ARTE E CULTURA


CAVALGANDO COM TEX -  EDEMAR SCHNORNBERGER

 


TEX, o maior herói dos quadrinhos de faroeste, completou cinquenta anos de publicação ininterrupta no Brasil e o ColetiveArts está preparando uma programação online especial no dia 30 de setembro para comemorar não só os cinquenta anos de publicação em terras brazucas, mas também os 73 anos de criação do personagem.

Continuando o aquece para a festa, o Arte e Cultura segue com sua  série de  reportagens e entrevistas ligadas a TEX, seus fãs e colecionadores. Hoje trazemos uma conversa com Edemar Schnornberger , fã incondicional dos personagens da Sérgio Bonelli  Editore ele leva sua paixão tão a sério que se transformou em cosplayer de Kit Carson, fiel companheiro de Tex Willer. E quando caracterizado fica idêntico ao "velho camelo", um cosplayer de respeito, que faz a sua alegria de fãs do personagem por onde anda.

Com vocês Edemar Schnornberger


JORGINHO: 
Edemar quando surgiu sua paixão por TEX?

EDEMAR SCHNORNBERGER: Sempre gostei muito de ler e como não tinha condição de comprar exemplares nas bancas, entrava na tradicional troca com amigos. E nessas trocas pouco importava qual era o personagem: importante era ter novidade para ler. 

Meus irmãos trabalhavam no Grande Hotel, aqui da minha cidade, no qual passavam a semana. Só iam para casa no domingo. Minha missão era levar e trazer suas roupas/uniformes para a mãe lavar e passar.

Numa dessas “missões” fiquei esperando na recepção onde havia um “viajante” lendo um exemplar de TEX, que até então não conhecia. Aos poucos fui me aproximando para ver melhor a revista ele percebeu meu interesse.

Entre uma conversa e outra, sabendo porque estava ali e que gostava de ler, se propôs a me emprestar alguns exemplares com a seguinte condição: Dali a 15 dias ele retornaria a cidade e eu teria que devolver os exemplares nas mesmas condições que me havia entregue.

Fui para casa com dois exemplares: Drama no Circo e Território Apache.

Como não se encantar com uma história que envolvia Circo e aventura? Como não se sentir no olho do furacão no território apache?

Dúvidas que devolvi os exemplares? Dúvidas que obtive muitos outros empréstimos?

Infelizmente esse “viajante”, que confesso não lembro o nome, assim como surgiu.... sumiu... nunca mais tive notícias dele.

Graças a ele conheci o mundo texiano!


JORGINHO:  Quais as suas histórias favoritas do personagem?

EDEMAR SCHNORNBERGERDifícil escolher qual(ais) é(são) a(s) melhor(es) história(s) de TEX, são muitas.

Nunca haverá um consenso entre leitores/colecionadores para elegerem as melhores histórias de Tex, pois cada um tem o seu gosto particular que envolvem muitos detalhes, tais como: primeiro exemplar que leu, escritor, desenhista e por ai vai.

Das clássicas, além das que me deram iniciação a leitura do TEX, cito sem medo de ser feliz: “El Muerto” e “Os sete assassinos”.


JORGINHO: 
Quais os melhores roteiristas e desenhistas de TEX em sua opinião?

EDEMAR SCHNORNBERGERAssim como escolher a melhor história, esta também não é uma missão fácil.

Os criadores são e sempre estarão no topo da lista: Sérgio Bonelli e Gallep.

Mas cito também como excelentes roteiristas o Mauro Boselli e Pasquale Ruju.

A linha de desenhistas abre um leque imenso: Nicoló, Ticci, Leterri e os mais atuais Villa e Civitelli.


JORGINHO: 
Como surgiu a ideia de fazer cosplayer de Kit Carson? Como é a reação do público quando te enxerga caracterizado?

EDEMAR SCHNORNBERGEREm 2016 tive a oportunidade de realizar um encontro de colecionadores na minha cidade e, nesta oportunidade, me surgiu a ideia de dar vida a um cosplay do personagem secundário.

E assim, com auxílio e talento do Jim Harley, nasceu o “Ede Kit Carson dos Pampas”.

E o que é mais gratificante é ver que após isso surgiram outros personagens secundários, tais como: Kit Willer (Ulisses Miranda/MG), Jack Tigre (Max Quevedo/RS) e Yama. Nos vários encontros/exposição de colecionadores de que já participei, é emocionante ver as feições dos visitantes ao nos verem com os cosplays. Muitos enchem os olhos de lágrima e afirmam que não imaginavam que seus personagens de infância ainda estavam sendo publicados.


JORGINHO: Quais teus planos para o pós pandemia?

EDEMAR SCHNORNBERGER : Graças a Deus tudo indica que em breve voltaremos a todas as nossas atividades normais, sejam elas profissionais ou de lazer.

Sendo assim, não vejo a hora, de encilhar meu cavalo e partir mundo a fora e matar saudades dos velhos amigos e conhecer outros  tantos.


JORGINHO:  Deixe uma mensagem para o público leitor da coluna, para nossos leitores e futuros leitores de TEX.

EDEMAR SCHNORNBERGER : Meus amigos nunca tivemos tantas publicações do nosso inexorável ranger, há coleções para todos os gostos.

E certamente, nessas novas coleções, está sendo captado muitos jovens leitores/colecionadores que darão continuidade ao nosso personagem preferido.

"Vida longa a Tex !”



Não percam dia 30 de setembro evento online CAVALGANDO COM TEX:


              Em breve programação completa!

Jorginho









03 ANOS DE COLETIVEARTS, NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE ARTE!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!






Postar um comentário

2 Comentários

  1. Linda homenagem, kit Carson é referência no Brasil o primeiro e único. Parabéns Viva Tex Willer.

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria. Como as origens dos fãs de HQs têm histórias parecidas, não? Me vali muito das tradicionais trocas de quadrinhos entre amigos. Mas de HQs de Marvel, alguma coisa de DC e Fantasma. Tex e Zagor eram coisa sagrada lá em casa! Ai de mim tocar nos gibis do meu pai ... kkkkk

    ResponderExcluir