A MÚSICA SEGUNDO O FILÓSOFO

 


Maria Fumaça - Black Rio

O que dizer desse álbum de estreia da banda Black Rio? Não tem uma definição exata ou adjetivo que podemos definir melhor o que banda nos apresenta nesse disco.

Nos idos de 1976, Oberdan Magalhães no sax, Barrosinho no trompete, já integravam o grupo Abolição, que tocavam juntos com o pianista Dom Salvador, até o músico se mudar para os estados Unidos. Se junta a eles os músicos: Lúcio J da Silva no Trombone, Jamil Joanes no baixo, Claudio Stevenson na guitarra, Cristovão Bastos nos teclados e Luiz Carlos Santos na batera. Foi à junção dos integrantes do Abolição com o grupo Senzala.


O disco foi produzido por Marco Mazzola e Liminha na direção de estúdio. A banda tinha uma sonoridade totalmente diferente. Além de ter excelentes músicos, Maria Fumaça é uma boa mistura de estilos musicais. O álbum tinha funk, soul, samba, jazz e feito com maestria e inspirador a novas gerações de músicos, bandas como Jamiroquai e Incognito, que beberam bem dessa fonte.

Inspirados por James Brown, Earth, Wind & Fire, entre outros músicos da época. Todas as faixas são instrumentais. E que se destaca são os belos arranjos de sopro, que é um espetáculo á parte. E não faltava groove em algumas músicas do álbum, dando até para dançar em uma boa pista de dança ao som da Black rio. Que, aliás, juntos com outros nomes como Hyldon, Carlos Dafé, Tim Maia, Gerson King Combo, entre outros grandes, ajudaram a popularizar a Black Music no Brasil.

A música Maria Fumaça foi tema de abertura da novela Locomotiva da TV globo. A música na novela ajudou e muito a tornar o nome da banda conhecido no cenário nacional. Tocaram com Carlos Dafé no álbum “venha Matar Saudades” na música De Alegria Raiou O Dia. E Caetano Veloso depois de escutar o álbum do Dafé, resolve chamar a banda para um show da turnê do álbum Bicho. Nessa parceria resulta no show Bicho Baile Show que foi gravado e lançado em LP


Para escutar o álbum Maria Fumaça


 
Para escutar Bicho Baile Show:



Para ver a Banda Black Rio ao vivo tocando Maria Fumaça:




Daniel Filósofo é cronista, jornalista, profundo conhecedor de rock'n'roll, torcedor do Fluminense e radialista Também escreve suas crônicas dominicais na coluna do Daniel Filósofo.














SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS: Facebook: https://www.facebook.com/coletivearts Instagram: https://www.instagram.com/coletivemov... Blog: https://coletivearts.blogspot.com Twitter: https://twitter.com/ColetiveA CURTA, COMENTE E COMPARTILHE!

NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE ARTE!

COLETIVEARTS, 03 ANOS CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS.


Sempre algo interessante
para contar!


Postar um comentário

0 Comentários