CINEÓIDE

 

Nós

Us
2019
Jordan Peele
116 min



Todo mundo assistiu Corra apreensivo. Um filme de terror clássico com o carinha do episódio do programa de TV bizarro de Black Mirror. Pelo menos era o que o trailer apresentava. O que encontramos foi uma obra densa, politizada e virtuosa. Eis o primeiro trabalho de Jordan Peele.


Este elemento virtuoso é muitas vezes esquecido em Hollywood. Jordan tenta fazer os seus filmes artisticamente a sua forma, com uma proposta completa. Obviamente isso pode mais atrapalhar do que ajudar. Não é o que acontece com os grandes diretores. Eles usam todo o seu virtuosismo estético para engrandecer a sua história. Esteticamente, Jordan, é muito bom. Muito bom mesmo, acima da média. Mas aonde ele brilha de verdade é na forma de contar a sua história. Da primeira letra do roteiro até o produto final.

É o que encontramos em Nós. De uma forma simples, um tanto menos politizada, nos aprofundamos no terror tipo “Peele”. Recém o segundo filme e ele já criou uma identidade inigualável. Uma história densa sobre encontrar os próprios fantasmas e confrontá-los. Quase um clichê, mas a moda Peele, isso toma outra proporção. Abdicando de explicações profundas mas ainda construindo um mundo a nossa volta, auto explicável, pela proximidade com a realidade.

Por mais bizarra que sejam as situações, ou melhor, alegorias, entendemos os dramas rapidamente. Não há questão dos personagens que não entendamos. A questão que fica é nos fatos apresentados a sua volta. De onde vem tudo isso? Como sobrevivem? Coelhos? Mas do que caraças se trata tudo isso?! Sim, tudo alegoria para ilustrar essa realidade absurda. Aqui, ignorando as questões raciais e armamentistas. Lembrando da igual busca pela riqueza, o que gera ganância. Ainda assim, nada que seja importante na história.


NOTA 7, ...por mais que veja qualidade no trabalho de Jordan, ainda espero um filme mais significativo. Talvez a qualidade técnica de Nós com o texto de Corra. Só um tantinho mais direto e menos bizarro. Afinal, por bela, bem feita que seja a arte ainda prefiro algo que tenha mais relevância, que não se perca na simples vontade de contar uma história.



Trailer: 
            

André  Moraes é Cineasta, Escritor e criador do Wasd Space, também é responsável pela coluna O Simióide, toda a segunda aqui no ColetiveArts .A Wasd Space está com uma linha de camisetas com ilustrações autorais muito show, entrem em contato com ele. Aliás dizem que este André recentemente foi convocado por Amanda Waller para algo muito secreto e foi visto treinando com bumerangues















03 ANOS DE COLETIVEARTS
 NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE CULTURA!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários