Com a Música Desde Jovens
Musical Youth é uma banda de reggae formada em Birmingham (Inglaterra), no anode 1979. Inicialmente, era um quinteto incluindo 2 duplas de irmãos: Michael (vocais e teclados) e Kelvin Grant (guitarra e vocais), mais Patrick (baixo) e Freddie Waite (o “Junior”, como vocalista e baterista) sendo que o pai de uma das duplas (Frederick Waite), era integrante do extinto grupo jamaicano de rocksteady The Techniques.
(traduzindo: Juventude Musical), mas quando começou a fazer sucesso e assinou um contrato com a gravadora MCA Records em 1981, ele decidiu sair e foi substituído por Dennis Seaton (que também ficou na percussão). Aí, a banda prosseguiu arrasando!
Em 1982, lançou o single Pass the Dutchie, adaptado de Pass the Kootchie (do Mighty Diamonds). O título e a letra tiveram que ser mudados porque na música original, “kootchie” é relativo a cachimbo pra fumar maconha. Então, pra não haver apologia a drogas e fazer críticas falando sobre pessoas vivendo na miséria, usaram o termo “dutchie” (um tipo de panela ou assadeira). Além de seu ritmo e letras serem uma combinação inspirada em Gimme the Music, de U Brown.
A música foi um enorme sucesso não só nas paradas britânicas, como também nos
Estados Unidos e em outros países. No mesmo ano, foi lançado seu 1º disco , The Youth of Today, contendo a já falada Pass the Dutchie como faixa inicial e pela mesma gravadora MCA. Foi justamente com um exemplar dele, emprestado por um tio (irmão da minha mãe) e dentro de uma sacola contendo outros vinis muito bacanas, que conheci a banda lá por volta de 1989. Um ano antes, vim com meus pais e meu irmão morar em Alvorada porque antes a gente morava em Porto Alegre.
Vejam só, o mesmo vinil ficou comigo... desde 2008!
Patrick Waite havia se tornado bandido e acabou falecendo em 1993, por problemas
cardíacos. Outros ex-integrantes continuaram envolvidos na indústria da música. Em 2001, o Musical Youth chegou a voltar apenas como uma dupla formada por Dennis Seaton e Michael Grant, mas por causa dos atentados de 11 de setembro, só puderam se apresentar em 2003.
E ainda gosto de escutar, até mesmo uma faixa ou outra, no Youtube.
Anderson ANDF é ilustrador e nerd de carteirinha
7 Comentários
Não sabia que tu gostava das bolachas, os bolachões e bolachinhas do reggae. Eu adoro essa banda.
ResponderExcluirHehehe!! Pois é. Sempre gostei de vinis e fitas K-7, antes de CD's e MP3
ExcluirBacana!
ResponderExcluirMuito bacana!
ResponderExcluirGrande Eduardo! Além de ser um quadrinista e ilustrador incrível, é um dos meus leitores mais fiéis e espectador do meu canal
ExcluirBaita coluna Anderson. Rota Sonora é um dos teus zines que mais gosto. Com textos informativos, mas com uma leveza. Parabéns pela estréia. Sucesso aí brother.
ResponderExcluirValeu, Paulo! Se bem que o Rota Sonora "era" na realidade, um blog e é coluna fixa do Rota ANDF. Mas entendi ✌😎
Excluir