ARTE E CULTURA


Bryan Souzza: as lentes que 
trazem a esperança
 de uma nova geração


Passamos por um tempo sombrio em que a ignorância, o ódio, o preconceito e a cafonice que antes eram motivos de vergonha, hoje são bradadas aos quatro ventos como motivos de orgulho. Pessoas que conheci durante minha adolescência e que eram engajadas em lutar por um mundo melhor tornaram-se naquilo contra  o que sempre lutaram. 

Mas a vida e a esperança se renovam. Enquanto alguns falam que essa nova geração é uma "geração fraca" , uma "geração mi,mi.mi", eu acho ela uma geração muito mais forte do que foi a minha. Uma geração que não tem medo de assumir sua sexualidade, de lutar contra todo o tipo de ódio e preconceito, que sai para a rua e espalha sua beleza, sua força, sua arte, ocupando espaços, e dizendo: eu existo, eu amo, eu tenho um sonho, eu quero e serei feliz. Uma dessas chamas de luz que nos fazem acreditar em um novo tempo chama-se Bryan Souzza.

Bryan é um jovem ariano com vinte anos de idade recentemente completados, nascido em Cubatão/SP, reside atualmente em São Vicente/SP. Ele fez da fotografia sua expressão, dando visibilidade a todos que a sociedade e os "cidadãos de bem" insistem em negligenciar. Seus ensaios fotográficos enaltecem a beleza negra, casais LGBTQIA+ e pessoas que superaram doenças ou momentos difíceis. Bryan quer sempre inspirar outros jovens a se amarem e acreditarem que seus sonhos são possíveis. 

Nós do Arte e Cultura fomos conversar com ele, por que acreditamos na sua energia, na sua força. Siga com seus sonhos, Bryan, é por encontrarmos pessoas assim que nós temos a fé em um possível novo mundo renovado.

JORGINHO: Quem é Bryan Souzza? Como você se define?

BRYAN SOUZZA: Eu costumo dizer que Bryan Souzza é um conjunto de diversas possibilidades artísticas, é uma soma de intensidade, arte, sonhos e  perseverança, é literalmente como se cada parte do meu corpo achasse um desperdício todos os dias que eu não fotografei, dancei, atuei ou transpirei arte de alguma forma! E eu tenho fé em Deus que um dia meu nome vai estar estampado em cada lugar desse Brasil, porque não tem nada no mundo que eu queira mais do que isso, sou suspeito a dizer que Bryan Souzaa é diferente de tudo aquilo que você já viu ou estava acostumado a ver.


JORGINHO: Como surge a fotografia em sua vida? O que ela representa para você?

BRYAN SOUZZA:  A  fotografia surgiu no momento mais obscuro da minha vida, por isso ela é tão significativa em tantos aspectos pra mim.  Ela me trouxe uma nova forma de ver o mundo e principalmente as pessoas, me mostrou que há beleza e força em tudo aquilo que é rejeitado ou ignorado pela sociedade, é justamente por isso que trabalho muito pra mostrar aos jovens e ao demais que não tem importância de onde você vem, o que você veste, o que você come e muito menos sua classe social, sonhos são possíveis! e que tudo que Deus espera de nós é uma iniciativa em direção aos nossos sonhos! Eu sempre digo que só é impossível até que alguém vá e faça!


JORGINHO:  Como é o seu trabalho junto à comunidade?

BRYAN SOUZZA:  Realizo diversas palestras em escolas públicas  durante a campanha do setembro amarelo, que é voltada contra a prática do suicídio, que foi de onde a fotografia e a arte em geral me tiraram, mostrando que a cultura  muda vidas e que é possível sim procurar tratamento e que você não está sozinho nesses momentos! Eu sempre tento movimentar ao máximo minhas mídias e redes sociais  pra alimentar o sonhos e as esperanças dos jovens e adultos com problemas de autoestima dentro da nossa sociedade!

Meu trabalho é de toda força concentrado em atingir aqueles que se sentem menosprezados, desamparados e sem autoestima, mostrando que a arte da fotografia transforma e que essa pessoa merece se olhar com mais carinho e respeito.


