CINEÓIDE

 


Esqueceram de Mim

Home Alone
1990
Chris Columbus
103 min


Depois de ver um novo clássico de Natal do Chris Columbus nada mais normal do que ver o ser maior clássico, Esqueceram de Mim. Aqui, não é inspirado pelos filmes de John Hughes, mas sim, escrito e produzido pelo próprio.

É meio estranho comentar um filme tão conhecido, porém, o farei pelas novas gerações. Afinal, lá se vão 30 anos daquele Natal mágico de 1990 em que fomos ver o filme do menino que passa loção de barba e grita em frente ao espelho. Sim, essa cena é a mais simples e mais lembrada deste filme. Foi replicada em comerciais e referenciada em outros filmes da época à exaustão.


Basicamente, o filme tem um história muito triste. Uma família sai às pressas e esquece o seu caçula que foi obrigado a dormir no sótão por ter arrumado uma confusão com toda família na noite anterior. Não só isso. A família viaja a Paris sem ele e a sua casa é ameaçada por dois bandidos profissionais. Ou quase isso.

O filme também é muito lembrado pela sequência de “ação” em que o menino Kevin montando um esquema para defender a casa com brinquedos e ferramentas. O que o pessoal esquece é justamente esse peso emocional que o filme traz. Tanto na escrita, quanto na fotografia, quanto nas falas e principalmente nas músicas. É um filme que evoca nostalgia o tempo todo. Talvez uma nostalgia não muito boa, quando lembramos de natais não tão bons. Ou de pessoas queridas que não passaram mais o natal conosco. Seja por elas já terem partido, seja por estarmos distantes por algum motivo.


Ao final, tudo é uma alegoria para entendermos a importância da nossa família. Seja no
Natal, seja em outra data. Mas para sempre lembrarmos que nossos pais erraram com a gente e nós erraremos com nossos filhos. Ainda assim, os momentos felizes são os que realmente contam.



Nota: 10 ...um 10 absoluto por misturar aventura, medo, risadas e espírito Natal familiar de uma forma única. Tendo a trilha sonora de John Williams que não nos deixa esquecer deste clássico.


TRAILER: 



André  Moraes é Cineasta, Escritor e criador do Wasd Space, também é responsável pela coluna O Simióide, toda a segunda aqui no ColetiveArts .A Wasd Space está com uma linha de camisetas com ilustrações autorais muito show, entrem em contato com ele. Aliás dizem que este André recentemente foi convocado por Amanda Waller para algo muito secreto e foi visto treinando com bumerangues















03 ANOS DE COLETIVEARTS
 NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE CULTURA!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários