com a Música Desde Jovens




Musical Youth é uma banda de reggae formada em Birmingham (Inglaterra), no anode 1979. Inicialmente, era um quinteto incluindo 2 duplas de irmãos: Michael (vocais e teclados) e Kelvin Grant (guitarra e vocais), mais Patrick (baixo) e Freddie Waite (o “Junior”, como vocalista e baterista) sendo que o pai de uma das duplas (Frederick Waite), era integrante do extinto grupo jamaicano de rocksteady The Techniques.


Waite, além de fundador, foi vocalista bem no início da carreira do Musical Youth
(traduzindo: Juventude Musical), mas quando começou a fazer sucesso e assinou um contrato com a gravadora MCA Records em 1981, ele decidiu sair e foi substituído por Dennis Seaton (que também ficou na percussão). Aí, a banda prosseguiu arrasando!

Em 1982, lançou o single Pass the Dutchie, adaptado de Pass the Kootchie (do Mighty Diamonds). O título e a letra tiveram que ser mudados porque na música original, “kootchie” é relativo a cachimbo pra fumar maconha. Então, pra não haver apologia a drogas e fazer críticas falando sobre pessoas vivendo na miséria, usaram o termo “dutchie” (um tipo de panela ou assadeira). Além de seu ritmo e letras serem uma combinação inspirada em Gimme the Music, de U Brown.

A música foi um enorme sucesso não só nas paradas britânicas, como também nos
Estados Unidos e em outros países. No mesmo ano, foi lançado seu 1º disco , The Youth of Today, contendo a já falada Pass the Dutchie como faixa inicial e pela mesma gravadora MCA. Foi justamente com um exemplar dele, emprestado por um tio (irmão da minha mãe) e dentro de uma sacola contendo outros vinis muito bacanas, que conheci a banda lá por volta de 1989. Um ano antes, vim com meus pais e meu irmão morar em Alvorada porque antes a gente morava em Porto Alegre.

Vejam só, o mesmo vinil ficou comigo... desde 2008!


Já o
Musical Youth... após o fracasso de seu 2º e último álbum (Different Style!, de 1983) e mesmo com uma participação não-creditada de Donna Summer numa das faixas,decidiu encerrar as atividades em 1985 alegando problemas legais, financeiros e pessoais.

Patrick Waite havia se tornado bandido e acabou falecendo em 1993, por problemas
cardíacos. Outros ex-integrantes continuaram envolvidos na indústria da música. Em 2001, o Musical Youth chegou a voltar apenas como uma dupla formada por Dennis Seaton e Michael Grant, mas por causa dos atentados de 11 de setembro, só puderam se apresentar em 2003.

E ainda gosto de escutar, até mesmo uma faixa ou outra, no Youtube.



                          
                               Anderson ANDF é ilustrador e nerd de carteirinha


Postar um comentário

7 Comentários

  1. Não sabia que tu gostava das bolachas, os bolachões e bolachinhas do reggae. Eu adoro essa banda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe!! Pois é. Sempre gostei de vinis e fitas K-7, antes de CD's e MP3

      Excluir
  2. Respostas
    1. Grande Eduardo! Além de ser um quadrinista e ilustrador incrível, é um dos meus leitores mais fiéis e espectador do meu canal

      Excluir
  3. Baita coluna Anderson. Rota Sonora é um dos teus zines que mais gosto. Com textos informativos, mas com uma leveza. Parabéns pela estréia. Sucesso aí brother.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Paulo! Se bem que o Rota Sonora "era" na realidade, um blog e é coluna fixa do Rota ANDF. Mas entendi ✌😎

      Excluir