JORGINHO: Como você lida com o racismo, a homofobia e o preconceito social, infelizmente tão presentes no nosso dia a dia?

BRYAN SOUZZA:  Lidar com situações desse nível são tão desnecessárias, chega a ser extremamente desgastante pedir pra que pessoas racionais que convivem em uma mesma sociedade simplesmente se respeitem e tenham empatia pelos demais. Esse é o mínimo! É tão difícil assim?

Eu, como um fotógrafo que faço parte da comunidade LGBTQIA+, tenho como principal função exaltar com o meu trabalho os que são excluídos, exaltar a beleza preta que por muitos anos foi colocada como "suja e sem valor", e mostrar com minha fotografia que no século que estamos homofobia e racismo não são tolerados! Mostro em minhas fotos que amor é amor! Que há existência de beleza em tudo e todos que nos cercam, e que esse preconceito social deve ser extinguido da nossa sociedade e de quaisquer outras!



JORGINHO:  Qual a sua esperança para as eleições que se avizinham?

BRYAN SOUZZA:  Minhas esperanças são as mais fortes e humanas possíveis, a situação precária e humilhante que vivemos no governo atual chega a ser desumana, estamos totalmente desamparados e abandonados pelo governo presente. Torço por dias melhores e um governo de qualidade que exerça o mínimo pedido pelo povo brasileiro, principalmente voltado à arte e à cultura, que são tão precários e escassos em nosso país atualmente.


JORGINHO: Como você lidou com a pandemia?

BRYAN SOUZZA:  A pandemia foi meu estopim, sem dúvidas! Foi um momento muito sombrio, não só pra mim, mas para todos, sempre com aquela sede de dias melhores, porém aquela tristeza e esperança se vincularam a arte e ao meu senso empresarial e foi o nascimento da companhia Bryan Souzza, onde eu iniciei com meus primeiros trabalhos fotográficos e já comecei exercendo na profissão me aprimorando cada vez mais! A pandemia exigiu coragem e determinação e, graças a Deus, sempre tive essas qualidades enraizadas na minha vida.

Costumo dizer que a pandemia me quebrou e nela mesma eu me restaurei.




JORGINHO: Quais os teus planos para 2022?

BRYAN SOUZZA:  Minhas metas sempre foram as melhores possíveis, gosto sempre de estar em constante movimento exibindo ideias, entrando em projetos, realizando ensaios fotográficos e buscando sempre me aprimorar o máximo artisticamente. Minha meta com fé em Deus é no final desse ano e no começo do outro já ingressar em projetos de televisão, que é a minha verdadeira paixão e meu estímulo artístico diário! Vocês ainda ouvirão falar muito de Bryan Souzza.


JORGINHO:
Deixe uma mensagem para o leitor do Arte e Cultura


BRYAN SOUZZA:  Esse site é simplesmente incrível!! Trazem experiências artísticas e culturais maravilhosas e fazem artistas como eu ganharem voz! Um prazer estar aqui tendo a oportunidade de dar essa entrevista enaltecendo os meus, dando visibilidade a artistas que estão começando e também aos que estão quererem começar, e a todo tipo de beleza e arte existente na fotografia! 

A mensagem é que a arte transforma edifica as vidas à nossa volta, com música, teatro, dança, fotografia, pinturas! A arte surge quando a realidade somente não basta! A arte me salvou e me transformou em tudo o que eu toco.


CONTATOS:


"Mostro em minhas fotos que amor é amor! Que há existência de beleza em tudo e todos que nos cerca, e que esse preconceito social deve ser extinguido da nossa sociedade e de quaisquer outras!"
- Bryan Souzza

Jorginho

Jorginho é Pedagogo, Filósofo, ilustrador com trabalhos publicados no Brasil e exterior, é agitador cultural, um dos membros fundadores do ColetiveArts, editor do site Coletive em Movimento, produtor do podcast Coletive Som - A voz da arte, já foi curador de exposições físicas e virtuais, organizou eventos geeks/nerds, é apaixonado por quadrinhos, literatura, rock n' rol e cinema. É ativista pela Doação de Órgãos e luta contra a Alienação Parental.


COLETIVEARTS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!


Postar um comentário

0 Comentários