CONTRAPONTO

 

                                NARCISISTA 


Vamos nos situar um pouco sobre o narcisismo: O narcisista acredita que é especial, injustiçado por não ter todo o poder que sonha, tem um brilho próprio invejável, está sempre correto no que faz ou fala, é dono de uma beleza ímpar e qualquer pessoa tem a obrigação de atendê-lo na hora em que ele necessita. Tudo tem a ver com ele. As pessoas matariam ou morreriam para ter o que ele tem. Muitos acreditam que são até perseguidos por vizinhos e colegas.


E ai? Reconheceu quantas pessoas já?


Mas invés de apontarmos dedos, como todo bom narcisista faz, podemos nos olhar no espelho e tentar analisar aspectos narcísicos dentro de nós. Nunca é tarde para começar. E não me entendam mal, narcisismo não tem nada a ver com colocar nossa essência e amor próprio em primeiro lugar. O Narcisismo é agressivo e pode nos levar à solidão através da atitude ridícula de não perceber que estamos afundando na lama, enquanto culpamos o mundo e as pessoas pelos nossos próprios passos errados.




Miriam Coelho é artista das imagens e das palavras


Miriam Coelho














ColetiveArts nas redes sociais: 



COLETIVEARTS, 03 ANOS CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS.



Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Sempre criando textos que dialogam com os indivíduos, leitores e leitoras, e com a sociedade. Aqui, trata também da questão saúde mental, comportamento e saúde física, pois a médio e longo prazo, uma questão como esta pode afetar outros campos da vida, em especial a dificuldade em se relacionar com o outro ... Fundo psicológico, neurológico e até psiquiátrico podem estar envolvidos também. Arte que acompanha muito boa!

    ResponderExcluir
  2. Gratidão! Esse texto e a arte foram inspirados numa questão muito complexa e que traz peso e dificuldades a todos que rodeiam o caso em questão. Acho de suma importância falar sempre no narcisismo e na mãe narcisista (além de outras doenças psiquicas). A sociedade ainda ignora muito questões como estas. Precisamos nos tornar (enquanto sociedade) cada vez mais conscientes dos problemas psicológicos que destroem nossa convivência e impedem o planeta de evoluir moralmente.

    ResponderExcluir