ROTA SONORA


 

Como Eu Descobri a Sonzeira da Joan Jett?



O “Dia Internacional da Mulher” deste ano já passou... sei disso! Mas lembrar de alguém de fama emblemática no cenário punk e hard rock não precisa ter necessariamente uma data fixa. Não me interpretem com vista torta, certo?!

A norte-americana “Joan Marie Larkin” nasceu em 1958, na cidade de “Wynnewood”, estado da “Pensilvânia”.

Ganhou um violão aos 13 anos e aprendeu a tocá-lo, mas achava um saco o instrutor viver ensinando sempre músicas folclóricas.

Após uma mudança de cidade e estado, além do divórcio de seus pais, ela decidiu usar o sobrenome “Jett” pra soar como uma roqueira de verdade.



Sua carreira começou oficialmente em 1975, quando criou a banda “The Runaways”. Já até falei dela e de “Joan Jett and The Blackhearts” num artigo que saiu em:

Mas... ao contrário de muita gente possa dizer que a conheceu apenas pela notória “I Love Rock ‘n Roll” (que por muito tempo eu não sabia que era cover de um grupo chamado Arrows!) ou “Bad Reputation”, a 1ª música que escutei mesmo foi “Do You Wanna Touch Me (Oh Yeah)”, que saiu na coletânea “Flipper Hits” (1981), a qual também já falei no artigo:
https://rotasonora-andf.blogspot.com/2014/06/tambem-me-lembro-desta-coletanea.html

Música esta que muitos anos depois, descobri que é regravação daquele cantor que mais recentemente foi preso por cometer pedofilia... o tal “Gary Glitter”, que já teve uma canção (“Rock ‘n Roll Part 2”) usada nos filmes “Morte Súbita” (1995), “Virando o Jogo” (2000) e “Coringa” (2019).

Mas a música que mais me deixou “gamado” tempos depois foi... adivinha só! Outra cover!! E justo de uma do “Tommy James and The Shondels”: “Crimson and Clover”.

Solta o som!!!




                                          Anderson ANDF é ilustrador e nerd de carteirinha

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Joan Jett tem músicas bem legais, em geral ela melhora bem as canções que interpreta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nisso eu concordo. As regravações de certas músicas, ao menos das que já ouvi, são apaixonantes

      Excluir