CINEÓIDE

 

O Beco do Pesadelo

Nightmare Alley
2021
Guillermo del Toro
150 min


Acho difícil comentar os filmes do Del Toro. Normalmente eles não são muito interpretativos na sua essência, marcam muito pelo seu visual. Para mim, sempre me apego a alguma questão moral. Enfim, aqui, temos um remake. Sim, esse filme é baseado em um livro de 1946. Sendo adaptado para o cinema em 1947, dirigido por Edmund Goulding. Ao que me consta, Del Toro homenageia o filme. Basicamente refilmando sequências inteiras. Nada que possa estragar o filme. Afinal, é difícil errar com uma história tão direta.

Devemos lembrar que esse livro foi escrito no período da Grande Depressão. Período econômico complicado nos EUA após a quebra da bolsa em 1929. Isso tem que ser dito para lembrarmos o desespero social em que todos os personagens vivem.


Acompanhamos Stanton Carlisle, personagem de Bradley Cooper. Um bronco de passado obscuro que pede emprego em um circo itinerante. Um clássico entretenimento da época. De onde saiu muita coisa do imaginário da cultura pop que percorre até os dias de hoje. Stanton conhece Clem Hoatley (William Dafoe), o dono do circo. Então Stanton começa a se inteirar de todas as atrações. Mesmo sendo uma força de trabalho comum, consegue se enturmar com os ilusionistas/mentalistas. Aprendendo assim toda a arte de enganar as pessoas com truques simples. Isso traz status a sua vida e logo larga o circo com sua nova esposa para virar mentalista de ricaços da alta sociedade.

Claro, os próximos passos são tortuosos e uma série de desventuras começa. Lembra do início do texto? Da questão moral? Pois bem, esse filme nos questiona o tempo todo. Eu mesmo me perdi no desbunde visual inerente à obra de Del Toro. Com isso, me perdi em tantas questões que o filme levanta. Ainda assim, ao final, temos que decidir sobre o Stanton e ao fazer isso estaremos também decidindo moralmente situações da nossa própria vida. Claro, no modo lembrança.


Nota: 8 …poderia ter uma nota melhor se não fosse tão massante. Mas acho que a ideia era justamente essa. Nos amassar na poltrona no cinema por duas horas e tanto o peso de uma vida desregrada.


TRAILER:



André  Moraes é Cineasta, Escritor e criador do Wasd Space. Também escreve a coluna O Simióide todas as segunda aqui no Coletive em Movimento. 


COLETIVEARTS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!

Postar um comentário

1 Comentários