ARTE E CULTURA


CAVALGANDO COM TEX -  ADÃO AVILA

TEX, o maior herói dos quadrinhos de faroeste, completou cinquenta anos de publicação ininterrupta no Brasil e o ColetiveArts está preparando uma programação online especial no dia 30 de setembro para comemorar não só os cinquenta anos de publicação em terras brazucas, mas também os 73 anos de criação do personagem. 

Continuando o aquece para a festa, o Arte e Cultura segue com sua  série de  reportagens e entrevistas ligadas à TEX, seus fãs e colecionadores. Hoje trazemos uma conversa com Adão Avila , um apaixonado tão grande por TEX que se tornou o maior divulgador do personagem no Brasil. Conheci Adão através de duas indicações, uma de GG Carsan e outra de Adriano Rainho, dois pards que dispensam maiores apresentações, pois são os maiores pesquisadores de TEX, e escritores de obras importantíssimas sobre o personagem, verdadeiras fontes de pesquisa e conhecimento. O Adão é um "figuraça", simpático, gremista e um apaixonado por TEX WILLER, KIT CARSON e Cia. Conversar com ele é uma alegria, sempre disposto a falar de suas paixões e de suas aventuras pelo Brasil. Dia desses ele veio à Capão da Canoa/RS e nos conhecemos pessoalmente lá na loja mais Rock'N Roll do litoral gaúcho, a Tropical Rock Club do Rodrigo Baptista, e passamos momentos para lá de agradáveis, ficando a promessa de nos encontrarmos em breve.

Com vocês, Adão Avila:

Jorginho, Adão Avila e Rodrigo Baptista na Tropical Rock Club

JORGINHO: Adão, quando e como surgiu tua paixão por TEX WILLER?

ADÃO AVILA: Ano 1978 na Bossoroca eu com 7 anos, um ótimo aluno começando no colégio, era muito ligado a qualquer livro, desenho . Eu lia tudo o que via pela frente... Tio Patinhas, Mônica, Pelezinho, revista foto novela e  tal.

Foi quando meu vizinho Batista, fã de TEX, me deu uma revista para ler. Bah, foi amor à primeira vista, uma paixão. O formato, a ilustração, o texto me pegou muito, e até  hoje TEX circula nas minhas veias.

JORGINHO: Como surgiu a paixão por motos e a ideia de divulgar TEX através do Moto Clube?

ADÃO AVILA: No ano de 2008 comecei a frequentar o mundo motociclista, aquelas viagens,  confraternização de pessoas que pilotam motos. Me apaixonei também por esse movimento, comprei um colete jeans e colei a imagem do TEX nas costas...Foi uma atração muito bem aceita no meio.

Motociclistas saudosistas de TEX começaram a resgatar aquela paixão antiga e muitos imaginavam que TEX não existia mais. Em 2015 comecei a frequentar os eventos, confraternizações dos pards. Todo ano em algum lugar do Brasil sempre tinha evento TEX e eu frequentava com meu colete e com os integrantes que já participavam no meu grupo.

Na verdade, eu comecei a mostrar para os fãs de TEX o que era o MOTOCICLISMO, e vice versa.


JORGINHO: O que TEX WILLER representa para você?

ADÃO AVILA: Difícil explicar o que Tex representa para mim, mas posso resumir em uma única palavra ...UMA PAIXAO...Uma paixão de criança, que entrou nas minhas veias muito cedo, entre os 7 e 8 anos.

JORGINHO: Você é um Texiano raiz, como enxerga as novas histórias da revista TEX?

ADÃO AVILA: Sou TEX raiz, sim. Vem na minha mente aquela nostalgia dos anos 80, do Galleppini, das Editoras  Vecchi e Globo, das histórias em preto e branco ...

Após a morte do Sérgio Bonelli, a revista para mim perdeu um pouco o brilho, mas a paixão continua.

Nunca canso de ler as antiguinhas, "surradas"... kķķk... que estão comigo até hoje.

JORGINHO: Conte para os leitores sobre o seu plano de viagem até a Sergio Bonelli Editora.

ADÃO AVILA: Em 2020 eu fiz 50 anos, e como presente comprei uma passagem para Milão para conhecer a Sérgio Bonelli Editore, dona dos direitos de TEX.

Era um sonho de guri, eu sempre queria saber aonde TEX morava, aonde eram feitas as suas histórias.  Infelizmente, meu sonho foi adiado devido a pandemia, mas acredito que quando acontecer, será de uma forma incrível.

JORGINHO: Num encontro imaginário, se você encontrasse com TEX, o que diria para ele?

ADÃO AVILA: Iria abraçá-lo... kķķk... tirar uma selfie...

Adriano Rainho e Adão Avila

JORGINHO: Você com a moto me lembra um pard com seu cavalo singrando as pradarias, acho muito legal essa analogia. Por onde já andou de moto por este Brasil?

ADÃO AVILA: Tenho maior orgulho de divulgar esse amor pela revista e já tive o prazer de conhecer o Brasil em cima da moto.

Já estive no Brasília Moto Capital/DF, Paranaguá, Robalo Rebeldes/PR, Angra dos Reis/RJ, Campos dos Goytacazes/RJ. Em janeiro de 2020, em minha última viagem, fomos em Ibicoara/BA na Chapada Diamantina, subimos a Salvador e descemos o litoral brasileiro, foram 7 mil km na moto.

JORGINHO: Deixe sua mensagem para os fãs de Tex Willer, para nossos leitores e futuros fãs do pard mais famoso do oeste.

ADÃO AVILA: A literatura sempre esteve presente na minha vida. Eu encontrei em TEX uma leitura sadia e aprendi muitas coisas, como me comportar em situações adversas, ter honestidade e ser uma pessoa humilde em querer o bem de todos,  e um futuro mais justo para toda a humanidade.






Não percam dia 30 de setembro evento online CAVALGANDO COM TEX:


              Em breve programação completa!

Jorginho









03 ANOS DE COLETIVEARTS, NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE ARTE!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Pard Adão Ávila! Um dos maiores divulgadores do Tex no Brasil! Grande Abraço!

    ResponderExcluir