CINEÓIDE

 

Mayhem - Senhores do Caos

Lords of Chaos
2018
Jonas Åkerlund
118 min


Extremamente impactado. Assim eu fiquei depois de ver Lords of Chaos. Claro, pela morbidez dos 
acontecimentos, também pelo retrato fiel do que é uma cena de fãs do famigerado heavy metal. A qual eu faço parte desde o início dos anos 2000.

Calma lá, real fã do metal! Eu sei que tem muita zoeira do diretor. Mas não estaria ele certo? Afinal, chegou a ser baterista da Bathory, uma banda sueca da mesma época, da mesma cena.

Ao filme!


Então temos uma cinebiografia, por assim dizer, do nascimento do Black Metal em 92/93. Aos olhos do líder e criador do Mayhem, Euronymus acompanhamos a ascensão de seus ideais satânicos. Começando no suicídio de seu amigo e vocalista do Mayhem a época, Dead. Passando pela queima das igrejas e culminando no seu assassinato pelas mãos do seu ex-amigo Varg Vikernes, o jovem promissor fundador do Burzum.

Vale dizer, este tipo de filme, que apesar de muito nichado, ele é sim para todo mundo que quer ver uma boa história. Ele tem sim, fortes controvérsias quanto a forma de mostrar os fatos. Não é de forma precisa como dito na tela inicial. Mesmo que passe muito bem o clima da época, sempre sobra alguma ponta solta. Aquela coisa, quem conhece a questão, sempre vai achar furos ou exageros. Aqui, não foge a regra.

Já achei muita gente internet afora elogiando o filme mas reclamando dessa visão humorística do diretor em certos pontos. Eu achei um tanto interessante. É a visão de quem viveu a época e não quis fazer um homenagem direta. Entendo que o diretor quis passar a sua visão. Sendo subjetivo, uns veem como homenagem outros não. Toda arte é assim. Vos digo: mesmo dentro do metal, a grande maioria até curte proposta do som. Agora, levar toda essa postura demoníaca a sério, não mesmo. Inclusive gerando chacotas como as do filme.


Nota: 9 ...uma nota alta por ser um filme muito bem feito e único na sua essência. Não é todo dia que tu vais achar uma satirica homenagem muito bem feita a um produto tipo exportação pautado em uma das maiores tragédias de uma nação. Ou seria uma das maiores tragédias da música mundial?



Para assistir ao filme:


André  Moraes é Cineasta, Escritor e criador do Wasd Space, também é responsável pela coluna O Simióide, toda a segunda aqui no ColetiveArts .A Wasd Space está com uma linha de camisetas com ilustrações autorais muito show, entrem em contato com ele. Aliás dizem que este André recentemente foi convocado por Amanda Waller para algo muito secreto e foi visto treinando com bumerangues















03 ANOS DE COLETIVEARTS
 NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE CULTURA!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!




Postar um comentário

0 Comentários