ROTA SONORA

 

Bob Dylan, 80 Anos ou Feliz Aniver, Jokerman!



“Robert Allen Zimmerman” nasceu em 1941, na cidade americana de “Duluth” (estado de “Minnesota”). Sua raiz familiar é de descendência russa e judia, tanto que seu nome hebraico é “Shabtai Zisel ben Avraham”. Quando ainda era estudante, chegou a tocar covers de “Little Richard” e “Elvis Presley”. Adotou o nome artístico de “Bob Dylan” inspirado no poeta galês “Dylan Thomas” e por pouco não optou pelo sobrenome fantasia de “Dillon”, saindo do lugar comum e se reparar bem, a pronúncia original é até parecida (leia-se “Dílan”).

Iniciou sua carreira em 1961. Suas letras vinham com uma carga anti-guerra, com crítica política e filosófica, em meio ao folk, blues, gospel e rock.

Formou entre 1988 e 91 a banda “Travelling Wilburys” (também chamada de “The Wilburys”) com exBeatle “George Harrison”, “Tom Petty” (do “Tom Petty and The Heartbreakers”), “Roy Orbison” e “Jeff Lynne” (do “Electric Light Orchestra”, vulgo “E.L.O.”). “Dylan” também é pintor, ator e escritor, além de prosseguir na ativa.

Um de seus filhos, “Jakob Dylan”, é vocalista da banda “The Wallflowers”.

Mas além dele, vim falar sobre as canções (muitas bastante famosas) de uma coletânea que achei por meios digitais, há alguns anos. Eu já fazia listas assim quando esta coluna era um blog, mas continua sendo uma coluna específica, tanto aqui quanto no zine “Rota ANDF”.



Faixas do Disco 1: 1.Blowin’ in The Wind/ 2.Don’t Think Twice, It’s All Right/ 3.The Times They Are AChangin’/ 4.It Ain’t Be Me, Babe/ 5.Maggie’s Farm/ 6.It’s All Over Now, Baby Blue/ 7.Mr. Tamborine Man/ 8.Subterranean Homesick Blues/ 9.Like A Rolling Stone/ 10.Positively 4th Street/ 11.Just Like A Woman/ 12.Rainy Day Women #12 & 35/ 13.All Along the Watchtower/ 14.Quinn the Eskimo (The Mighty Quinn)/ 15.I’ll Be Your Baby Tonight

Faixas do Disco 2: 1.Lay Lady Lay/ 2.I Shall Be Released/ 3.If Not For You/ 4.You Ain’t Goin’ Nowhere/ 5.Knockin’ On Heaven’s Door/ 6.Forever Young/ 7.Tangled Up in Blue/ 8.Shelter From the Storm/ 9.Hurricane/ 10.Gotta Serve Somebody/ 11.Jokerman/ 12.Silvio/ 13.Everything is Broken/ 14.Not Dark Yet/ 15.Things Have Changed

Sobre as músicas do Disco 1: Faixas 1 e 2 vieram do disco “The Freewheelin’ Bob Dylan” (1963). A faixa 3 é do disco homônimo que saiu em 1964, mas que também foi regravada por “Phil Collins” e incluída na trilha sonora de “Watchmen- O Filme” (2009). A 4ª faixa veio de “The Another Side of Bob Dylan” (1964). Faixas 5 a 8 são de “Bringing It All Back Home” (1965). A música 9 é de “Highway 61 Revisited” (1965) e já foi regravada pelos “Rolling Stones”. A faixa 10 foi lançada como single, em 1965. Faixas 11 e 12 são de “Blonde On Blonde” (1966). Faixas 13 e 15 são de “John Wesley Harding” (1967), além de também fazer parte da trilha de “Watchmen- O Filme” e de ter sido regravada por “Jimi Hendrix”. A faixa 14 foi gravada em 1967, mas lançada em “Self Portrait” (1970), sendo que a banda “Manfred Mann” regravou-a num ritmo diferente, utilizando apenas o seu subtítulo e outros também a regravaram como “Grateful Dead”, “The Hollies” e outros.

Sobre as músicas do Disco 2: A 1ª música havia saído em “Nashville Skyline” (1969), além de ter sido regravada por “The Byrds”, “The Everly Brothers”, “Duran Duran” e outros. A faixa 2 foi gravada em 1968, mas lançada junto com a faixa 4 em “Bob Dylan’s Greatest Hits Vol. II” (1971). A faixa 3 é de “New Morning” (1970). A 5ª faixa é da trilha sonora do filme (o qual o cantor também participou) “Pat Garrett & Billy The Kid (1973), além de ter sido regravada por “Eric Clapton” e “Guns “N” Roses”. A faixa 6 é de
“Planet Waves” (1974). Faixas 7 e 8 são de “Blood On the Tracks” (1975). A faixa 9 é de “Desire” (1976), inspirada no boxista “Rubin ‘Hurricane’ Carter” que foi interpretado por “Denzel Washington” no filme “Hurricane- O Furacão” (1999). A 10ª música é de “Slow Train Coming” (1979). A faixa 11 é de “Infidels”(1983) e me lembro que o clipe dessa música passou no extinto “Som Pop”, que apresentado por “Kid Vinil”, além de ter inspirado parte do título deste artigo. A faixa 12 é de “Down in The Groove” (1988). A faixa 13 é de “Oh Mercy” (1989). A canção 14 é de “Time Out of Mind” (1997). E por fim, a 15ª música é da trilha do filme “Garotos Incríveis” (2000).


Reparando bem, uma porção de músicas ficou de fora: “Joey”, que foi adaptada como “Joquim” de “Vitor Ramil”; “Desolation Row”, que foi regravada pelo “My Chemical Romance” e cuja cover foi também incluída em “Watchmen- O Filme” e “Wigwam”, que por muitos anos eu não sabia que é dele e vale aqui contar umas curiosidades... só conhecia a versão (sem o “Lala-lalala” cantarolado) da “The Magnetic Sounds” (outro nome da banda “Os Carbonos”) que era usada num programa da “Caiçara AM” e também a versão de “Caravelli” que usaram numa vinheta da “TVS” que vi uma só vez num final de domingo quando muito era criança e achava ao mesmo tempo bizarro, assustador e talvez imaginação. A mesma que descobri terem usado na “TV Record”. No vídeo a seguir, é só conferir o tal trecho lá por 1min51s. 



Deve ser por isso que “Wigwam” é ou era chamada de “A música da borboleta”. Foi regravada até pela “Saragossa Band” e por “Zé Ramalho”!
Gravadora(s): Columbia/Legacy (2000

Pra encerrar, um clipe em plano-sequência de uma música que utilizei num slideshow sobre uma reunião de fanzineiros e quadrinistas na extinta Revistaria TexBR (que ficava em “Sapucaia do Sul-RS”).




Escute o Coletive Som, podcast do ColetiveArts dedicado a Bob Dylan:


Confira a Exposição Virtual dedicada a Bob Dylan:




Anderson ANDF é ilustrador e nerd de carteirinha
Anderson ANDF



03 ANOS DE COLETIVEARTS, ESPALHANDO LITERATURA PELA REDE!

Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Respostas
    1. Valeu, Daniel! Pomba! Pensei em mencionar enquanto escrevia, mas acabei esquecendo de dizer que "It’s All Over Now, Baby Blue"foi adaptada pra "Negro Amor" e regravada até pelo "Engenheiros do Hawaii"

      Excluir
  2. 80 anos em plena atividade e ainda com material relevante não é para qualquer um! Parabéns ao bardo!
    Pra ser sincero conheço pouca coisa do Dylan fora dos anos 60. Algumas canções que na verdade não me pegaram. Talvez eu devesse ouvir de novo com mais calma. Mas os clássicos dos anos 60 são imbatíveis. Um cara que influenciou meio mundo, caramba!
    Muito boa e bem pesquisada a sua postagem!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! E só adianto aqui que o próximo artigo terá a ver com "coração"

      Excluir
  3. Também esqueci de mencionar que "Dylan" foi personificado/interpretado" por 6 atores diferentes que representaram várias de suas fases no filme "Eu Não Estou Lá" (2007). Saco! Que nem arrumar malas pra uma viagem... alguma coisa sempre é esquecida

    ResponderExcluir